Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Água Oxigenada (peróxido de hidrogênio): o que é e para que serve

Maio 2020

O peróxido de hidrogênio, conhecido como água oxigenada, é um antisséptico e desinfetante de uso local, podendo ser usado na limpeza de feridas. Porém, o seu espetro de ação é reduzido.

Esta substância age liberando lentamente oxigênio na ferida, matando as bactérias e outros micro-organismos presentes no local. A sua ação é rápida e, se usada corretamente, não é corrosiva nem tóxica.

A água oxigenada é de uso exclusivamente externo e pode ser encontrada em supermercados e farmácias.

Água Oxigenada (peróxido de hidrogênio): o que é e para que serve

Para que serve

A água oxigenada é um antisséptico e desinfectante, que pode ser usado nas seguintes situações:

  • Limpeza de feridas, na concentração de 6%;
  • Desinfecção das mãos, pele e mucosas, em combinação com outros antissépticos;
  • Lavagem bocal em caso de estomatite aguda, na concentração de 1,5%;
  • Desinfeção de lentes de contato, na concentração de 3%;
  • Remoção de cera, quando usada em gotas para os ouvidos;
  • Desinfecção de superfícies.

Porém, é importante que a pessoa saiba que esta substância não age contra todos os microrganismos, podendo não ser suficientemente eficaz em determinadas situações. Veja outros antissépticos e saiba para que servem e como devem ser usados.

Cuidados a ter

A água oxigenada é muito instável e por isso deve ser guardada bem fechada e ao abrigo da luz.

A solução deve ser aplicada com cuidado, evitando a região dos olhos, já que pode causar lesões graves. Caso isso aconteça, deve-se lavar abundantemente com água e ir imediatamente ao médico.

Além disso, a água oxigenada não deve ser ingerida, já que é de uso exclusivamente externo. Em caso de ingestão acidental, deve-se ir imediatamente à urgência médica. 

Possíveis efeitos colaterais

A água oxigenada deve ser usada com cautela, já que pode causar irritação se entrar em contato com os olhos e se for inalada, podendo causar irritação no nariz e na garganta. Pode causar formigamento e branqueamento temporário da pele e, se não for não removida, pode causar vermelhidão e bolhas.  Além disso, se a solução estiver muito concentrada, pode causar queimaduras nas mucosas. 

A água oxigenada é de uso exclusivamente externo. Se for ingerida pode causar dor de cabeça, tonturas, vômitos, diarreia, tremores, convulsões, edema pulmonar e choque.

Quem não deve usar

A água oxigenada não deve ser usada por pessoas com hipersensibilidade ao peróxido de hidrogênio e não deve ser aplicada em cavidades fechadas, abscessos ou regiões de onde o oxigênio não possa liberar-se.

Além disso, também não deve ser usada por grávidas ou lactantes, sem orientação médica.

Bibliografia >

  • REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA. DESINFETANTES, EFICACIA E CUSTO . 2009. Disponível em: <http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/qbudCJhoJCdVz86_2013-6-21-10-41-4.pdf>. Acesso em 12 Mai 2020
  • CENTRO REGIONAL DE SAÚDE PÚBLICA DO CENTRO . PROTOCOLO DE ORIENTAÇÃO NO USO DE ANTI-SÉPTICOS, DESINFECTANTES E PRODUTOS DE LIMPEZA . 2006. Disponível em: <https://www.dgs.pt/ficheiros-dos-microsites/centro/riscos-quimicos-pdf.aspx>. Acesso em 12 Mai 2020
  • Reis, Lúcia Margarete et. al.. Avaliação da atividade antimicrobiana de antissépticos e desinfetantes utilizados em um serviço público de saúde. Revista Brasileira de Enfermagem. Vol.64. 5.ed; 870-875, 2011
  • UFTM. Manual de antissépticos padronizados. 2011. Disponível em: <http://www2.ebserh.gov.br/documents/147715/148046/ANTISSEPTICOS_PADRONIZADOS.pdf/5aee0778-a1c3-4f69-a75e-81b0159bb4c9>. Acesso em 13 Mar 2020
  • Omidbakhsh N. et. al.. Broad-spectrum microbicidal activity, toxicologic assessment, and materials compatibility of a new generation of accelerated hydrogen peroxide-based environmental surface disinfectant.. Am J Infect Control.. Vol.34. 5.ed; 251-157, 2006
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem