Como tirar manchas do rosto

dezembro 2022
  1. Tratamento
  2. Manchas recentes
  3. Remédio caseiro
  4. Como evitar

Para tirar ou clarear as manchas do rosto causadas pela gravidez, acne, melasma ou as causadas pelo sol, podem ser usados truques caseiros, remédios, pomadas, cremes ou tratamentos estéticos indicados pelo médico. As manchas recentes são mais fáceis de clarear com produtos simples que se compra na farmácia como cremes e loções que tem ação clareadoras. Por outro lado, no caso de manchas crônicas, ou seja, uma mancha que está presente há mais de 1 ano, pode ser necessário o uso de fórmulas mais específicas.

Os tratamentos estéticos estão normalmente recomendados para manchas mais escuras ou difíceis de eliminar e que não respondem bem a outros tratamentos, como as manchas de queimaduras, por exemplo.

Os remédios caseiros para tirar manchas da pele, como a máscara de pepino ou de tomate, por exemplo, não substituem o tratamento médico, sendo fundamental que o dermatologista seja consultado para que seja feita uma avaliação das manchas do rosto e, assim, seja indicado o tratamento mais adequado.

Tratamentos para mancha no rosto

Os principais tratamento para clarear as manchas do rosto que podem ser indicados pelo dermatologista são:

1. Uso de cremes específicos

O uso de cremes pode ser indicado pelo dermatologista no caso de manchas no rosto mais antigas, ou seja, com mais de 1 anos. Algumas opções que podem ser indicados são produtos que possuem um ou mais dos seguintes componentes em sua fórmula:

  • Hidroquinona;
  • Ácido retinoico;
  • Ácido kójico.

Esses produtos só devem ser usados sob orientação do dermatologista, já que quando usados de forma indevida podem piorar a mancha e causar danos à pele, podendo causar danos irreversíveis.

Normalmente é indicado aplicar o produto 1 ou 2 vezes ao dia exatamente no local da mancha, após limpar e tonificar o rosto. Quando a pessoa ainda apresenta espinhas e cravos na pele também é essencial controlar a oleosidade da pele, e por isso podem ser indicados outros produtos para secar as espinhas.

2. Peeling com ácidos

Nesse tipo de tratamento são aplicados ácidos na pele durante alguns segundos que depois são removidos com água e o resultado é a descamação da camada mais externa da pele. Com isso, o corpo é forçado a produzir uma nova camada de pele, eliminando as manchas e cicatrizes.

O tratamento com ácidos não é indicado quando a pessoa está com acne ativa. Veja mais sobre o peeling com ácidos.

3. Laser ou luz pulsada

O tratamento com laser ou luz pulsada atua sobre os melanócitos, que são responsáveis por dar cor à pele, fazendo com que o tom fique uniforme. O laser ou luz pulsada deve ser indicada pelo dermatologista e aplicada pelo médico ou fisioterapeuta especializado.

4. Microdermoabrasão

A microdermoabrasão consiste em uma esfoliação com aparelhos que 'lixam' a pele removendo a camada mais externa. Esse tratamento está indicado quando se deseja tirar pequenas manchas superficiais na pele.

5. Microagulhamento com dermaroller

O microagulhamento com dermaroller é um tratamento feito com um rolo cheio de agulhas que furam a pele, com a profundidade de 0,3 até 1 milímetro, o que estimula o colágeno e a formação de uma nova camada de pele, sendo uma boa opção para manchas mais profundas, é também excelente para renovar a pele e remover as cicatrizes da acne. Veja mais sobre o microagulhamento com dermaroller.

Como tirar manchas recentes

Assim que surgirem manchas na pele, como as causadas pelo sol, acne ou alguma queimadura, o dermatologista pode indicar o uso de alguns produtos como:

  • Leite de rosas ou leite de colônia: quando se trata de manchas de espinhas. Essas loções limpam e desinfetam a pele, secando as espinhas, como consequência disso, é comum a pele ter um tom mais uniforme;
  • Loção clareadora: mais indicada em caso de mancha escuras causada por queimaduras, pelo sol ou pela catapora e pode ser usada diariamente, tendo bons resultados.

Apesar da água oxigenada e do bicarbonato de sódio serem muito utilizados para tirar as manchas, o seu uso não é recomendado pelos dermatologista, já que provoca uma irritação na pele que parece clarear as manchas, mas o efeito é temporário, podendo a pele voltar a ficar escura.

Remédio caseiro

A aplicação de máscaras naturais no rosto também ajuda a clarear as manchas do rosto, sendo uma boa opção de remédio caseiro, como as máscaras de pepino, tomate ou clara de ovo.

Uma ótima máscara para acabar com as manchas na pele causadas pelas espinhas é a de leite de rosas com amêndoas moídas porque possui propriedades clareadoras.

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) de amêndoas moídas;
  • 1 colher (de chá) de leite de rosas;
  • 5 gotas de óleo essencial de palmorosa;
  • 1 colher (de chá) de mel.

Modo de preparo

Em um recipiente, misturar bem todos os ingredientes até formar uma pasta uniforme. Depois, lavar o rosto com água morna e sabonete, secar e aplicar a máscara por toda a área deixando agir por 20 minutos. Para retirar a máscara, usar um pedacinho de algodão embebido no leite de rosas.

Confira mais detalhes de como tirar as manchas do rosto no vídeo a seguir:

Como evitar as manchas no rosto

Para evitar o surgimento de novas manchas, no rosto ou em qualquer outra parte do corpo, recomenda-se alguns cuidados diários, como:

  • Não espremer cravos e espinhas;
  • Não se expôr ao sol depois de utilizar limão;
  • Sempre limpar, tonificar e hidratar a pele diariamente, utilizando produtos específicos para o seu tipo de pele.

Além disso, é muito importante utilizar diariamente um protetor solar, mesmo nos dias nublados, pois os raios solares aumentam a produção de melanina, que é responsável pela pigmentação da pele.

Nas mulheres é comum que o descontrole hormonal facilite o surgimento de manchas escuras no rosto, por isso, se as manchinhas escuras insistem em aparecer mesmo com todos esses cuidados, é recomendado uma consulta com um ginecologista, porque situações como mioma ou ovários policísticos podem estar causando manchas na pele.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Dr. Leonardo Rotolo Araújo - Dermatologista, em dezembro de 2022.
Revisão clínica:
Dr. Leonardo Rotolo Araújo
Dermatologista
Dermatologista, graduado pela Unisul, com CRM-RJ 100411-5 e membro da SBD e SBCD. Coordenador da Dermatologia do Hospital Caxias D'Or.

Tuasaude no Youtube

  • Melhores Tratamentos para Manchas na Pele

    05:36 | 418484 visualizações