Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos aumentam a produção de Gases

Os alimentos que causam flatulência são alimentos como pão, macarrão e feijão, por exemplo, porque são ricos em carboidratos que favorecem a produção de gases no intestino provocando inchaço e desconforto na barriga.

Alguns alimentos podem causar mais flatulência que outros, por isso, para descobrir quais os alimentos provocam mais gases no organismo deve-se eliminar um alimento ou grupo de alimentos por vez e analisar os resultados. Pode-se começar pelo leite e laticínios, depois eliminar as leguminosas, como feijão, e a seguir eliminar os vegetais, um de cada vez e a seguir observar se há alguma diferença na produção de gases.

Alimentos que causam flatulênciaAlimentos que causam flatulência
Alimentos que não causam flatulênciaAlimentos que não causam flatulência

Lista de alimentos que causam flatulência

Os alimentos que causam flatulência são, principalmente, os alimentos com carboidratos que fermentam durante a digestão levando à formação de gases. Esses alimentos podem ser:

  • Grão-de-bico, lentilhas ervilhas e outras leguminosas;
  • Vegetais, como brócolis, couve-flor, cebola, alcachofra e aspargo;
  • Doces e refrigerantes;
  • Leite;
  • Batata, massas, pão branco e outros alimentos com trigo.

Além de evitar os alimentos que causam flatulência, é também importante diminuir alimentos ricos em enxofre, como alho, carnes, peixes e repolho, por exemplo, pois eles intensificam o odor dos gases.

Alimentos que não causam flatulência

Os alimentos que não causam flatulência são alimentos como laranja, ameixa, abóbora ou cenoura, pois são ricos em água e fibras que ajudam o intestino a funcionar corretamente, diminuindo a produção de gases.

Beber água também ajuda a eliminar a flatulência e, por isso, é recomendado beber 1,5 a 2 litros de água por dia. Também pode optar-se por beber chás, como chá de erva-doce, cardomomo ou de funcho, por exemplo, que ajudam a eliminar os gases intestinais.

Apesar de existirem alimentos que causam flatulência, isso não acontece da mesma forma em todos os indivíduos porque os alimentos tendem a produzir mais gás no intestino quando existe um desequilíbrio entre as bactérias, benéficas e patogênicas presentes neste local e é por isso que alguns indivíduos produzem mais gases do que outros.

Veja um bom remédio caseiro para flatulência em: Remédio caseiro para flatulência.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...