Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer um Aromatizador de Ambiente

Para fazer um aromatizador de ambiente natural que mantém a casa perfumada mas sem os químicos que podem ser prejudiciais à saúde você pode apostar nos óleos essencias.

Os melhores óleos são os de lavanda porque ajudam a acalmar o ambiente e o de mentol porque ajuda a purificar, eliminando os germes. Mas é possível escolher o aroma que mais se adequa a cada necessidade, como o de eucalipto para o banheiro, ou o de limão ou tangerina para a cozinha, por exemplo. Veja os aromas mais indicados para cada situação na tabela a seguir:

Óleo essencialPara usarFunção
Baunilha, canela, erva doceNa salaAconchegar
LavandaNo quartoAcalmar
Cítricos como laranja, tangerinaNa cozinhaPerfumar 
Cânfora, Mentol, EucaliptoNo banheiroEliminar odores
CamomilaDentro dos armáriosPerfumar 

Como fazer um aromatizador de varetas

Como fazer um Aromatizador de Ambiente

Ingredientes

  • 1 recipiente de vidro de 200 ml
  • 100 ml de água destilada
  • 100 ml de álcool de cereais
  • Varetas de madeira, tipo espetinho
  • 10 gotas do óleo essencial de sua preferência

Modo de preparo

Basta colocar o álcool de cereais no recipiente e adicionar as gotinhas do óleo essencial. Misture bem e deixe a mistura tampada descansando por 3 dias. Depois abra o frasco e adicione a água destilada e misture bem. Coloque as varetas dentro e posicione as varetas de forma que fiquem espalhadas. 

Esse aromatizador deve durar cerca de 20 dias, sendo uma forma segura e eficiente de melhorar o aroma dentro de casa ou no trabalho, por exemplo.

Como fazer um aromatizador em spray

Como fazer um Aromatizador de Ambiente

Ingredientes

  • 30 gotas de óleo essencial de sua preferência
  • 350 ml de álcool de cereais
  • 100 ml de água destilada
  • 1 garrafa de vidro para misturar
  • 1 frascos com spray

Modo de preparo

Coloque o óleo essencial na garrafa de vidro e acrescente o álcool de cereais. Guarde-a fechada dentro de um armário fechado durante 18 horas e depois abra e deixe-a aberta num local arejado por mais 6 horas para que o álcool seja eliminado naturalmente. Depois acrescente a água destilada, misture bem e coloque a mistura num frasco com vaporizador.

Pulverize pelo ar dentro de casa sempre que houver necessidade.

Bons motivos para não usar velas perfumadas e incensos

Os aromatizadores de ambiente eletrônicos, as velas perfumadas e os incensos não são as melhores opções para a saúde porque contém substâncias químicas que se espalham pelo ar como Dióxido e Monoxido de carbono, Formaldeído e Chumbo que ao serem inaladas de forma frequente podem causar câncer, doenças cardíacas e pulmonares. Estes acabam tendo o mesmo efeito que o cigarro ou o Narguilé.

Os efeitos imediatos incluem tosse, ressecamento das vias aéreas e irritação da garganta, mas também favorece as crises de asma e os ataques de bronquite. A exposição a mais de 1 hora num ambiente com velinhas ou incensos pode aumentar o risco de arritmia cardíaca e dor de cabeça. 

Assim, para garantir uma casa limpa, cheirosa e saudável para um melhor descanso da família é mais indicado apostar nas opções realmente naturais porque até mesmo os aromatizadores que aparentemente são naturais podem conter estes ingredientes nocivos.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...