Argila preta: para que serve, benefícios (e como usar)

Atualizado em setembro 2023

A argila preta, também chamada de lama vulcânica ou lama negra, é um tipo de argila normalmente utilizado em tratamentos estéticos na forma de máscara para rejuvenescer, limpar e clarear manchas na pele.

Além da argila preta, existem outros tipos de argila, que também são usados com fins medicinais e estéticos, o que é conhecido como argiloterapia. Conheça o que é argiloterapia e outros tipos de argila utilizados.

Em caso de dúvidas sobre o uso de argila preta, é recomendado consultar um dermatologista, que pode orientar quanto aos cuidados que se deve ter com qualquer tipo de pele e os produtos mais indicados.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A argila preta é indicada para:

  • Rejuvenescer a pele;
  • Aliviar a dormência em partes do corpo;
  • Limpar a pele;
  • Clarear manchas.

Este tipo de argila geralmente é utilizado em tratamentos estéticos, sendo indicada principalmente para pessoas com peles mais oleosas. Confira os principais tipos de pele e como cuidar.

Principais benefícios

Os principais benefícios da argila preta são:

1. Limpa a pele

A argila preta possui um efeito adstringente, auxiliando na remoção de resíduos de produtos cosméticos, como maquiagem, e outras impurezas, limpando a pele. Saiba como fazer uma limpeza de pele caseira.

2. Ajuda a manter a maquiagem por mais tempo

Devido a sua capacidade para limpar a pele, a argila preta também age preparando a sua superfície para fixar melhor maquiagens, ajudando a manter o seu efeito por mais tempo. Veja dicas para conseguir uma maquiagem mais duradoura.

3. Deixa a pele com uma aparência mais jovem

A argila preta possui grande quantidade de enxofre, titânio, alumínio e silício na sua composição e, por isso, pode ser utilizada no rejuvenescimento da pele. 

Além disso, a argila preta é capaz de reduzir o tamanho dos poros na sua superfície, fazendo com que a pele fique mais lisa e macia. Confira mais dicas para fechar os poros da pele.

4. Estimula a circulação sanguínea

A argila preta tem a capacidade de estimular a circulação sanguínea da pele, favorecendo a eliminação de substâncias tóxicas e aliviando sensações desconfortáveis como dormência.

5. Remove células mortas da pele

Devido a uma ação esfoliante, a argila preta ajuda a remover células mortas da pele, estimulando a sua renovação, o que além de melhorar a sua aparência pode clarear manchas, por exemplo.

Como usar argila preta

A argila preta normalmente é usada na forma de máscara, devendo ser preparada por meio da adição de água ao pó da argila até que adquira uma consistência cremosa.

Para fazer uma máscara de argila preta rejuvenescedora deve-se misturar a pasta de argila com suco de uva e aplicar sobre o rosto, deixando agir por 90 minutos. É recomendado repetir a aplicação 2 a 3 vezes na semana por 3 meses e, depois, a cada 10 dias para manutenção. 

Este tipo de argila tem uma textura aparentemente gordurosa e pode ser mais difícil de ser removida do rosto, sendo recomendado fazer a higienização com um algodão para evitar o atrito excessivo com a pele.

Cuidados ao usar

A argila preta deve ser usada somente com a orientação de um dermatologista em crianças, gestantes e idosos, porque normalmente possuem uma pele mais delicada. 

Especialmente em caso de diabetes, deve-se ter cuidado devido ao risco de lesões na pele com o uso da argila preta. Além disso, também não é recomendado aplicar a argila diretamente sobre feridas abertas.

Vídeos relacionados