Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é e para que serve o alho negro

O alho negro é um vegetal obtido a partir do alho fresco, que é sujeito a um processo de fermentação sob uma temperatura e humidade controladas. Este processo transforma o alho fresco em alho preto, o que altera a sua cor, consistência e composição, reduz o sabor e cheiro forte e lhe confere um sabor adocicado.

Quando comparado com o alho fresco, o alho negro apresenta mais benefícios, já que as suas propriedades físico-químicas são alteradas durante a fermentação, em que a alicina, que é a substância que confere ao alho fresco o cheiro e sabor intensos, é convertida em compostos benéficos para a saúde, como alcalóides e flavonóides.

O que é e para que serve o alho negro

Quais as propriedades e benefícios

O alho negro é muito usado para temperar e preparar alimentos, mas também apresenta inúmeros benefícios para a saúde devido às suas propriedades.

1. É antioxidante

O alho negro contém na sua composição antioxidantes como os flavonóides, que são obtidos durante a fermentação, que ajudam a neutralizar os radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular e algumas doenças.

2. Ajuda a prevenir e tratar o câncer

Foi demonstrado que o alho negro aumenta a morte das células tumorais e inibe o seu crescimento na leucemia e no câncer do cólon e do estômago, e diminui o tamanho do tumor no câncer de estômago.

3. Emagrece

O alho negro ajuda a reduzir o peso corporal, mediante o aumento do metabolismo e a redução do tamanho das células que contêm gordura, os adipócitos, na região abdominal. Além disso, reduz também os triglicerídeos e o mau colesterol no sangue, e aumenta o colesterol bom, prevenindo a aterosclerose e as doenças cardiovasculares.

4. É anti-inflamatório

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o alho negro ajuda a combater doenças e a melhorar os sintomas da inflamação, e contém vitamina C, muito importante para o reforço do sistema imune.

Além disso, o alho negro possui também propriedades antialérgicas, antidiabéticas e anti-inflamatórias e melhora o funcionamento do fígado.

Como é obtido

O alho negro é obtido a partir do alho fresco, através de um processo que consiste na sua fermentação a temperaturas controladas que se situam entre os 60ºC e os 90ºC, com uma humidade também controlada.

Este processo vai tornando o alho cada vez mais escuro devido ao processo de fermentação, em que se dá a conversão de alguns dos componentes do alho, como é o caso da alicina, que dá origem a alcalóides e flavonóides, muito importantes para o organismo.

Como usar o alho negro

O alho negro confere um sabor muito agradável à comida e pode ser usado de variadas formas, como no preparo de molhos, misturando o alho triturado com molho de soja ou azeite, no tempero de alimentos como carnes, saladas ou massas, ou usando pedacinhos para fazer pão de alho, por exemplo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...