8 opções de tratamento para aterosclerose

O tratamento para aterosclerose é feito com mudanças de estilo de vida, como fazer uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, diminuir o estresse e manter o peso saudável.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Cardiologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

No entanto, quando só as mudanças no estilo de vida não são suficientes, o cardiologista pode indicar o uso de remédios para baixar o colesterol, controlar a pressão alta ou a diabetes, por exemplo, pois são fatores de risco para aterosclerose e doenças cardiovasculares.

A aterosclerose é o acúmulo de gordura na parede das artérias, formando placas de gordura ou placas de ateroma, que dificultam a passagem de sangue no vaso sanguíneo, podendo causar complicações como AVC, infarto ou arritmias, por exemplo. Conheça mais sobre a aterosclerose.

Cardiologista com paciente dando orientações

8 tratamentos para aterosclerose

Os principais tratamentos para aterosclerose são:

1. Alimentação saudável

Uma boa forma de diminuir a aterosclerose é ter uma alimentação saudável, nutritiva e equilibrada dando preferência a frutas, vegetais, peixe, cereais e azeite de oliva, já que são ricos em fibras e gorduras boas que evitam que haja acúmulo de gordura no interior dos vasos.

Uma opção de dieta para ajudar no tratamento da aterosclerose é a dieta mediterrânea, que é baseada na ingestão de alimentos naturais e menos produtos industrializados. Saiba mais sobre a dieta mediterrânea.

Além disso, deve-se evitar consumir muito sal na alimentação e açúcares.

O ideal é consultar o nutricionista para fazer uma dieta para aterosclerose e de acordo com as necessidades nutricionais de forma individualizada.

Assista o vídeo a seguir com a nutricionista Tatiana Zanin com dicas de como fazer a dieta mediterrânea:

Como fazer a DIETA MEDITERRÂNEA

09:12 | 454.988 visualizações

2. Praticar atividades físicas

Praticar atividades físicas regularmente, recomendadas pelo cardiologista, também faz parte do tratamento para aterosclerose, pois ajuda a controlar os fatores de risco, como pressão alta, diabetes, colesterol alto, sobrepeso ou obesidade..

Além disso, as atividades físicas contribuem para a perda de peso, evitam o acúmulo de gordura nas artérias, promove a formação de vasos sanguíneos saudáveis e melhora a circulação sanguínea.

O ideal é fazer pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana ou 75 minutos por semana de atividade física vigorosa.

Leia também: 16 benefícios da atividade física (e como começar) tuasaude.com/beneficios-da-atividade-fisica

3. Manter o peso saudável

Manter o peso saudável é muito importante para o tratamento da aterosclerose, pois controla a pressão arterial, o colesterol alto e a diabetes, reduzindo o risco de doenças coronarianas.

Para saber o intervalo de peso considerado saudável para um adulto, insira os dados na calculadora:

Erro
anos
Erro
cm
Erro

A calculadora é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o cardiologista ou endocrinologista.

4. Evitar consumir bebidas alcoólicas

Evitar consumir bebidas alcoólicas frequentemente ou em excesso também ajuda a diminuir a aterosclerose, pois o álcool causa um estreitamento dos vasos sanguíneos, fazendo com que o coração trabalhe mais para fornecer sangue e oxigênio para os tecidos, aumentando a pressão arterial.

Desta forma, deve-se evitar ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas ou consumir moderadamente, não ultrapassando a quantidade de 30 gramas de álcool por dia, o que equivale a 2 latas de cerveja, 2 taças de vinho ou 1 dose de uísque.

5. Parar de fumar

O hábito de fumar provoca lesões e compromete a função dos vasos sanguíneos, além de contrair as suas paredes, aumentar a coagulação do sangue e o colesterol ruim (LDL) e diminuir o colesterol bom (HDL).

Assim, o hábito de fumar é um fatores de risco para diversas doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto, AVC, doença arterial coronariana ou periférica, por exemplo.

Parar de fumar traz benefícios assim que se interrompe o uso do cigarro, e continuam com o passar do tempo. Veja dicas de como parar de fumar.

6. Diminuir o estresse

A ansiedade e o estresse aumentam os níveis de alguns hormônios, como adrenalina e cortisol, que aceleram os batimentos cardíacos e contraem os vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial, que é um fator de risco para a aterosclerose.

A persistência desta situação pode, ainda, aumentar cada vez mais a pressão, o que dificulta o tratamento e aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.

Para combater o estresse, é recomendado praticar exercícios físicos, atividades como meditação e yoga, ou praticar algum hobby, por exemplo.

Leia também: 7 dicas simples para aliviar o estresse tuasaude.com/como-combater-o-stress

Em casos intensos, também é recomendado procurar ajuda profissional, através de psicoterapia e consultas com psiquiatra.

7. Tomar remédios

Os remédios para atenuar a progressão de aterosclerose devem ser indicados pelo cardiologista após avaliação de exames, estado de saúde e estilo de vida da pessoa.

Alguns exemplos de remédios para minimizar o impacto da aterosclerose são:

  • Inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA): funcionam para baixar a pressão arterial e proteger coração e rins;
  • Antiagregantes plaquetários: mais conhecido como ácido acetilsalicílico, servem para prevenir a formação de coágulos nas artérias;
  • Betabloqueadores: reduzem os batimentos cardíacos e baixam a pressão arterial;
  • Bloqueadores de canais de cálcio: relaxam as artérias, baixam a pressão arterial e reduzem a tensão no coração;
  • Diuréticos: atuam baixando a pressão, eliminando água do corpo, servem também para tratar a insuficiência cardíaca;
  • Nitratos: aliviam a dor no peito e melhoram o fluxo de sangue para o coração;
  • Estatinas: ajudam na redução do colesterol.

É importante seguir as orientações do cardiologista quanto ao uso destes medicamentos, como dose certa e horários corretos.

Além disso, junto com uso de remédios é preciso mudar o estilo de vida e alimentação, pois é assim é possível evitar as consequências da aterosclerose.

Leia também: 3 remédios caseiros para combater a aterosclerose tuasaude.com/remedio-caseiro-para-aterosclerose

8. Cirurgia

Muitas vezes, quando os remédios já não são capazes de diminuir as placas de gordura da parede das artérias é necessária uma cirurgia para restabelecer o fluxo normal de sangue nos vasos.

Os tipos de cirurgias para tratar a aterosclerose dependem da técnica utilizada, assim como, da gravidade da doença.

Pode ser realizado o cateterismo, que é a introdução de um tubo, o cateter, para desobstruir uma artéria do coração. Veja mais detalhes sobre como é feito o cateterismo cardíaco.

A angioplastia ou colocação de stent é um tipo de cirurgia realizada nestes casos, em que o médico coloca uma prótese, chamado de stent, na parte obstruída, para abrir a artéria e facilitar a passagem do sangue. 

Outra cirurgia indicada para aterosclerose é a ponte de safena que é quando o médico substitui uma artéria entupida do coração por outra artéria da perna. 

Leia também: Ponte de safena: o que é, para que serve, como é feita e recuperação tuasaude.com/ponte-de-safena

Opções de tratamento natural

Algumas opções de tratamento natural para aterosclerose são o ômega 3, presente em alimentos como o peixe ou linhaça, ou a curcumina, presente no açafrão.

O ômega 3 ajuda a inibir o acúmulo de gorduras nas veias e artérias, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto ou derrame cerebral.

Leia também: Ômega 3: benefícios, alimentos (e quantidade recomendada) tuasaude.com/omega-3

Já a curcumina tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a placa de gordura na parede da artéria. Veja como usar a curcumina.

É importante ressaltar que tratamento natural para aterosclerose não substitui o tratamento recomendado pelo cardiologista, sendo uma forma de complementar o tratamento indicado pelo médico.

Sinais de melhora

Os tratamentos para aterosclerose são baseados no uso de medicamentos e nas mudanças dos hábitos de vida e quando realizados ajudam a reduzir a fadiga, aumentando a disposição física, reduzindo o estresse e auxiliando na perda de peso.

Sinais de piora

Muitas vezes, a aterosclerose não causa sintomas, mas nos casos em que a gordura obstrui totalmente uma artéria, podem aparecer alguns sinais. Os sintomas vão depender da localização da artéria que a gordura está obstruindo e da doença provocada por essa complicação.

Leia também: 12 sintomas de aterosclerose (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-de-aterosclerose

Se o fluxo de sangue for interrompido em alguma artéria do coração, pode acontecer o infarto agudo do miocárdio e surgir sinais como dor e pressão no peito do lado esquerdo, dormência ou formigamento do braço esquerdo e mal estar. Saiba mais sobre os sintomas de infarto.

Todavia, se houver comprometimento de uma artéria do cérebro, podem surgir sinais como dificuldade para falar, boca torta ou dificuldade para enxergar. Nestes casos, é necessário ir rapidamente ao hospital ou procurar atendimento médico de um cardiologista.

Vídeos relacionados

7 sintomas de INFARTO que você precisa reconhecer

04:27 | 27.439 visualizações

Como fazer a DIETA MEDITERRÂNEA

09:12 | 454.988 visualizações

COMO BAIXAR O SEU COLESTEROL

10:06 | 691.855 visualizações

BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3 - Fontes naturais e melhores suplementos

05:43 | 70.900 visualizações

Dieta para COLESTEROL ALTO

03:00 | 1.875.299 visualizações