Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alergia na Gravidez: O que fazer

As alergias são muito frequentes na gravidez, principalmente em pessoas que habitualmente sofrem de alergias, sendo que os sintomas podem piorar durante a gestação devido ao aumento de hormônios e às mudanças que ocorrem no corpo, podendo tornar a pessoa mais sensível aos alérgenos. Além disso, a secura e o alongamento da pele, juntamente com outras alterações, podem tornar a grávida mais suscetível a sofrer de urticária.

Embora os sintomas alérgicos possam provocar muito desconforto, a grávida deve ter cuidado antes de tomar qualquer medicamento, devendo falar com o médico, de forma a perceber quais os que são mais seguros na gravidez, já que alguns deles podem prejudicar o bebê.

Alergia na Gravidez: O que fazer

A alergia na gravidez prejudica o bebê?

Geralmente, a alergia não é perigosa para o bebê, se for adequadamente tratada. No entanto, os sintomas de asma descontrolada podem causar uma diminuição na quantidade de oxigênio no suprimento de sangue do bebê e, por isso, o controle dos sintomas da asma é muito importante para permitir que ambos recebam oxigênio suficiente.

Os remédios para alergia são seguros na gravidez?

Durante a gravidez, deve-se evitar ao máximo a ingestão de medicamentos. No entanto, é necessário avaliar os benefícios face aos riscos e, se os sintomas da alergia começarem a afetar o apetite da mãe, o sono e o bem-estar emocional, pode ser necessário recorrer a eles.

Além disso, a rinite pode-se agravar e evoluir para sinusite e asma, e nestes casos, os anti-histamínicos podem ser benéficos na gravidez. Os anti-histamínicos que são considerados mais seguros para usar em grávidas são a clorfeniramina, difenidramina e a loratadina, no entanto, só devem ser usados se recomendados pelo médico. O uso de descongestionantes não é recomendado e, em vez disso, a grávida pode optar por usar soluções sainas, para ajudar a descongestionar e lavar o nariz.

Caso se manifestem sintomas mais severos, que se prolonguem por vários dias, pode ser necessário recorrer a corticoides nasais em spray. A budesonida é considerado o fármaco de escolha para estas situações, por ser o mais seguro, mas a sua utilização deve-se evitar ao máximo.

Caso a alergia se manifeste na pele e a grávida sofra de urticária, antes de usar medicamentos, pode fazer um banho de farinha de aveia e alfazema ou um cataplasma de argila e babosa, que acalmam a irritação. Saiba como preparar estes remédios caseiros.

O que fazer para aliviar os sintomas

Antes de recorrer ao tratamento farmacológico ou mesmo para o complementar, a grávida pode tomar medidas que podem ajudar a aliviar os sintomas, como:

  • Evitar as causas que podem estar na origem da alergia;
  • Usar diariamente soluções salinas para lavagem do nariz, que ajudam a eliminar os alérgenos;
  • Evitar o contacto com animais;
  • Tomar banho e lavar o cabelo quando chega da rua, para eliminar os alérgenos, como pólen por exemplo;
  • Evitar fumo de cigarro, cheiros fortes e fumos, que podem piorar os sintomas;
  • Evitar banhos muito quentes;
  • Não usar roupa muito apertada e que não seja de algodão;
  • Evitar coçar a região afetada;
  • Praticar exercícios de relaxamento para gerir o estresse.

Além disso, a alimentação também é muito importante para ajuda a prevenir alergias na gravidez. Acredita-se que alguns óleos de peixe podem ter um efeito preventivo, assim como a ingestão de frutas e hortaliças, vitaminas C, D, E e folato.


Bibliografia

  • AMERICAN COLLEGE OF ALLERGY, ASMA AND IMMUNOLOGY. Pregnancy and Allergies. Link: <acaai.org>. Acesso em 27 Mar 2019
  • AMERICAN PREGNANCY ASSOCIATION. Hives During Pregnancy. Link: <americanpregnancy.org>. Acesso em 27 Mar 2019
  • AMERICAN ACADEMY OF ALLERGY ASTHMA & IMMUNOLOGY. Asthma, Allergies and Pregnancy. Link: <www.aaaai.org>. Acesso em 27 Mar 2019
  • APTACLUB. How allergies can affect you and your baby in pregnancy. Link: <www.aptaclub.co.uk>. Acesso em 27 Mar 2019
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem