Banana-da-terra: 8 benefícios e como fazer (com receitas)

Atualizado em junho 2023

A banana-da-terra, conhecida  também como pacova, banana-comprida ou chifre-de-boi, é uma fruta caracterizada por ser rica em amido resistente, fibras, potássio e vitaminas do complexo B, vitamina A e vitamina C, promovendo diversos benefícios à saúde.

A banana-da-terra fornece energia, promove a digestão, ajuda a prevenir cãibras durante a atividade física e promove o bom funcionamento do metabolismo. Além disso, a banana-da-terra verde é uma excelente opção para ajudar a melhorar a diarreia.

Essa fruta é bastante versátil, podendo ser consumida em sua forma madura ou verde como guarnição, lanche ou como ingrediente em algumas preparações, como purê, moqueca, bolos, pães e nhoque.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios do consumo da banana-da-terra para a saúde são:

1. Promove a digestão

A banana-da-terra madura promove a digestão, porque é rica em fibras, principalmente hemiceluloses, que favorecem o trânsito intestinal, ajudando a prevenir ou a melhorar problemas como prisão de ventre e hemorroidas. Conheça outros benefícios das fibras.

2. Ajuda a melhorar a diarreia

A banana-da-terra verde ajuda a diminuir a duração da diarreia e da disenteria, além de melhorar a consistência das fezes. Isso ocorre porque os ácidos graxos de cadeia curta liberados do amido resistente, um dos principais constituintes da banana-da-terra verde, aumentam a absorção de água e eletrólitos a nível intestinal, prevenindo também complicações como a desidratação.

3. Favorece o emagrecimento

A banana-da-terra favorece o emagrecimento, porque é rica em fibras e amido resistente, nutrientes que aumentam o tempo de digestão dos alimentos no estômago, promovendo a saciedade e diminuindo a fome.

É importante lembrar que para emagrecer, a banana-da-terra deve ser usada em preparações saudáveis. Além disso, é fundamental também manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

4. Melhora a disposição física

Por fornecer potássio e magnésio, o consumo da banana-da-terra antes da atividade física ajuda a prevenir o surgimento de cãibras, além de fornecer energia ao corpo para realizar os exercícios, favorecendo o ganho da massa muscular. Confira outros alimentos que melhoram a disposição.

5. Cuida da saúde do coração

O potássio fornecido pela banana-da-terra promove o relaxamento das artérias, facilitando a circulação sanguínea e prevenindo o aparecimento de pressão alta e diminuindo o risco de AVC. Além disso, o potássio também favorece a eliminação do excesso de sódio circulante no sangue por meio da urina.

6. Fornece energia e promover o metabolismo

A banana-da-terra é rica em carboidratos, que são a principal fonte de energia para o bom funcionamento do organismo. Além disso, a banana-da-terra fornece vitaminas do complexo B, importantes para o bom funcionamento do metabolismo, atuando nas reações de catabolismo dos nutrientes, ou seja, no processo pelo qual os alimentos são digeridos no organismo para se obter energia.

7. Mantém a saúde da visão

A vitamina A presente na banana-da-terra ajuda a manter a saúde da visão, pois previne o aparecimento da xeroftalmia, que é uma doença causada pela deficiência dessa vitamina e que pode causar ressecamento, pequenas manchas brancas nos olhos, dificuldade de enxergar em ambientes escuros e cegueira.

8. Fortalece o sistema imunológico

A banana-da-terra além de possuir vitamina A, também contém vitamina C, que são dois nutrientes com propriedades imunomoduladoras, pois participam do crescimento, renovação e fortalecimento das células de defesa do organismo, ajudando a combater vírus, bactérias e fungos, prevenindo situações como gripes e resfriados, por exemplo.

A banana-da-terra engorda?

A banana-da-terra é rica em amido resistente e fibras que aumentam o tempo de digestão dos alimentos no estômago, prolongando a saciedade ao longo do dia e favorecendo a perda de peso.

No entanto, quando usada em preparações com muita gordura e açúcar, como frituras, bolos e doces, a banana-da-terra pode engordar.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 g de banana-da-terra verde e madura:

Componentes

banana-da-terra madura (100 g)

banana-da-terra verde (100g)

Energia

122 calorias

132 calorias

Proteínas

1,30 g

1,20 g

Gorduras

0,37 g

0,10 g

Carboidratos

31,89 g

35,30 g

Fibras

2,30 g

0,50 g

Vitamina B1

0,05 mg

0,07 mg

Vitamina B2

0,05 mg

0,04 mg

Vitamina B3

0,69 mg

0,50 mg

Vitamina B6

0,30 mg

-

Vitamina C

18 mg

20 mg

Vitamina A

56 mcg

106 mcg

Potássio

499 mg

627 mg

Cálcio

3 mg

8 mg

Fósforo

34 mg

40 mg

Magnésio

37 mg

-

Para se obter todos os benefícios da banana-da-terra, é importante também manter uma dieta saudável e variada, e praticar exercícios físicos regularmente.

Como fazer

A banana-da-terra pode ser feita de diversas formas, incluindo: assadas, cozidas, fritas, grelhadas, amassadas ou ainda desidratadas e transformadas em farinha. Também pode ser encontrado como petiscos na forma de chips.

É recomendado priorizar as preparações mais saudáveis, como na forma assada, cozida ou purê, tentando evitar as preparações que envolvam frituras e açúcar.

Já a porção recomendada como guarnição é entre 1/4 a 1/2 de banana-da-terra em uma refeição ou 1/2 xícara se for na forma de purê. No entanto, a quantidade indicada varia conforme as necessidades calóricas de cada pessoa.

Receitas saudáveis com banana-da-terra

Algumas receitas saudáveis com banana-da-terra são:

1. Purê de banana-da-terra

Ingredientes:

  • 2 bananas-da-terra maduras descascadas;
  • 1 L de água;
  • ¼ de xícara de leite de amêndoa ou outra bebida vegetal;
  • Sal e noz moscada a gosto.

Modo de preparo:

Colocar as bananas em uma panela com a água e um pouco de sal e cozinhar em fogo alto até que amoleçam e possam ser furadas com um garfo. Retirar a panela do fogo, escorrer as bananas e cortá-las em rodelas.

Colocar as bananas num recipiente, adicionar o leite de amêndoas, o sal e a noz-moscada, e bater com a batedeira até ficar uma mistura homogênea. Servir em seguida.

2. Moqueca de banana-da-terra

Ingredientes:

  • 3 bananas-da-terra maduras, mas firmes;
  • 2 tomates maduros cortado em cubos;
  • 1 pimentão verde cortado em rodelas;
  • 1 pimentão maduro cortado em rodelas;
  • 1 cebola cortado em cubos pequenos;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1 xícara (de chá) de leite de coco;
  • 2 colheres de sopa de azeite de dendê;
  • 1/ ramo de coentro picado;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Descascar e cortar as bananas-da-terra em rodelas e reservar. Levar uma panela média ao fogo médio com 1 colher de sopa de azeite, o alho, a cebola e uma pitada de sal, refogando por 2 minutos. adicionar os pimentões e os tomates picados, misturando bem.

Colocar a banana-da-terra na panela e misturar mais um pouco. Adicionar o leite de coco e cozinhar por 10 minutos ou até as bananas  ficarem bem macias. Servir em seguida.

3. Nhoque de banana-da-terra

Ingredientes:

  • 3 bananas-da-terra com casca, nem muito verdes, nem muito maduras;
  • 3 xícara (de chá) de queijo parmesão ralado;
  • 1 gema de ovo;
  • ½ xícara (de chá) de farinha de trigo;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Preaquecer o forno a 180 ºC. Lavar bem, fazer um corte na casca no sentido do comprimento das bananas e colocá-las em uma forma com papel alumínio. Levar as bananas para assar no forno por 10 minutos ou até ficarem bem macias. Descascar as bananas e amassá-las com um garfo.

Em uma tigela, adicionar as bananas amassadas, o queijo, o sal, a pimenta e a gema de ovo, misturando bem. Acrescentar a farinha de trigo aos poucos e mexer com as mãos até formar uma massa consistente. Em uma bancada, ou tábua, modelar a massa em rolinhos e cortar em pedaços de 2 a 3 cm.

Levar a massa para cozinhar em água fervente e, quando os pedaços da massa começarem a flutuar na água, retirá-los com a ajuda de uma escumadeira. Colocar o nhoque em uma travessa, adicionar um molho de preferência e servir em seguida.