Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alcoolismo

O alcoolismo é a dependência de bebidas alcoólicas diagnosticada quando existe a tendência de beber bebidas alcoólicas em maior quantidade do que o pretendido somado a tentativas fracassadas de deixar de beber. O álcool causa tanto dependência psicológica quanto física e interfere na capacidade de socialização e de trabalho do indivíduo.

Tratamento para Alcoolismo

O tratamento para o alcoolismo envolve exclusão do álcool do organismo que pode ser auxiliada com o uso de medicamentos para desintoxicar o fígado e diminuir o desconforto causado pela abstinência. Alguns remédios que podem ser utilizados para recuperação dos alcoólatras são:

  • Lorazepam;
  • Haloperidol 
  • Olanzapina;
  • Naltrexona;
  • Acamprosato;
  • Vitamina B (tiamina) para repor as necessidades desta vitamina no organismo;
  • Anti-histamínicos sedativos para facilitar o sono.

Estes remédios são muito úteis para o tratamento pois eles evitam o surgimento dos sintomas da síndrome de abstinência alcoólica que são: tremor das mãos, agitação, ansiedade, pulso rápido, respiração ofegante, febre e insônia. Estes sintomas podem surgir a partir da 5ª hora após o último consumo alcoólico e tende a piorar até o 4 dia quando atinge o seu grau máximo.

O tratamento deve durar um período médio de 6 meses para a desintoxicação física, mas o sucesso do tratamento é considerado alcançado 5 anos após a conclusão do tratamento, com completa abstinência e controle sobre o álcool.  O acompanhamento do indivíduo recuperado é crucial para o sucesso do tratamento que levará a sua vida inteira.

 A internação em clínicas para dependentes químicos pode ser voluntária ou involuntária, caso exista risco contra a própria vida ou de terceiros.

Cada clínica possui um esquema próprio de tratamento para o alcoolismo que frequentemente inclui além dos profissionais de saúde  como médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e professores de educação física, a família, pois grande parte dos dependentes de álcool são de famílias com desajustes sociais ou emocionais. 

Alcoólicos Anônimos

Os alcoólicos anônimos (A.A.) são uma associação sem fins lucrativos, totalmente gratuita criada para recuperar os alcoólatras e mantê-los distantes do uso do álcool. Nas reuniões dos A.A. os dependentes do álcool podem compartilhar suas experiências e, assim, receber o apoio dos outros membros do grupo.

 As reuniões são de frequência regular e de caráter anônimo. Os A.A. estão espalhados em todo o Brasil e por todo o mundo, sendo que em Portugal são conhecidos por Alcoólatras anônimos (A.A.) Apesar de ser uma grande ajuda no tratamento do alcoolismo, os A.A. não exclui a necessidade do tratamento indicado pelo médico.

Link útil:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...