Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos ricos em quercetina

Os alimentos ricos em quercetina são uma ótima forma de estimular e fortalecer o sistema imune, pois a quercetina é uma substância antioxidante que elimina os radicais livres do organismo, evitando danos para as células e DNA, podendo, por isso, evitar o surgimento de câncer, por exemplo.

Além disso, os alimentos considerados funcionais pela presença da quercetina possuem ação anti-inflamatória e anti-histamínica que ajudam a proteger contra doenças cardíacas e aliviam alguns sintomas de problemas alérgicos, como coriza, urticária e inchaço dos lábios.

Geralmente, os alimentos mais ricos em quercetina são as frutas e vegetais, pois a quercetina é um tipo de flavonoide que dá a cor a estes alimentos. Assim, frutas como maçã e cerejas, ou outros alimentos como cebolas, pimento ou alcaparras são dos mais ricos em quercetina.

Vegetais ricos em quercetinaVegetais ricos em quercetina
Frutas ricas em quercetinaFrutas ricas em quercetina

Para que serve a quercetina

A quercetina é muito utilizada para prevenir o surgimento de vários problemas de saúde e, por isso, ela pode ser utilizada para:

  • Fortalecer o sistema imune;
  • Eliminar o acúmulo de radicais livres no organismo;
  • Reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL);
  • Diminuir as chances de ter um infarto ou AVC;
  • Reduzir os sintomas de alergias alimentar ou respiratórias.

Além disso, a quercetina também pode ser utilizada para ajudar a evitar o desenvolvimento de câncer ou para complementar o tratamento clínico de vários tipos de câncer, pois é capaz de melhorar o sistema imune.

Lista de alimentos ricos em quercetina

Alimentos (100 g) Quantidade de quercetina
Alcaparras 180 mg
Pimentão amarelo 50,63 mg
Trigo sarraceno 23,09 mg
Cebola 19,36 mg
Arando 17,70 mg
Maçã com casca 4,42 mg
Uva vermelha 3,54 mg
Brócolis 3,21 mg
Cerejas em lata 3,20 mg
Limão 2,29 mg

Não existe uma dose recomendada para a quantidade diária de quercetina, no entanto, é aconselhado não ultrapassar 1 g de quercetina por dia, uma vez que pode provocar lesões nos rins, contribuindo para o surgimento de insuficiência renal, por exemplo.

Além destes alimentos, a quercetina também pode ser ingerida na forma de suplementos alimentares, sendo vendida isoladamente ou em combinação com outras substâncias como a Vitamina C ou a Bromelaína. Saiba mais sobre estes suplementos em Quercetina.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...