A água oxigenada é um antisséptico e desinfetante de uso local, podendo ser usado na limpeza de feridas e desinfecção da pele, quando combinada com outros antissépticos.
A água oxigenada, também chamada de peróxido de hidrogênio, age liberando lentamente oxigênio no local, combatendo as bactérias e outros microrganismos presentes no local. A ação desse produto é rápida e, se usada corretamente, não é corrosiva e nem tóxica.
A água oxigenada é de uso exclusivamente externo e pode ser encontrada em supermercados e farmácias em diferentes concentrações.

Para que serve
A água oxigenada é um antisséptico e desinfectante, podendo ser usado nas seguintes situações:
- Limpeza de feridas, na concentração de 10 volumes;
- Desinfecção das mãos e pele, em combinação com outros antissépticos;
- Lavagem bucal em caso de estomatite aguda;
- Desinfeção de lentes de contato, em solução de água oxigenada, encontrada em estojos próprios para lentes de contato;
- Desinfecção de superfícies.
Porém, é importante que a pessoa saiba que esta substância não age contra todos os microrganismos, podendo não ser suficientemente eficaz em determinadas situações. Veja outros antissépticos e saiba para que servem e como devem ser usados.
Além disso, antes de iniciar o uso da água oxigenada, é importante ter atenção à concentração da água oxigenada, e ter as devidas orientações do médico ou do farmacêutico sobre a sua forma de uso para evitar complicações.
Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.
Marcar consultaDisponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como usar
Para usar a água oxigenada para desinfetar feridas, deve-se limpar o local e, em seguida, aplicar a água oxigenada 10 volumes.
No caso de bochechos, é importante que 1 colher de sopa de água oxigenada 10 volumes seja diluída em 1/2 copo de água antes de fazer o bochecho ou gargarejo, sendo extremamente importante evitar engolir.
Antes de iniciar o uso da água oxigenada, é interessante aplicar uma pequena quantidade atrás da orelha, lavar o local depois de cerca de 45 minutos e aguardar 24 horas.
Se nesse período acontecer irritação, coceira ou ardor no local ou nas proximidades, é sinal de alergia ao produto, não sendo indicado fazer uso da água oxigenada.
Cuidados com a água oxigenada
A água oxigenada é muito instável e por isso deve ser guardada bem fechada e ao abrigo da luz.
A solução deve ser aplicada com cuidado, evitando a região dos olhos, já que pode causar lesões graves. Caso isso aconteça, deve-se lavar abundantemente com água e ir imediatamente ao médico.
Além disso, a água oxigenada não deve ser ingerida, já que é de uso exclusivamente externo. Em caso de ingestão acidental, deve-se ir imediatamente à urgência médica.
No caso do uso da água oxigenada para fazer bochecho ou gargarejo, caso não seja devidamente diluída, há maior risco de formação de úlceras e inchaço na boca.
Possíveis efeitos colaterais
A água oxigenada deve ser usada com cautela, já que pode causar irritação, se entrar em contato com os olhos, e se for inalada, pode causar irritação no nariz e na garganta.
Além disso, pode causar formigamento e aparecimento de manchas brancas na pele, além de vermelhidão e bolhas caso não seja removida. Se estiver muito concentrada, a água oxigenada também pode provocar queimadura nas mucosas.
A água oxigenada é de uso exclusivamente externo. Se for ingerida pode causar dor de cabeça, tonturas, vômitos, diarreia, tremores, convulsões, edema pulmonar e choque.
Quem não deve usar
A água oxigenada não deve ser usada por pessoas com hipersensibilidade ao peróxido de hidrogênio e não deve ser aplicada em cavidades fechadas, abscessos ou regiões de onde o oxigênio não possa liberar-se. Além disso, também não deve ser usada por grávidas ou lactantes, sem orientação médica.