Abrilar xarope: para que serve e como tomar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
fevereiro 2022

O Abrilar é um xarope expectorante natural produzido a partir da planta Hedera helix, indicado para tosse pois ajuda a deixar o catarro mais líquido, facilitando sua eliminação. Além disso, esse xarope relaxa os músculos dos brônquios, melhorando a capacidade respiratória, reduzindo os sintomas de falta de ar causados por inflamação das vias respiratórias.

Esse xarope pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, contendo 7 mg de Herdera helix para cada 1 mL do xarope, vendido em frascos de 100 ou 200 mL.

O Abrilar xarope pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos de idade e deve ser usado com indicação médica, nas doses e pelo tempo de tratamento orientados pelo médico.

Para que serve

O Abrilar xarope é indicado para o tratamento de sintomas de inflamação das vias respiratórias, com aumento da produção de catarro ou que causem espasmos dos brônquios pulmonares, sendo, por isso, usado nos casos de tosse com catarro, bronquite, gripe ou pneumonia, por exemplo, tanto em adultos como em crianças.

Esse remédio ajuda a eliminar o catarro mais facilmente e a relaxar os músculos dos brônquios aliviando os sintomas da inflamação das vias respiratórias e deve ser usado com indicação médica.

Como tomar

O Abrilar xarope deve ser usado por via oral, e a dose deve ser medida utilizando o copo dosador fornecido na embalagem.

As doses do xarope Abrilar normalmente recomendadas variam de acordo com a idade, e incluem:

  • Crianças entre os 2 e os 7 anos: a dose normalmente recomendada é de 2,5 mL do xarope Abrilar, 3 vezes por dia, ou conforme orientação do pediatra;
  • Crianças com mais de 7 anos: a dose normalmente recomendada é de 5 mL do xarope Abrilar, 3 vezes ao dia, ou conforme orientação do pediatra;
  • Adultos: a dose normalmente recomendada é de 7,5 mL do xarope Abrilar, 3 vezes por dia, ou conforme orientação médica.

O tempo de tratamento com o Abrilar xarope varia de acordo com a intensidade dos sintomas, mas normalmente é necessário utilizar pelo menos durante 1 semana, devendo ser mantido durante 2 a 3 dias após a diminuição dos sintomas ou conforme indicado pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais

O efeito colateral mais frequente do uso deste xarope é o surgimento de diarreia, devido à presença de sorbitol na sua fórmula. Além disso, pode ainda surgir uma ligeira sensação de náusea.

A ingestão de doses superiores à recomendada pode causar náuseas, vômitos e diarreia.

Quem não deve usar

O xarope Abrilar não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos de idade ou pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes presentes na fórmula.

Além disso, esse xarope só deve ser usado em mulheres grávidas ou que estejam em amamentação se for recomendado pelo médico.

Veja expectorantes caseiros que podem ser usados para tratar a tosse com catarro.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em fevereiro de 2022.

Bibliografia

  • FARMOQUÍMICA S/A. Abrilar xarope 7mg/mL (Hedera helix L. - fitoterápico). Disponível em: <https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/abrilarxarope.pdf>. Acesso em 01 fev 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Remédio Caseiro para Gripe

    01:08 | 1181668 visualizações
  • Remédios Caseiros para a Tosse

    03:28 | 1504868 visualizações