Água micelar: o que é, para que serve e como usar

novembro 2022

A água micelar é líquido muito utilizado para limpar a pele, já que é formada por micelas, que são um conjunto de moléculas solúveis em água e óleo, de forma que conseguem penetrar profundamente os poros e absorver os resíduos presentes na pele, promovendo a sua limpeza e hidratação.

Assim, a água micelar pode ser aplicada pela manhã e à noite para remover as impurezas e a poluição acumulada na pele, reestabelecer o pH da pele e diminuir a oleosidade. Esse produto pode ser usado por qualquer pessoa, já que não é composto por substâncias irritativas e álcool, não irritando a pele.

A água micelar pode ser comprada em farmácias, supermercados, lojas de cosméticos ou em lojas online, sendo vendida por diversas marcas.

Para que serve a água micelar

A água micelar serve para:

  • Limpar a pele e os poros, sendo ideal para limpar o rosto no final do dia ou antes de aplicar maquiagem;
  • Remover maquiagem, eliminando de forma eficaz os resíduos do rosto;
  • Purificar a pele;
  • Reequilibrar a pele ao reestabelecer o seu pH, que pode ser alterado devido à poluição ou uso de maquiagem;
  • Ajudar a diminuir a oleosidade e excesso de sebo na pele;
  • Suavizar e acalmar a pele, sendo ideal para quando a pele estiver irritada e sensibilidade.

A água micelar é constituída por água, hexilenoglicol, solvente, umectante, glicerol e polietilenoglicol, de forma que não possui álcool e qualquer outro composto irritativo. Assim, pode ser aplicado em todo rosto, incluindo em volta dos olhos, e por pessoas que possuem a pele mais sensível e com maior chance de ter dermatite, sem causar qualquer tipo de irritação.

Como usar

A água micelar pode ser aplicada pela manhã e à noite, sendo apenas indicado que seja aplicada com o auxílio de algodão, espalhando o produto igualmente pelo rosto. Não é necessário enxaguar a água micelar, podendo continuar a rotina de skincare normalmente.

Quando é indicada

A água micelar pode ser usada diariamente na rotina de skincare, já que ajuda a manter a pele limpa, hidratada e saudável, além de ajudar a controlar a oleosidade do dia a dia. Além disso, o uso da água micelar pode ser indicado antes de realizar uma limpeza de pele, após ir à praia ou à piscina e para remover a maquiagem.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em novembro de 2022.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.