Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Amilase alta ou baixa: o que é e o que significa

A amilase é uma enzima produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares, que atua na digestão do amido e do glicogênio contidos nos alimentos. Geralmente, o teste de amilase sérica é utilizado para ajudar a fazer o diagnóstico de doenças no pâncreas, como pancreatite aguda, por exemplo, ou outros problemas que possam alterar o funcionamento deste órgão, sendo normalmente solicitadas juntamente com a dosagem da lipase.

Além disso, o médico também pode pedir um exame de amilase na urina que ajuda a avaliar o funcionamento dos rins, podendo ser utilizado durante o tratamento de insuficiência renal para avaliar a eficácia do tratamento.

Amilase alta ou baixa: o que é e o que significa

Resultados do exame de Amilase

Os resultados do teste de amilase ajudam a diagnosticar problemas de saúde no pâncreas e glândulas salivares, sendo especialmente utilizado para diagnosticar pancreatite aguda, uma vez que os valores de amilase no sangue aumentam muito nas primeiras 12 horas de problemas no pâncreas.

Amilase alta

O aumento dos níveis de amilase no sangue podem estar alterados devido ao comprometimento da glândula salivar, devido a inflamações como a parotidite, por exemplo, ou devido a problemas relacionados ao pâncreas, como no caso da pancreatite aguda e crônica. Além disso, a amilase alta pode ser devido a:

  • Doenças do trato biliar, como colecistite;
  • Úlcera péptica;
  • Câncer no pâncreas;
  • Obstrução dos ductos pancreáticos;
  • Hepatites virais;
  • Gravidez ectópica;
  • Insuficiência renal;
  • Queimaduras;
  • Uso de alguns medicamentos, como anticoncepcionais orais, ácido valproico, metronidazol e corticoesteroides.

Na maioria dos casos de pancreatite, os níveis de amilase no sangue encontram-se 6 vezes superior ao valor de referência, no entanto isso não está relacionado com a gravidade da lesão pancreática. Os níveis de amilase costumam aumentar em 2 a 12 horas e voltar ao normal em até 4 dias. Apesar disso, em alguns casos de pancreatite, não é observado grande aumento ou nenhuma elevação da concentração de amilase, por isso é importante a dosagem de lipase para verificar a função e a possibilidade de doença do pâncreas. Entenda o que é a lipase e como entender o seu resultado.

Amilase baixa

A diminuição dos níveis de amilase é mais frequente em pacientes hospitalizados, principalmente naqueles em que há administração de glicose. Nesses casos, é recomendado esperar até 2 horas para que seja feita a dosagem de amilase e o resultado seja confiável.

Além disso, a baixa quantidade de amilase pode ser sinal de lesão permanente nas células responsáveis pela produção de amilase e, por isso, pode ser indicativo de pancreatite crônica, devendo ser confirmada através de outros exames laboratoriais.

Valor de referência da amilase

O valor de referência da amilase varia de acordo com o laboratório e técnica utilizada para realização do exame, podendo ser entre 30 a 118 U/L de sangue em pessoas com menos de 60 anos e até 151 U/L de sangue para pessoas com mais de 60 anos.

Bibliografia >

  • HINRICHSEN, Sylvia Lemos. Causas de: diagnóstico diferencial. 1 ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2014. 276-277.
  • PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DE QUALIDADE. Valores Críticos de Exames Laboratoriais que Necessitam de Imediata Tomada de Decisão em Atendimento à RDC 302:2005 da ANVISA. 2017. Disponível em: <https://www.pncq.org.br/uploads/pdfs/2015/Valores%20cr%C3%ADticos%20no%20laborat%C3%B3rio%20cl%C3%ADnico%20.pdf>. Acesso em 12 Set 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem