Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Banho de Lua: o que é e como é feito

Novembro 2019

O banho de lua, também conhecido como banho dourado, é um procedimento estético muito realizado no verão com o objetivo de clarear os pelos, tornando-os menos visíveis a olho nu. Além disso, esse procedimento é capaz de hidratar e nutrir a pele, além de remover as células mortas presente na pele, melhorando o aspecto da pele, deixando-a mais macia e valorizando a pele bronzeada do verão.

O banho de lua pode ser realizado tanto em casa quanto em um salão de beleza ou centro de estética, já que é um procedimento simples e rápido. No entanto, é recomendado que o banho dourado seja feito por pessoas capacitadas e habilitadas para realizar o procedimento, pois é importante que a mistura seja adequada ao tipo de pele da pessoa, evitando reações alérgicas.

Banho de Lua: o que é e como é feito

Como é feito

O banho de lua é um procedimento simples que dura entre 30 minutos e 1 hora e pode ser aplicado em qualquer parte do corpo, com exceção do rosto, sendo os braços, pernas, costas e barriga os locais em que esse procedimento estético é realizado com mais frequência. O efeito do banho de lua dura em média 1 mês, que é o tempo médio para que os pelos cresçam e tornem-se visíveis.

É recomendado que o banho de lua seja realizado em um salão de beleza ou centro de estética por um profissional capacitado, pois além de diminuir as chances de haver reação é possível alcançar regiões que não se consegue sozinho. O passo a passo do banho de lua é:

  1. Descoloração: Nessa etapa é feita a descoloração do pelo, sendo na maioria das vezes utilizada uma mistura contendo peróxido de hidrogênio em quantidades adequadas para o tipo de pele da pessoa. Na maioria das vezes, para evitar danos à pele, pode-se aplicar uma camada fina de creme antes de aplicar o produto descolorante. O produto é aplicado e espalhado na área que se deseja clarear, devendo permanecer por cerca de 5 a 20 minutos de acordo com o desejo da pessoa;
  2. Remoção do produto descolorante: Com auxílio de uma espátula, é feita a remoção do excesso de produto;
  3. Esfoliação: Após a descoloração do pelo e remoção do excesso do produto, é realizada uma esfoliação com o objetivo de remover as células mortas presentes na pele;
  4. Nutrição e hidratação: Após a esfoliação, todo o produto é removido e depois é aplicado um creme hidratante para recuperar a pele do procedimento e deixá-la mais macia e hidratada.

É importante que antes de realizar o banho de lua, seja feito o teste do produto em uma pequena região da pele, principalmente se a pessoa nunca fez esse procedimento estético. Isso porque permite verificar se a pessoa possui alguma alergia à substância utilizada ou reação não esperada, sendo recomendado lavar a área com muita água para remover o produto.

Possíveis riscos e contraindicações

Devido ao fato do banho de lua ser feito principalmente com o peróxido de hidrogênio, é importante ter alguns cuidados antes de se realizar o procedimento, principalmente se for feito em casa. É importante ter em mente que o peróxido de hidrônio é uma substância tóxica e que pode causar danos à pele, como queimaduras, por exemplo, principalmente se utilizado em concentrações superiores à recomendada para o tipo de pele.

Além disso, é recomendado que o peróxido de hidrogênio não seja aplicado diretamente na pele, mas que seja misturado com o um creme adequado para que tenha o efeito desejado e tenha menos riscos para a pessoa. Há também o risco de reações de hipersensibilidade devido ao produto, podendo ser percebido por meio de queimação ou coceira local, sendo recomendada a remoção imediatamente do produto caso isso seja percebido.

Como o banho de lua envolve o uso de uma substância potencialmente tóxica, esse procedimento estético não é recomendado para gestantes, pessoas que possuem lesões na pele e que possuem alergia a qualquer um dos componentes do produto.

Bibliografia >

  • JEONG, Mi-Sook et al. Significant damage of the skin and hair following hair bleaching. Journal of Dermatology. Vol 37. 882-887, 2010
  • POISON CONTROL. Hydrogen Peroxide - How to Prevent and Treat Unintentional Poisonings. Disponível em: <https://www.poison.org/articles/2012-jun/hydrogen-peroxide>. Acesso em 22 Nov 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem