Aromatizador de ambiente: principais óleos e como fazer em casa

Agosto 2021

O aromatizador de ambiente natural é uma ótima opção para manter a casa perfumada e é feito utilizando óleos essenciais capazes de promover a sensação de aconchego, acalmar, eliminar odores e perfumar o ambiente. Os principais óleos utilizados para preparar os aromatizadores são baunilha, canela, lavanda, laranja, mentol, eucalipto e camomila.

É interessante escolher um aroma que mais se adequa à necessidade e ambiente em que será colocado. No caso do banheiro, por exemplo, o mais adequado é que seja utilizado um aromatizador que seja capaz de promover a eliminação dos odores, enquanto que no quarto é interessante ter um que promova o aconchego e que acalme, por exemplo.

Aromatizador de ambiente: principais óleos e como fazer em casa

Algumas opções de óleos essenciais de acordo com o objetivo e função desempenhada estão indicadas na tabela a seguir:

Óleo essencialPara usarFunção
Baunilha, canela, erva doceNa salaAconchegar
LavandaNo quartoAcalmar
Cítricos como laranja, tangerinaNa cozinhaPerfumar
Cânfora, Mentol, EucaliptoNo banheiroEliminar odores
CamomilaDentro dos armáriosPerfumar

Como fazer um aromatizador em casa

O aromatizador de ambiente pode ser facilmente feito em casa, sendo apenas necessário que se tenha disponível o óleo essencial, água destilada e álcool de cereais.

Aromatizador de varetas

Ingredientes

  • 1 recipiente de vidro de 200 ml;
  • 100 ml de água destilada;
  • 100 ml de álcool de cereais;
  • Varetas de madeira, tipo espetinho;
  • 10 gotas do óleo essencial de sua preferência.

Modo de preparo

Basta colocar o álcool de cereais no recipiente e adicionar as gotinhas do óleo essencial. Misturar bem e deixar a mistura tampada descansando por 3 dias. Depois, abrir o frasco, adicionar a água destilada e misturar bem. Colocar as varetas dentro do recipiente de vidro e posicionar as varetas de forma que fiquem espalhadas. Esse aromatizador deve durar cerca de 20 dias, sendo uma forma segura e eficiente de melhorar o aroma dentro de casa ou no trabalho, por exemplo.

Aromatizador em spray

Ingredientes

  • 30 gotas de óleo essencial de sua preferência;
  • 350 ml de álcool de cereais;
  • 100 ml de água destilada;
  • 1 garrafa de vidro para misturar;
  • 1 frascos com spray.

Modo de preparo

Colocar o óleo essencial na garrafa de vidro e acrescentar o álcool de cereais. Guardar a garrafa de vidro fechada dentro de um armário fechado durante 18 horas e depois abrir e deixar em um local arejado por mais 6 horas para que o álcool seja eliminado naturalmente. Depois acrescentar a água destilada, misturar bem e colocar a mistura num frasco com vaporizador. Pulverizar pelo ar dentro de casa sempre que houver necessidade.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: