Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Skincare: O que é e como deve ser a rotina de cuidados da pele

Novembro 2019

Skincare é um termo inglês que significa cuidados com a pele e diz respeito à rotina diária que se deve ter para manter uma pele saudável, hidratada, suave, luminosa e jovem por mais tempo.

Para estabelecer uma rotina correta, deve-se ter em consideração o tipo de pele da pessoa, se é seca, normal, mista ou oleosa, se apresenta ou não sensibilidade e se tem propensão para acne. Saiba como determinar o seu tipo de pele fazendo o teste online.

Skincare: O que é e como deve ser a rotina de cuidados da pele

Tendo em conta o tipo de pele, a rotina de cuidados diários deve ser da seguinte forma:

1. Limpeza

A limpeza do rosto é essencial para manter a pele saudável, permitir a regeneração celular e potenciar a ação dos produtos que são aplicados no rosto. Uma limpeza correta remove as impurezas, oleosidade em excesso, sujidade e poluição acumulada durante o dia, as células mortas e a maquiagem.

A limpeza pode ser feita com gel de limpeza, leite de limpeza ou água micelar, adaptado ao tipo de pele, sendo importante passar um tônico no final, que ajuda a remover os vestígios de impurezas, tonifica a pele, diminui o tamanho dos poros e prepara a pele para receber os ingredientes ativos.

Os produtos de limpeza devem ser aplicados duas vezes ao dia, de manhã e à noite, antes da hidratação.

2. Esfoliação

A esfoliação é um passo muito importante, porque ajuda a remover as células mortas, a desobstruir os poros e a promover a renovação celular.

Durante muito tempo, aconselhou-se a fazer este passo apenas 2 vezes por semana, de forma a não agredir a pele. Porém, já existem produtos mais suaves com partículas menores, que permitem que este cuidado seja feito todos os dias, sem serem abrasivos para a pele. Além dos esfoliantes físicos, que são aqueles que têm microesferas na composição, existem ainda os esfoliantes químicos, com alfa hidroxiácidos, como o ácido glicólico ou ácido láctico, que podem ser aplicados diariamente.

3. Sérum

O sérum é um produto muitas vezes esquecido, mas é um dos mais importantes na rotina de cuidados da pele, porque tem os ativos bem mais concentrados relativamente aos cremes e porque penetram em maior profundidade, permitindo um tratamento mais eficaz.

Este produto pode ter ação hidratante, antioxidante, anti-envelhecimento ou anti-manchas, por exemplo, e deve ser escolhido tendo em conta a preocupação da pessoa em relação à sua pele.

4. Creme de olhos

Os cremes de olhos servem para hidratar e proteger a região ocular, assim como prevenir o envelhecimento e evitar o surgimento de papos e olheiras. Estes produtos têm uma textura mais ligeira que os cremes de rosto, sendo mais facilmente absorvidos pela pele.

O creme de olhos deve ser aplicado de manhã e à noite, na região óssea do contorno dos olhos, com toques suaves.

5. Creme

O creme de dia e/ou de noite serve para hidratar, nutrir e proteger a pele contra as agressões externas, tais como a poluição. O creme de dia deve ter filtro solar ou deve ser seguido da aplicação de um protetor solar.

Este produto deve ser aplicado no rosto, pescoço e colo, evitando a região dos olhos, depois de fazer a limpeza e de aplica o sérum.

Bibliografia >

  • BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cuidados necessários com a pele do rosto . 2009. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/sus/pdf/setembro/cuidados_necessarios_pele_rosto_1109.pdf>. Acesso em 18 Nov 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem