Para que serve o suplemento de albumina e contraindicações

A albumina é uma proteína de alta qualidade produzida pelo fígado e que exerce diversas funções no organismo, como transportar nutrientes pelo sangue, combater os radicais livres e fortalecer o sistema imunológico. O principal alimento fonte de albumina é o ovo, sendo uma ótima opção para aumentar a quantidade e qualidade de proteínas da dieta.

Por ser uma proteína de alta qualidade e ser de ótima digestão, a albumina também pode ser consumida na forma de suplemento, que é composto apenas pela clara do ovo, ajudando no ganho de massa muscular e na recuperação após prática de atividade física intensa. Conheça outros suplementos que favorecem o ganho de massa muscular.

A suplementação com albumina é normalmente indicada 30 minutos antes ou logo após o exercício físico, podendo ser consumida junto com iogurte, leite ou suco de frutas. No entanto, o consumo excessivo de proteínas pode causar insuficiência renal e, por isso, só devem ser consumidos com a orientação de um nutrólogo ou um nutricionista.

Para que serve o suplemento de albumina e contraindicações

Para que serve a albumina

A albumina está presente em boas quantidades no corpo e em alimentos como o ovo e o leite, possuindo diversos benefícios para a saúde, dentre eles:

  • Melhorar a recuperação dos músculos após o treino;
  • Favorecer o ganho de massa muscular;
  • Combater os radicais livres;
  • Transportar os nutrientes no sangue;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Atuar como anti-inflamatório;
  • Melhorar a circulação sanguínea.

Para se ter os benefícios com a suplementação de albumina, é fundamental manter uma dieta balanceada e variada em frutas, vegetais, leguminosas, proteínas magras e cereais integrais, assim como é importante manter a prática regular de exercício físico.

Albumina engorda?

Por ser uma proteína, a albumina precisa de maior tempo para ser digerida, prolongando a saciedade e controlando a fome e, por isso, não engorda.

No entanto, o consumo do suplemento associado a uma alimentação inadequada e sedentarismo, podem contribuir para o ganho de peso.

Como tomar

O suplemento de albumina pode ser encontrado em lojas de suplementos, sendo normalmente comercializado, sendo geralmente recomendada de 20 e 40 g por dia, que pode ser misturado ao leite, suco de frutas ou iogurte e ingerido 30 minutos antes ou logo após os treinos.

Por ser feito a partir da clara do ovo, a albumina também pode ser uma boa opção de suplementação de proteína para pessoas com alergia ao leite.

Efeitos colaterais e contraindicações

O suplemento de albumina não é indicado para pessoas com insuficiência renal, que realizam hemodiálise, com problemas no fígado e pancreatite.

Além disso, o consumo excessivo de albumina pode causar alguns problemas leves como gases, diarreia e, em casos mais graves, pode sobrecarregar os rins. Por isso, é importante que o consumo de albumina seja feito somente sob orientação de um nutricionista ou nutrólogo.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Karla S. Leal, Nutricionista - em Setembro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin, Nutricionista - em Setembro de 2021.

Bibliografia

  • BAGHERI, Reza, et al. Comparison of whole egg v. egg white ingestion during 12 weeks of resistance training on skeletal muscle regulatory markers in resistance-trained men. British Journal of Nutrition. Vol.124. 10.ed; 1035-1043, 2020
  • MORTON, W, Robert et al. A systematic review, meta-analysis and meta-regression of the effect of protein supplementation on resistance training-induced gains in muscle mass and strength in healthy adults. British Journal of Sport Medicine. Vol.52. 376–384, 2018
  • CAMPELL, Bill et al. International Society of Sports Nutrition position stand: protein and exercise. Journal of the International Society of Sports Nutrition. Vol.20. 14.ed; 1-25, 207
Mais sobre este assunto: