Como parar a tosse noturna

Para acalmar a tosse noturna, pode ser interessante tomar um gole de água, evitar o ar seco e manter os cômodos da casa sempre limpos, pois assim é possível manter a garganta hidratada e evitar fatores que podem favorecer e agravar a tosse.

A tosse noturna é uma defesa do organismo, tendo como principal função a eliminação de elementos estranhos e secreções das vias respiratórias. Esta tosse é bastante incômoda e cansativa mas pode ser solucionada com medidas simples.

No entanto, é importante procurar o médico quando a pessoa não consegue dormir devido a tosse, quando a tosse é muito frequente e ocorre em mais de 5 dias por semana ou quando é acompanhada de catarro, febre ou outros sintomas que podem indicar algo mais grave, como a presença de tosse com sangue.

Como parar a tosse noturna

4 dicas para parar a tosse noturna

O que se pode fazer para acabar com a tosse noturna de adultos e crianças é:

1. Hidratar a garganta

Tomar um gole de água em temperatura ambiente ou tomar um gole de chá morno quando a tosse aparecer, pode ser interessante para parar a tosse noturna. Isso vai manter a boca e a garganta mais hidratada, o que ajuda a acalmar a tosse seca. Leite morno adoçado com mel também pode ser uma boa opção, que ajuda inclusive a pegar no sono mais rápido, porque combate à insônia. Conheça outras opções de remédio caseiro para tosse.

2. Manter as vias aéreas limpas

Além de evitar o catarro tomando todas as medidas necessárias, é importante evitar o acúmulo de secreções sólidas dentro do nariz, limpando-o com um cotonete úmido, por exemplo. Pode ser interessante também fazer uma nebulização ou aproveitar o vapor quente do banho para assoar o nariz para que fique desobstruído. Saiba como fazer a lavagem nasal para desentupir o nariz.

3. Evitar o ar seco dentro de casa

Para que a casa fique com o ar menos seco, é recomendado deixar um balde de água perto do ventilador ou do ar condicionado. Uma outra possibilidade é molhar uma toalha com água morna e deixá-la em cima de uma cadeira, por exemplo.

Usar um umidificador de ar também pode ser útil, e este pode ser usado para fazer aromaterapia, o que acalma a tosse e confere um aroma agradável dentro de casa. Uma forma caseira de conseguir este mesmo efeito é colocar 2 a 4 gotas de um óleo essencial de sua preferência numa bacia, encher de água quente e deixar que o vapor se espalhe pelos cômodos da casa.

4. Manter a casa limpa

A tosse seca e irritativa geralmente está relacionada a algum tipo de alergia respiratória e por isso manter a casa e o local de trabalho sempre bem limpos e organizados podem fazer toda a diferença, acalmando a tosse. Algumas dicas que podem ajudar, são:

  • Manter a casa sempre bem arejada, abrindo as janelas sempre que possível;
  • Retirar os bichinhos de pelúcia, cortinas e tapetes da casa;
  • Limpar diariamente a casa, sem usar produtos com cheiro forte;
  • Retirar o excesso de objetos e papéis, principalmente por baixo das camas, dos sofás e de cima dos armários;
  • Guardar travesseiros e colchões em capas anti-alérgicas;
  • Colocar os colchões e travesseiros no sol sempre que possível;
  • Trocar os travesseiros e as almofadas periodicamente porque eles acumulam ácaros que são prejudiciais à saúde.

Estas medidas devem ser adotadas como um novo estilo de vida e por isso devem ser mantidas por toda a vida.

Como parar a tosse noturna

O que piora a tosse à noite

A tosse noturna pode ser causada por gripes, resfriados ou alergia, por exemplo. A tosse noturna é irritativa e excessiva, podendo dificultar o sono, já que quando a pessoa se deita, a drenagem das secreções das vias respiratórias fica mais difícil, favorecendo o seu acúmulo e estimulando a tosse. As principais causas de tosse noturna, que afeta especialmente as crianças, são:

  • Alergia respiratória como asma ou rinite;
  • Infecção viral recente das vias respiratórias, como gripe, resfriado ou pneumonia;
  • Presença de corpos estranhos dentro do nariz, como feijão caroço de milho ou pequenos brinquedos;
  • Aspiração de fumaça ou de vapores que podem inflamar os tecidos do nariz e garganta;
  • Tensão emocional, medo do escuro, medo de dormir sozinho;
  • Refluxo gastro-esofágico: quando o alimento volta do estômago para o esôfago irritando a garganta.

Uma outra possível causa da tosse noturna é o aumento da adenoide, uma estrutura protetora entre o nariz e a garganta, que favorece o acúmulo de secreções.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Manuel Reis, Enfermeiro em Novembro de 2020. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra, Médica de Saúde Familiar em Outubro de 2020.

Bibliografia

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças respiratórias crônicas. 2010. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_respiratorias_cronicas.pdf>. Acesso em 03 Dez 2019
  • CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Guia de Prática Clínica: Sinais e Sintomas Respiratórios Tosse. 2018. Disponível em: <http://www.cff.org.br/userfiles/file/Guia%20tosse.pdf>. Acesso em 03 Dez 2019
  • DESALU, Olufemi O. et al. Fatores associados à tosse seca, tosse produtiva e tosse noturna em adultos jovens na Nigéria. J Bras Pneumol. Vol.36, n.3. 2010
Mais sobre este assunto: