6 óleos essenciais para combater a ansiedade

Atualizado em setembro 2023
Evidência científica

Alguns óleos essenciais que podem ser utilizados para realizar aromaterapia para a ansiedade e o estresse são os de alfazema, bergamota, nardo, ilangue-ilangue, rosa e patchouli.

A aromaterapia é uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas de diversos óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, sendo muito eficaz como tratamento complementar para reduzir o estresse e a ansiedade.

O uso dos óleos essenciais também pode ser feito diariamente para relaxar antes de situações que causem estresse, como fazer uma prova, ir em uma entrevista de emprego ou fazer um discurso importante.

Imagem ilustrativa número 6

Como usar o óleo essencial

A melhor via para utilização do óleo essencial é a inalação, pois dessa forma as moléculas do óleo conseguem chegar rapidamente até ao cérebro, causando alterações rápidas nas emoções. Para fazer corretamente essa inalação é aconselhado respirar o óleo essencial diretamente do frasco.

Assim, deve-se abrir a tampa, encostar o frasco perto do nariz e inspirar profundamente, depois manter o ar dentro dos pulmões por 2 a 3 segundos e depois liberar novamente o ar. Inicialmente, deve-se fazer 3 inalações seguidas várias vezes ao dia, mas ao longo do tempo deve-se ir aumentando para 5 ou 7 inalações.

O ideal é sempre utilizar óleos essenciais biológicos, pois têm menos risco de conter toxinas ou qualquer outro tipo de contaminantes.

6 melhores óleos essenciais para ansiedade

Os óleos essenciais podem ser inalados diretamente do frasco, usados num aromatizador ou aplicados na pele. Além disso, alguns tipos de óleos também podem ser ingeridos, no entanto, essa prática só deve ser feita com a indicação de um naturopata, já que pode causar queimaduras no esôfago se não for feita com os óleos adequados.

1. Alfazema

Imagem ilustrativa número 1

Este é provavelmente o óleo essencial mais conhecido e utilizado para tratar a ansiedade. Isto porque alguns estudos identificaram que o óleo essencial de alfazema, ou lavanda, como também é conhecida, é capaz de reduzir os níveis de cortisol, um hormônio responsável pela sensação de estresse.

Além disso, tem ação protetora do sistema cardiovascular e ajuda a restaurar a paz interior, diminuindo a irritabilidade, ataques de pânico e a inquietação.

2. Bergamota

Imagem ilustrativa número 2

A bergamota faz parte da família do cítricos e, por isso, possui um aroma revitalizante que reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca, balanceando a atividade nervosa e diminuindo o estresse. Em alguns estudos, a bergamota demonstrou ser capaz de diminuir os níveis de glicocorticoides no organismo, hormônios que são responsáveis pelo aumento da ansiedade e do estresse.

3. Nardo

Imagem ilustrativa número 3

O óleo essencial de Nardo, conhecido cientificamente como Nardostachys jatamansi, tem excelentes propriedades relaxantes, ansiolíticas e antidepressivas que permitem aliviar casos de ansiedade persistente e variações emocionais frequentes. É um tipo de óleo que ajuda a libertas as causas mais profundas de ansiedade e que cria uma sensação de paz interior.

4. Ilangue-ilangue

Imagem ilustrativa número 4

O Ilangue-ilangue é uma planta que possui um aroma revitalizante que, além de acalmar e melhorar a disposição, estimula sentimentos de coragem e otimismo. Este óleo essencial, quando utilizado frequentemente também reduz a ação do cortisol no corpo.

5. Patchouli

Imagem ilustrativa número 5

O patchouli é o óleo essencial ideal para pessoas que sofrem com excesso de trabalho e ansiedade crônica, pois tem ação calmante, ansiolítica e antidepressiva.

6.  Rosa

O óleo essencial de rosa, geralmente da espécie Rosa damascena, possui propriedades ligeiramente sedativas, ansiolíticas e anti-estresse, de forma que é uma excelente opção para aliviar o estresse e a ansiedade.

Onde comprar os óleos essenciais

Os óleos essenciais normalmente podem ser comprados em lojas de produtos naturais e, até, em algumas drogarias. No entanto, sempre que possível é aconselhado consultar o vendedor para pedir óleos essenciais de origem biológica que, embora sejam mais caros, trazem menos riscos para a saúde, por não possuírem toxinas que possam ser inaladas.

Além disso, o preço de cada óleo essencial pode variar bastante de acordo com a planta que é utilizada na sua preparação. Algumas marcas de óleos essenciais que têm produtos biológicos são a Florame ou Folha D'Água, por exemplo.

Veja mais sobre a aromaterapia para a ansiedade no vídeo a seguir:

youtube image - Calmantes naturais: Melhores plantas para Ansiedade

Vídeos relacionados