Afta na gengiva: principais causas e tratamento

Atualizado em maio 2023

A afta na gengiva pode ser causada pelo uso de escovas de dentes duras, aparelhos ou próteses dentárias, consumo de alimentos quentes ou ácidos, alergias a produtos de higiene oral e, algumas vezes, pode ser sinal de infecção da gengiva ou câncer.

Normalmente a afta na gengiva causa sintomas como feridas e dor na boca. No entanto, dependendo da sua causa, também podem surgir outros sintomas, como febre e ínguas no pescoço.  

Em caso de afta na gengiva, é indicado consultar o dentista ou clínico geral, especialmente se a afta demorar a desaparecer ou surgirem outros sintomas. O tratamento pode ser feito com medicamentos, como anti-inflamatórios e anestésicos, de acordo com a orientação do médico, e remédios caseiros, como própolis ou mel.

Imagem ilustrativa número 1

Possíveis causas de afta na gengiva

As principais causas de afta na gengiva são:

  • Uso de escovas de dentes duras, aparelhos e próteses dentárias, por exemplo, que podem causar ferimentos na gengiva; 
  • Alimentos e bebidas quentes ou ácidos, resultando em queimaduras na gengiva;
  • Alergias, causadas pela pasta de dente ou enxaguantes bucais, por exemplo;
  • Alguns medicamentos, como quimioterápicos e anti-inflamatórios;
  • Infecções causadas por vírus ou bactérias, como herpes e sífilis;
  • Câncer, especialmente em caso de aftas que não melhoram.

Embora nem sempre seja possível identificar a causa da afta na gengiva, este tipo de afta é mais comum em momentos de estresse, período menstrual, deficiência de nutrientes, como ferro, vitamina B6 e folato, além de também poder acontecer com mais frequência em pessoas que fumam e que possuem higiene oral inadequada.

A dor na gengiva é um sintoma comum em caso de afta, mas também pode indicar outros problemas como gengivite ou o nascimento de um dos sisos, sendo importante que o dentista seja consultado. Conheça outras causas de dor na gengiva.

Afta na gengiva perto do dente é normal?

A a afta na gengiva perto do dente é normal principalmente em caso de uso de escovas de dente duras e higiene inadequada da boca, o que aumenta o risco de infecção da gengiva por microrganismos. 

Como identificar a afta na gengiva

A afta na gengiva pode ser inicialmente identificada por meio de sintomas como:

  • Ferida arredondada na gengiva com centro esbranquiçado e borda vermelha;
  • Vermelhidão na gengiva;
  • Dor na boca;
  • Dificuldade para mastigar alimentos ou falar;

Normalmente, a afta na gengiva causa uma vermelhidão no local, que é seguida pelo surgimento de uma ferida arredondada 48 a 72 horas após e que desaparece em 1 a 2 semanas.

É recomendado consultar o dentista ou clínico geral para avaliar a afta, especialmente se surgirem sintomas, como febre, ínguas no corpo e vermelhidão na pele, a afta na gengiva for frequente ou não melhorar em até 6 semanas, para confirmar o diagnóstico.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o clínico geral mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Clínicos Gerais e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

O médico pode indicar exames no sangue, como o hemograma e a dosagem de anticorpos específicos, para confirmar o diagnóstico.

Como é feito o tratamento

Normalmente, a afta na gengiva não necessita de tratamento específico, desaparecendo em 1 a 2 semanas. No entanto, o médico pode indicar o uso de medicamentos, como pomadas com anestésicos ou anti-inflamatórios, para aliviar os sintomas e acelerar a cicatrização. 

Os remédios mais indicados para afta na gengiva incluem:

Remédios de farmácia

Remédios de farmácia para afta na gengiva existem na forma de pomadas, gel e soluções contendo anestésicos, como a benzocaína, ou substâncias que protegem a mucosa da boca, como o sucralfato, para serem aplicados diretamente sobre a afta. 

Além disso, em caso de sintomas intensos, o médico pode indicar pomadas para aftas com corticoides, como triancinolona ou dexametasona. Confira mais remédios indicados para afta.

Remédios caseiros 

Algumas opções de remédios caseiros para afta na gengiva são soluções com água e sal marinho, para realizar bochechos, e a aplicação de extrato de própolis ou mel de abelha, por exemplo, que possuem propriedades antissépticas e cicatrizantes. Veja mais opções de remédios caseiros para afta.

Além disso, é importante verificar se a escovação dos dentes tem sido feita corretamente para garantir uma boa higiene bucal e evitar o surgimento de aftas.