Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Água de Melissa: Para que serve e Como tomar

A água de melissa é um extrato feito a partir da planta medicinal Melissa officinalis, também conhecida popularmente como erva-cidreira. Por esse motivo, este extrato contém algumas propriedades medicinais atribuídas a esta planta, como ser relaxante, ansiolítica, antiespasmódica e carminativa.

Esta é uma opção mais prática e mais fiável ao consumo do chá de erva-cidreira, por exemplo, já que a concentração das substâncias ativas da planta se encontram garantidas. Assim, o consumo diário deste extrato pode ser uma ótima opção natural para pessoas que sofrem constantemente de ansiedade leve, assim como para quem tem problemas gastrointestinais, como excesso de gases e cólicas.

Embora a Melissa officinalis não esteja contraindicada para bebês, este produto só deve ser usado em crianças com menos de 12 anos sob orientação do pediatra ou de um naturopata e, idealmente, não se deve exceder 1 mês de uso contínuo, já que apresenta álcool na sua composição.

Água de Melissa: Para que serve e Como tomar

Para que serve

A água de melissa tem alegações de tratamento de alguns problemas como:

  • Sintomas de ansiedade leve;
  • Excesso de gases intestinais;
  • Cólicas abdominais.

No entanto, segundo vários estudos feitos com a planta, a erva-cidreira também parece aliviar as dores de cabeça, diminuir a tosse e prevenir o surgimento de distúrbios renais. Veja como utilizar o chá desta planta para obter benefícios semelhantes.

O consumo de extratos de Melissa officinalis geralmente não causa o surgimento de qualquer tipo de efeito secundário, sendo bem tolerado pelo organismo. No entanto, algumas pessoas podem apresentar aumento do apetite, náuseas, tonturas e até sonolência.

Como tomar a água de Melissa

A água de Melissa deve ser consumida por via oral, seguindo a seguinte dosagem:

  • Crianças acima dos 12 anos: 40 gotas diluídas em água, duas vezes por dia;
  • Adultos: 60 gotas diluídas em água, duas vezes por dia.

Em algumas pessoas o consumo deste extrato pode causar sonolência e, por isso, nesses casos, é aconselhado evitar dirigir veículos. Além disso, não foram encontradas interações com outros medicamentos ou alimentos, podendo ser utilizado com segurança.

Quem deve evitar consumir água de Melissa

A água de Melissa não deve ser consumida por pessoas com problemas na tireoide, já que pode causar inibição de alguns hormônios. Além disso, deve ser usado com cuidado em pessoas com pressão alta ou com glaucoma.

Crianças com menos de 12 anos e grávidas também devem evitar o uso da água de Melissa sem indicação do médico ou naturopata.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem