Água oxigenada no ouvido é seguro? (como usar e riscos)

A água oxigenada no ouvido é muito usada popularmente para amaciar a cera do ouvido e ajudar a removê-la, melhorando a sensação de ouvido entupido, dificuldade para ouvir ou zumbido. 

Além disso, a água oxigenada, também conhecida como peróxido de hidrogênio, também é utilizada para ajudar a aliviar os sintomas de infecções no ouvido ou gripe.

No entanto, o uso da água oxigenada no ouvido não é recomendado pela maioria dos médicos, pois não existem evidências científicas dos seus benefícios, além de poder causar complicações, principalmente nos casos de infecções no ouvido ou perfuração no tímpano.

Imagem ilustrativa número 1

Como funciona a água oxigenada no ouvido

A água oxigenada quando aplicada no ouvido para remover cera funciona reagindo com proteínas e gorduras presentes no canal auditivo, transformando o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio.

Isso ajuda a amolecer a cera, mas não a remove, sendo necessários alguns cuidados para remover a cera completamente. Veja outras formas de usar a água oxigenada.

Como usar

Para usar a água oxigenada para tirar cera do ouvido deve-se:

  1. Pingar 4 a 6 gotas de água oxigenada 10 volumes em um ouvido;
  2. Inclinar a cabeça para o lado de forma que o ouvido em que a água oxigenada foi pingada esteja voltado para cima, e aguardar por no máximo 5 minutos;
  3. Inclinar o ouvido tratado para o outro lado, sobre uma pia, para que a o líquido escorra. Outra opção é colocar um lenço de papel ou de pano externamente no ouvido para absorver o líquido;
  4. Repetir o procedimento no outro ouvido.

Ao aplicar a água oxigenada no ouvido, pode-se ouvir um barulho de efervescência ou bolhas, o que é normal.

Como a água oxigenada forma água e peróxido de hidrogênio quando entra em contato com a cera, é recomendado não deixar no ouvido por muito tempo, pois a umidade pode favorecer o desenvolvimento de infecções no ouvido.

É seguro usar água oxigenada no ouvido?

O uso da água oxigenada no ouvido quer seja para tirar cera, ou aliviar sintomas de infecções no ouvido ou gripe, não é recomendado pela maioria dos médicos, pois não existem estudos que comprovem sua segurança e benefícios.

Isto porque a forma mais segura de remover o excesso de cera no ouvido é fazer a lavagem do ouvido no consultório do otorrinolaringologista, após avaliação do canal auditivo e causas do excesso de cera.

Além disso, a cera no ouvido tem como objetivo proteger contra infecções e evitar a entrada de poeira, insetos, água e areia, por exemplo, preservando a audição, devendo ser removida do canal auditivo somente com recomendação médica.

Marque uma consulta com um otorrinolaringologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Otorrinolaringologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Riscos da água oxigenada no ouvido

A água oxigenada no ouvido pode trazer alguns riscos para a saúde, como:

  • Inflamação ou infecções no ouvido;
  • Dor de ouvido;
  • Irritação na pele do ouvido;
  • Perda temporária da audição;
  • Tontura ou zumbido no ouvido.

Além disso, o uso da água oxigenada no ouvido com infecção, otite ou perfuração no tímpano, pode causar complicações ou piora da infecção.

A água oxigenada no ouvido quando usada em concentrações mais altas também pode causar queimaduras ou bolhas no ouvido.

Quando não usar

A água oxigenada no ouvido não deve ser usada nos casos de infecção no ouvido recente ou ativa, otite ou perfuração do tímpano.

Além disso, também não se deve usar água oxigenada no ouvido nos casos de dor de ouvido ou se existe algum tubo de ventilação no ouvido colocado na infância para tratamento de infecções de ouvido repetidas ou recorrentes.

Outras formas de tirar cera do ouvido

Algumas formas de tirar a cera do ouvido são usar remédios de farmácia ou o bulbo de irrigação do ouvido, pois ajudam a amolecer a cera e facilitam sua saída do canal auditivo. Veja como tirar a cera do ouvido em casa

No entanto, é importante ressaltar que o uso do cotonete é contraindicado pois pode empurrar o excesso de cera para dentro do canal auditivo, ou até provocar perfuração do tímpano ou perda da audição.

Vídeos relacionados