Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Actinomicose e como é feito o tratamento

Atualizado em Outubro 2019

A actinomicose é uma doença que pode ser aguda ou crônica e é rara e invasiva, causada pela bactéria do gênero Actinomyces spp, que geralmente faz parte da flora comensal de regiões como a boca, trato gastrointestinal e urogenital.

No entanto, em alguns casos raros, quando estas bactérias invadem essas mucosas, podem alastrar para outras regiões do corpo e causar a doença, gerando uma infecção granulomatosa crônica caracterizada pela formação de pequenos aglomerados, chamados grânulos de enxofre, devido à sua cor amarelada, podendo gerar sintomas como febre, perda de peso, coriza, dor no peito e tosse, por exemplo.

O tratamento da actinomicose consiste na administração de antibióticos e, em alguns casos, na realização de uma cirurgia para a remoção de tecido infectado.

O que é Actinomicose e como é feito o tratamento

Quais as causas

A actinomicose é uma doença causa por bactérias das espécies Actinomyces israelii, Actinomyces naeslundii, Actinomyces viscosus e Actinomyces odontolyticus, que geralmente estão presentes na flora da boca, nariz ou garganta, sem causarem infecção.

No entanto, em casos raros, como em situações em que o sistema imune esteja fragilizado, em casos em que a pessoa faça uma incorreta higiene oral ou desenvolva uma infecção após uma cirurgia dentária ou em que a pessoa esteja desnutrida, por exemplo, as bactérias podem atravessar a proteção destas mucosas por uma área lesionada, como uma gengiva inflamada, um dente desvitalizado ou amígdalas, por exemplo, invadindo essas regiões, onde se multiplicam e geram a doença.

Possíveis sinais e sintomas

A actinomicose é uma doença infeciosa caracterizada pela formação de pequenos aglomerados na pele, chamados grânulos de enxofre, devido à sua cor amarelada, mas que não possuem enxofre.

Além disso, outros sintomas que podem surgir em pessoas com actinomicose são febre, perda de peso, dor na região afetada,  surgimento de caroços nos joelhos ou no rosto, feridas na pele, coriza, dor no peito e tosse.

Como é feito o tratamento

O tratamento da actinomicose consiste na administração de antibióticos, como penicilina, amoxicilina, ceftriaxona, tetraciclina, clindamicina ou eritromicina, por exemplo.

Além disso, em alguns casos, como quando surge um abscesso, por exemplo, pode ser necessário realizar uma drenagem do pus ou remoção do tecido afetado, de forma a evitar que a infecção alastre para outras regiões do corpo.


Bibliografia

  • VALOUR, Florent et. al.. Actinomycosis: etiology, clinical features, diagnosis, treatment, and management. Infect Drug Resist.. 7. 183-197, 2014
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem