Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Afonia: o que é, causas e tratamento

Setembro 2020

A afonia é quando acontece a perda total da voz, podendo ser de forma repentina ou gradual, mas que não acostuma causar dor ou incômodo, e nem qualquer outro sintoma.

Normalmente é causada por fatores ambientais e psicológicos como a ansiedade generalizada, estresse, nervosismo, ou pressão social mas também pode ser desencadeada por inflamações na garganta ou cordas vocais, alergias e substâncias irritantes como o tabaco.

O tratamento para essa condição visa tratar o que a desencadeou, e por isso, o tempo até que a voz volte pode variar de acordo com a causa, podendo ser desde nos casos mais leves, 20 horas até 2 duas semanas para a recuperação completa, mas em todos os casos, é comum que a voz volte completamente.

Afonia: o que é, causas e tratamento

Principais causas

A afonia tem causas variadas, entre as principais estão:

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Inflamação na laringe;
  • Refluxo gástrico;
  • Inflamação nas cordas vocais;
  • Pólipos, nódulos ou granulomas na laringe ou cordas vocais;
  • Gripe;
  • Uso em excesso da voz;
  • Resfriado;
  • Alergia;
  • Substâncias como álcool e tabaco. 

Quando os casos de afonia estão relacionado com inflamações, seja nas cordas vocais, garganta ou qualquer outra região da boca ou traqueia, é comum a presença de sintomas como dor, inchaço e dificuldade para engolir. Confira os 7 remédios caseiros que podem acelerar a melhora da inflamação.

A melhora da afonia costuma acontecer dentro de 2 dias, caso não tenha ligação com inflamações ou alguma outra condição física como uso em excesso da voz e gripe, no entanto caso isso não aconteça, é importante procurar um clínico geral ou otorrino, para que possa ser feito a avaliação e confirmado o que causou a perda da voz. 

Como é feito o tratamento 

O tratamento da afonia quando não está envolvida com alguma doença e não apresenta uma causa clínica, é feito com o fonoaudiólogo, que junto com a pessoa fará exercícios que estimulam as cordas vocais, em conjunto pode ser recomendado a hidratação abundante e que não se consuma alimentos muito quentes ou muito gelados.

Já nos casos em que a afonia é um sintoma de algum tipo de inflamação, alergia ou algo como pólipos ou nódulos por exemplo, o clínico geral primeiro irá recomendar o tratamento para eliminar a causa, e só depois será feito o encaminhamento ao fonoaudiólogo para que voz seja tratada e a afonia curada. 

Além disso, em alguns casos, onde a pessoa apresenta algum transtorno psicológico como a ansiedade generalizada ou irritabilidade em excesso, por exemplo, pode ser indicado a psicoterapia para que os problemas sejam encarados de outra forma e afonia não retorne. 

Bibliografia >

  • NED TIJDSCHR GENEESKD . Psychogenic aphonia; an effective and rapidly treatable conversion. 1992. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/1574150/>. Acesso em 18 Set 2020
  • SWISS MED WKLY. Psychogenic aphonia: no fixation even after a lengthy period of aphonia. 2010. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19924583/>. Acesso em 18 Set 2020
  • PSYCHOTHER PSYCHOSOM . Functional aphonia. A conversion symptom as defensive mechanism against anxiety. 1988. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3237959/>. Acesso em 18 Set 2020
  • BRAZILIAN JOURNAL OF OTORHINOLARYNGOLOGY. Disfonia psicogênica: diversidade de apresentações clínicas e vocais de uma série de casos. 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942014000600497&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em 18 Set 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem