Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Banda gástrica: o que é, como é feita e benefícios

A banda gástrica é um tipo de cirurgia bariátrica onde é colocada uma cinta que aperta o estômago, levando-o a diminuir de tamanho e, contribuindo para que a pessoa coma menos e perca até 40% do peso em excesso.

Esta cirurgia é rápida, o tempo de internamento é reduzido e a recuperação é menos dolorosa do que as restantes cirurgias bariátricas para emagrecer. Veja os principais tipo de cirurgia bariátricas e quando podem ser feitos.

Geralmente, esta cirurgia é indicada para pessoas com IMC superior a 40 ou superior a 35, mas com uma doença associada, como hipertensão ou diabetes tipo 2, por exemplo.

videolaparoscopia
videolaparoscopia

Como é feita a cirurgia

A cirurgia para colocação da banda gástrica é feita com anestesia geral e dura, em média, 35 minutos a 1 hora, devendo a pessoa ficar de internada no hospital por 1 a 3 dias.

A colocação da banda gástrica é feita por laparoscopia, que é um procedimento que exige que sejam feitos alguns furinhos na região abdominal, por onde passa o material que ajudará o médico a fazer a cirurgia.

Esta cirurgia ao estômago, consiste:

  • Colocação de uma cinta de silicone, com formato de anel, à volta da parte superior do estômago e que o divide em duas partes com tamanhos diferentes, ficando o estômago com formato de ampulheta. Embora as duas partes do estômago comunicam entre si, o canal que liga as duas partes é muito pequeno;
  • Ligação da cinta a um aparelho, por um tubo de silicone, que é implementado por baixo da pele e possibilita o ajuste da banda gástrica a qualquer momento.

O cirurgião acompanha cada passo da cirurgia por um ecrã de computador, pois é introduzido no estômago uma microcâmera, sendo a cirurgia feita por videolaparoscopia.

Benefícios da banda gástrica

A colocação de uma banda gástrica tem vários benefícios em relação a outros tipos de cirurgia gástrica, como:

  • Ajuda a perder até 40% do peso inicial, sendo geralmente o tipo de cirurgia bariátrica em que se perde mais peso;
  • Possibilidade de controlar a quantidade de alimento ingerido, porque a banda pode ser insuflada ou desinsuflada a qualquer momento sem a necessidade de novas cirurgias;
  • Recuperação rápida, pois é uma cirurgia pouco invasiva, já que não se fazem cortes no estômago, sendo menos dolorosa em relação a outras cirurgias;
  • Não provoca déficit de vitaminas, ao contrario do que pode ocorrer noutras cirurgia, como bypass gástrico, por exemplo.

Em relação às outras cirurgias para perder peso, a banda gástrica tem diversas vantagens, porém, é importante que o paciente, após a cirurgia adote um estilo de vida saudável, fazendo uma dieta saudável e pratique exercício físico regularmente.

Veja também como é a recuperação deste tipo de cirurgia.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Carregando
...