Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Apraxia da fala na infância e idade adulta: o que é, sintomas e como tratar

Agosto 2020

A apraxia da fala caracteriza-se por um distúrbio da fala, em que a pessoa tem dificuldade para falar, por não conseguir articular corretamente os músculos envolvidos na fala. Embora a pessoa seja capaz de raciocinar corretamente, apresenta dificuldades para articular as palavras, podendo arrastar algumas palavras e distorcer alguns sons.

As causas da apraxia variam de acordo com o tipo de apraxia, podendo ser genéticas ou ocorrer como resultado de uma lesão cerebral, em qualquer fase da vida.

O tratamento é feito geralmente com sessões de terapia da fala e com a prática de exercícios em casa, que devem ser recomendados pelo terapeuta da fala ou fonoaudiólogo.

Apraxia da fala na infância e idade adulta: o que é, sintomas e como tratar

Tipos e causas de apraxia da fala

Existem dois tipos de apraxia da fala, classificados em função do momento em que surgiu:

1. Apraxia da fala congênita

A apraxia da fala congênita está presente no nascimento e apenas é detetado na infância, quando a crianças começa a aprender a falar.  Ainda não se sabe ao certo quais as causas que estão na sua origem, mas pensa-se que pode estar relacionada com fatores genéticos ou associada a doenças como autismo, paralisia cerebral, epilepsia, condições metabólicas ou um distúrbio neuromuscular.

2. Apraxia da fala adquirida

A apraxia adquirida pode ocorrer em qualquer fase da vida, podendo ser causada por uma lesão cerebral, devido a um acidente, infecção, AVC, um tumor no cérebro ou devido a uma doença neurodegenerativa.

Quais os sintomas

Alguns dos sintomas mais comuns causados pela apraxia da fala são dificuldade para falar, devido à incapacidade de articular corretamente o maxilar, lábios e língua, que pode incluir fala arrastada, discurso com um número limitado de palavras, distorção de alguns sons, e pausas entre sílabas ou palavras. 

No caso das crianças que já nascem com este distúrbio, podem ter mais dificuldade para dizer algumas palavras, especialmente se forem muito longas. Além disso, muitas delas apresentam atraso no desenvolvimento de linguagem, que pode manifestar-se não a nível do significado e construção das frases, mas também na linguagem escrita.

Em que consiste o diagnóstico

De forma a distinguir a apraxia da fala de outras doenças com sintomas semelhantes, o médico pode fazer um diagnóstico que consiste na execução de testes de audição, de forma a perceber se a dificuldade para falar está relcionada com problemas auditivos, exame físico aos lábios, maxilar e língua, para entender se existe alguma malformação que esteja na origem do problema, e avaliação da fala.

Veja outros distúrbios da fala que podem apresentar sintomas semelhantes.

Como é feito o tratamento

O tratamento consiste geralmente em sessões de terapia da fala, que são adaptadas à severidade da apraxia que a pessoa apresenta. Durante estas sessões, que devem ser frequentes, a pessoa deve praticar sílabas, palavras e frases, com a orientação de um terapeuta.

Além disso, deve continuar a praticar em casa, podendo executar alguns exercícios fonoaudiólogos recomendados pelo terapeuta ou fonoaudiólogo.

Quando a apraxia da fala é muito severa, e não melhora com terapia da fala, pode ser necessário adotar outros métodos de comunicação, como linguagem gestual.

Bibliografia >

  • NATIONAL INSTITUTE ON DEAFNESS AND OTHER COMMUNICATION DISORDERS. Apraxia of Speech. Disponível em: <https://www.nidcd.nih.gov/health/apraxia-speech>. Acesso em 07 Ago 2020
  • AMERICAN-SPEECH-LANGUAGE-HEARING ASSOCIATION. Acquired Apraxia of Speech. Disponível em: <https://www.asha.org/PRPSpecificTopic.aspx?folderid=8589942115§ion=Signs_and_Symptoms>. Acesso em 07 Ago 2020
  • SOUZA, Thaís Nobre Uchôa. Apraxia da fala adquirida e desenvolvimental: semelhanças e diferenças. Rev Soc Bras Fonoaudiol.. Vol.12. 2.ed; 193-202, 2008
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE APRAXIA DA FALA NA INFÂNCIA. GUIA PRÁTICO DE CONSCIENTIZAÇÃO DA APRAXIA DE FALA NA INFÂNCIA. 2019. Disponível em: <https://apraxiabrasil.org/site/wp-content/uploads/2020/05/CARTILHA-APRAXIA-DE-FALA-NA-INF%C3%82NCIA-1.pdf>. Acesso em 07 Ago 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem