Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Comer alimentos fora do prazo de validade faz mal?

Alguns alimentos podem ser consumidos mesmo fora do prazo de validade que está no rótulo, pois alguns produtos conservam-se além do tempo da data indicada. Por isso, antes de consumir qualquer produto é importante prestar atenção à aparência, cheiro, textura e sabor do alimento, mesmo quando ele se encontra dentro do prazo de validade.

Especiarias, enlatados, macarrão, arroz e feijão, são alguns exemplos de alimentos que podem ser consumidos em segurança mesmo depois de ter expirado o seu prazo de validade. O prazo de validade é apenas uma período de referência definido pelo fabricante, durante o qual o alimento deve manter as suas qualidades nutricionais e sanitárias para consumo, desde que armazenado corretamente, mas normalmente esse período pode ser ainda maior do que o indicado.

Como saber se um alimento pode ser consumido

Para identificar se um alimento com o prazo de validade passado pode ou não ser consumido, é importante avaliar as seguintes características: 

  1. Cor: observar atentamente se a cor do alimento está como seria de esperar ou se sofreu alterações. Um bom exemplo é a carne embalada, que quando começa a apodrecer sofre pequenas mudanças na sua cor, começando a ficar com uma cor esverdeada;
  2. Cheiro: o segundo passo passo identificar se o alimento pode ou não ser consumido é através do seu cheiro, que consegui indicar se o alimento se encontra azedo, estragado ou podre, por exemplo. Um ótimo exemplo é a sopa, que quando começam a apodrecer fica com um cheiro azedo;
  3. Textura: a textura também ajuda a identificar se um alimento está ou não bom para ser consumido, pois se ela ficar alterada ou com um aspecto babado, granuloso ou espesso, isso pode indicar que o alimento está estragado. Um bom exemplo disso é o creme de leite, que quando se estraga fica talhado e a sua textura deixa de ser homogênea. 
Comer alimentos fora do prazo de validade faz mal?

Por fim, o último teste ao alimente é o seu sabor, sendo indicado provar uma pequena quantidade do alimento antes de o consumir na sua totalidade ou de o usar para cozinhar. 

Estas dicas ajudam a evitar o consumo de alimentos vencidos estragados, contaminados com parasitas ou bactérias que podem causar intoxicação alimentar

Alimentos que podem ser consumidos depois do prazo

Alguns alimentos que podem estar bons depois do prazo de validade terminar incluem: 

  • Massas secas e arroz; 
  • Feijão e polpa de tomate;
  • Produtos enlatados, como atum, milho, feijão ou leite condensado, por exemplo; 
  • Farinha, sal e açúcar; 
  • Especiarias e chá;  
  • Água mineral; 
  • Azeite e óleo; 
  • Frutos secos e milho de pipoca; 
  • Refrigerantes, como coca-cola ou guaraná;
  • Legumes congelados. 

Estes alimentos podem geralmente ser consumidos alguns meses depois do seu prazo de validade ter terminado, desde que não existam alterações na sua cor, cheiro, textura ou sabor. Além disso, as suas embalagens devem também encontrar-se seladas e armazenadas de acordo com as indicações dadas pelo fabricante. 

Medicamentos e suplementos são algumas excepções que apenas devem ser usados quando dentro do prazo de validade, pois podem representando um perigo para a saúde. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...