Prolina: o que é, para que serve e onde encontrar

outubro 2022

A prolina é um aminoácido não essencial, pois é produzido pelo organismo através do ácido glutâmico. Esse aminoácido participa da formação do colágeno, uma proteína importante para a saúde da pele, das articulações e dos tendões.

A prolina também pode ser obtida através da ingestão de alimentos como carne, peixes, queijos, feijão, aveia, nozes, castanha-de-caju e castanha-do-pará, por exemplo.

Além disso, a prolina também é usada como flavorizante em alimentos industrializados e pode ser encontrada na forma de suplementos na forma de cápsulas.

Para que serve

A prolina é um aminoácido que é produzido no organismo a partir do ácido glutâmico, sendo importante para a produção de colágeno. Assim, a prolina é essencial para:

  • Melhorar a saúde da pele;
  • Fortalecer as articulações e os tendões;
  • Manter a saúde do coração;
  • Favorecer a cicatrização de feridas;
  • Fortalecer o sistema imunológico.

Além disso, a prolina também é usada pela indústria na produção de alguns remédios; como flavorizante de alimentos; em cremes hidratantes e condicionadores; e como composto para promover o crescimento de frutas e vegetais.

Alimentos ricos em prolina

A tabela a seguir traz a quantidade de prolina para cada 100g de cada alimento:

Alimento (100g)

Quantidade de prolina por cada 100 g de alimento

Leite desnatado

0,3 g

Queijo cottage

1 g

Iogurte desnatado

0,6 g

Castanha-de-caju

0,8 g

Castanha-do-pará

0,7 g

Feijão preto cozido

0,3 g

Amendoim torrado

1,2 g

Grão-de-bico cozido

0,3 g

Aveia

0,9 g

Milho cozido

0,3 g

Bife bovino grelhado

1,38 g

Ovo cozido

0,5 g

Tilápia assada

0,9 g

Gelatina

0,2 g

Para se obter todos os benefícios da prolina, é fundamental manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente.

Quantidade recomendada

Por não ser um aminoácido essencial para o organismo, não existe recomendação da quantidade de prolina que se deve consumir por dia.

No entanto, manter uma alimentação variada e saudável, com laticínios, castanhas, leguminosas e cereais,  é  suficiente para obter de forma natural a prolina.

Quando usar suplementos

Os suplementos de prolina podem ser encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais, sendo geralmente indicados para melhorar a saúde da pele, promover a cicatrização de feridas e prevenir lesões nas articulações e ligamentos.

Os suplementos de prolina são encontrados em cápsulas, onde as recomendações variam entre 100 mg a 500 mg por dia, devendo ser ingeridos com 1 copo de água entre as refeições.

No entanto, a dose recomendada de prolina varia conforme o objetivo a ser tratado e, por isso, esse suplemento só deve ser usado sob orientação de um médico ou nutricionista.

Efeitos colaterais e contraindicações

O suplementos de prolina não é recomendado para crianças, assim como não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, e para pessoas com hiperprolinemia, uma condição genética que causa o aumento dos níveis de prolina no sangue e a eliminação pela urina de prolina, hidroxiprolina e glicina.

Além disso, pessoas que usam medicamentos ou que têm alguma doença, devem sempre consultar um médico antes de tomar os suplementos de prolina.

Ainda não existem estudos que tenham avaliado os possíveis efeitos colaterais com o uso de suplementos de prolina.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em outubro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • EUROPEAN MEDICINES AGENCY. Information for the package leaflet regarding proline used as an excipient in medicinal products for human use. Disponível em: <https://www.ema.europa.eu/en/documents/scientific-guideline/draft-information-package-leaflet-regarding-proline-used-excipient-medicinal-products-human-use_en.pdf>. Acesso em 27 out 2022
  • UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Food Data Central. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/ndb/search/list>. Acesso em 27 out 2022
Mostrar bibliografia completa
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA. L-PROLINA. Disponível em: <http://qnint.sbq.org.br/qni/popup_visualizarMolecula.php?id=97__U4vIBd9ULmr-kNsr7sb40YTPa1wgHhhSCjPJom6KDeIEUDQZz3Ffii-c3gxQI2-WFDWLpZ7voxDrp-1u9g==#:~:text=A%20L%2Dprolina%20%C3%A9%20um%20%CE%B1%2Damino%C3%A1cido%2C%20quiral%20e,os%20tecidos%20intersticiais%20do%20organismo>. Acesso em 27 out 2022
  • NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE. Compound summary: Proline. Disponível em: <https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/Proline>. Acesso em 27 out 2022
  • KARNA, Ewa, et al. Proline-dependent regulation of collagen metabolism. Cellular and Molecular Life Sciences . Vol.10. 10.ed; 1911-1918, 2020
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.