Aconito (Aconitum napellus): para que serve e como usar

Dezembro 2021

O acônito ou Aconitumnapellus, é uma planta venenosa, mas utilizada na medicina homeopática, de forma muito diluída, para o tratamento de febre, ansiedade, nervosismo ou síndrome do pânico, por exemplo, pois possui alcalóides com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e sedativas. 

No entanto, o uso homeopático do acônito é uma forma de tratamento alternativo ou complementar, pois não existem estudos científicos suficientes sobre sua eficácia. Além disso, os alcalóides presentes no acônito são muito tóxicos e podem causar efeitos colaterais graves, como arritmias cardíacas ou dificuldade respiratória, e colocar a vida em risco.

O acônito pode ser encontrado em farmácias homeopáticas na forma glóbulos, e deve ser usado somente com indicação do médico homeopata. Embora essa planta seja utilizada na homeopatia, o seu uso nunca deve substituir o tratamento médico convencional com remédios alopáticos.

Aconito (Aconitum napellus): para que serve e como usar

Para que serve

O acônito possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antipiréticas, descongestionantes, antitussígenas, cardiotônicas, diuréticas, sedativas e sudoríferas, sendo normalmente indicada como remédio homeopático para:

  • Febre com delírios;
  • Medo ou fobia;
  • Ansiedade;
  • Nervosismo;
  • Crises pânico;
  • Tosse seca;
  • Asma ou bronquite;
  • Gota;
  • Artrite reumatóide.

O uso do acônito na homeopatia deve ser indicado pelo médico, que deve orientar o tipo de formulação homeopática mais adequada, preparada em farmácias homeopáticas de forma muito diluída para diminuir o risco de intoxicação, e com doses individualizadas. 

É importante ressaltar que o tratamento homeopático com o acônito, não substitui o tratamento médico convencional com remédios alopáticos.

Como usar

Por ser uma planta tóxica, o acônito deve ser usado somente conforme orientado pelo médico homeopata, na forma de glóbulos homeopáticos e com doses individualizadas.

Possíveis efeitos colaterais

O acônito é uma planta tóxica que pode causar efeitos colaterais graves que podem colocar a vida em risco, como arritmias cardíacas, dificuldade respiratória, fraqueza intensa ou incapacidade de realizar movimentos. Além disso, pode causar náuseas, vômitos e suor excessivo.

Por isso, o uso do acônito só deve ser feito com indicação do médico homeopata.

Quem não deve usar

Os glóbulos homeopáticos do acônito não devem ser usados por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia aos componentes da formulação.

Além disso, a planta Aconitum napellus não deve ser usada em formulações caseiras, como chás, infusões ou aplicada sobre a pele, por ser uma planta tóxica com efeitos colaterais graves.

É importante ressaltar que o uso do acônito deve ser feito apenas após indicação do médico homeopata.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • CHAN, Yau-Tuen; WANG, Ning; FENG, YIBIN. The toxicology and detoxification of Aconitum: traditional and modern views. Chin Med. 16. 1; 61, 2021
  • TAI, C. J.; et al. Clinical Aspects of Aconitum Preparations. Planta Med. 81. 12-13; 1017-28, 2015
  • CHAN, T. Y. K. Aconitum alkaloid poisoning related to the culinary uses of aconite roots. Toxins (Basel). 6. 9; 2605-11, 2014
  • NYIRIMIGABO, E.; et al. A review on phytochemistry, pharmacology and toxicology studies of Aconitum. J Pharm Pharmacol. 67. 1; 1-19, 2015
Mais sobre este assunto: