Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Acumuladores compulsivos

Os acumuladores compulsivos são indivíduos, principalmente idosos ou pacientes com transtorno de ansiedade, que sofrem de um transtorno psicológico que provoca o desejo de acumular objetos, ou animais, em excesso e sem necessidade.

Normalmente os objetos acumulados são aleatórios e encontrados no lixo, mas o paciente os vê como podendo ser necessários no futuro ou podendo vir a ter valor monetário elevado. Além disso, são incapazes de jogar no lixo qualquer tipo de coisa mesmo que já não possua utilidade ou seja perigosa.

Acumuladores compulsivos

Características dos acumuladores compulsivos

As características dos acumuladores compulsivos podem ser difíceis de identificar e, geralmente, os pacientes podem ser confundidas com colecionadores, no entanto as principais diferenças são:

  • Juntar coisas desnecessárias e sem valor;
  • Não manter os objetos organizados e arrumados;
  • Acumular objetos por todos os locais da casa; 
  • Ter muitos animais domésticos, sem ter como os alimentar ou abrigar.

Geralmente, os pacientes acumuladores compulsivos são indivíduos que se tornam isolados por terem vergonha da sua situação e do aspecto de sua casa, podendo também acontecer que as pessoas que vivem com eles não sejam capazes de morar nas mesmas condições. Assim, os acumuladores têm maiores chances de desenvolver outras doenças psiquiátricas, como a depressão, ou infecções.

Tratamento para acumuladores compulsivos

O tratamento para acumuladores compulsivos pode ser feito através da terapia comportamental, sendo que o psicólogo procura descobrir a causa da ansiedade que está causando o desejo de guardar as coisas. No entanto, este tratamento pode demorar vários anos para fazer efeito pois requer muita dedicação do paciente.

Os remédios antidepressivos podem, também, ser utilizados para complementar o tratamento, ajudando o paciente a evitar o desejo de acumulação compulsiva.

Normalmente os acumuladores compulsivos não procuram tratamento porque não percebem que a sua situação é uma doença, pelo que os familiares e amigos tomam um papel muito importante em ajudar a pessoa a se curar.

Link útil:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...