Ácido hialurônico em cápsulas: para que serve e como usar

Atualizado em maio 2022

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente produzida pelo organismo que está presente em todos os tecidos corporais, especialmente nas articulações, pele e olhos. No entanto, é normal que aconteça diminuição da produção de ácido hialurônico à medida que a pessoa envelhece, permitindo o surgimento de rugas e problemas articulares, por exemplo.

Dessa forma, para combater e prevenir as rugas e alterações na articulação, pode ser recomendado pelo médico o uso de ácido hialurônico em cápsulas, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias convencionais, podendo também ser encontrado incorporado em alguns cremes. Conheça mais sobre o ácido hialurônico e como usar.

Imagem ilustrativa número 2

Para que serve

O ácido hialurônico é uma sustância presente no líquido sinovial, que é responsável pela lubrificação das articulações, humor vítreo, que mantém a forma do olho, e colágeno, que é um dos principais constituintes da pele. Assim, o uso do ácido hialurônico em cápsulas pode servir para:

  • Evitar o surgimento de sinais de envelhecimento;
  • Promover a regeneração da pele, reduzindo as rugas e manchas;
  • Aliviar dores articular, melhorando a lubrificação das articulações;
  • Evitar o desenvolvimento de osteoartrite, osteodistrofia ou artrite reumatoide.

Além disso, o ácido hialurônico também melhora a capacidade de cicatrização da pele, pois facilita a hidratação e a eliminação de toxinas.

Como usar

Para que tenha os efeitos desejados, pode ser indicado pelo médico o uso de cápsulas de 50 a 250 mg 2 a 5 vezes por dia, que podem ser ingeridas antes ou durante a refeição.

Efeitos colaterais 

Não estão descritos efeitos colaterais do ácido hialurônico em cápsulas, no entanto, é aconselhado não ingerir mais do que a dose recomendada.

Quem não deve tomar

Apesar de não terem sido relatados efeitos colaterais associados ao uso do ácido hialurônico, o uso dessa substância em cápsulas não é indicada para pessoas que possuem hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula. Além disso, grávidas e lactantes só devem utilizar o ácido hialurônico em cápsulas só deve ser utilizado após orientação médica.