Abdome agudo: o que é, sintomas, causas e tratamento

O abdome agudo é uma síndrome caracterizada por sintomas e sinais como dor abdominal intensa, febre, náuseas e vômitos, barriga inchada e contração dos músculos abdominais.

Essa condição pode surgir como resultado de diversas condições, como obstrução intestinal, sangramento na região interna do abdômen e perfuração de vísceras, por exemplo.

Leia também: Obstrução intestinal: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/obstrucao-intestinal

Na presença de sintomas indicativos de abdome agudo, deve-se procurar um atendimento de emergência. Assim, o médico poderá fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento, que poderá ser feito com o uso de remédios ou cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de abdome agudo

Os principais sintomas de abdome agudo são:

  • Dor abdominal intensa repentina, ou com início moderado e que piora com o passar do tempo.
  • Contração dos músculos abdominais;
  • Dor e sensibilidade na barriga ao toque;
  • Febre;
  • Mal-estar geral;
  • Náuseas e vômitos; 
  • Distensão abdominal;
  • Diarreia ou prisão de ventre.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

No entanto, os sintomas de abdome agudo variam conforme a causa dessa síndrome.

Na presença de sintomas como dor abdominal repentina e intensa, febre alta e batimentos cardíacos acelerados, deve-se procurar um atendimento médico de emergência, para evitar complicações como necrose, gangrena e óbito.

Tipos de abdome agudo

Os tipos de abdome agudo são:

1. Abdome agudo obstrutivo

O abdome agudo é caracterizado pela obstrução intestinal, que provoca dor, distensão intestinal, parada de eliminação de flatos e fezes, além de vômito alimentar, bilioso ou fecaloide.

Este tipo de abdome agudo pode ser causado por condições como aderências, hérnias estranguladas, neoplasias, doenças inflamatórias, obstrução pilórica e áscaris.

2. Abdome agudo perfurativo

A pessoa com abdome agudo perfurativo pode apresentar dor abdominal repentina, intensa e que piora com o passar do tempo.

Este tipo é causado pela perfuração de vísceras, liberando o conteúdo do espaço interno do intestino por onde passam os alimentos e onde ocorre a digestão e a absorção de nutrientes, no peritônio.

3. Abdome agudo vascular

O abdome agudo vascular, também conhecido como abdome agudo isquêmico, é provocado pela interrupção de sangue para porções do intestino, podendo causar  dor abdominal repentina e de intensidade variável.

Se não for tratada, essa condição pode provocar uma necrose intestinal.

4. Abdome agudo cirúrgico

O abdome agudo cirúrgico é uma síndrome clínica grave caracterizada por dor abdominal intensa e de início repentino e que, muitas vezes, necessita de intervenção ou cirurgia imediata.

Este tipo de síndrome apresenta risco de vida e exige diagnóstico e tratamento imediatos.

5. Abdome agudo hemorrágico

O abdome agudo hemorrágico surge devido a um sangramento significativo na região abdominal.

Este tipo de abdome agudo pode estar relacionado com situações como gravidez ectópica, cisto hemorrágico de ovário ou ainda baço ou fígado lacerado, por exemplo.

6. Abdome agudo inflamatório

O abdome agudo inflamatório pode causar dor que começa de forma leve e tende a piorar com o passar do tempo.

Esta condição é causada por uma alteração inflamatória ou infecciosa na parte interna do abdome, devido a apendicite aguda, colecistite aguda, diverticulite aguda, ou doença inflamatória pélvica, por exemplo.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo gastroenterologista ou cirurgião clínico, por meio do exame físico e avaliação do histórico de saúde da pessoa.

Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar a realização de exames de imagem como radiografia, ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Exames laboratoriais, como hemograma completo e dosagem de eletrólitos, ureia e creatinina, geralmente também são solicitados.

Rx de abdome agudo

O Rx, ou raio x de abdome agudo, é um exame de imagem de emergência que tem o objetivo de diagnosticar o abdome agudo, além de ajudar a detectar bloqueios ou perfurações no intestino.

Leia também: Raio X: o que é, tipos, para que serve e como funciona tuasaude.com/raio-x

Possíveis causas

O abdome agudo pode ser causado por condições médicas e cirúrgicas, como:

  • Problemas inflamatórios ou infecciosos intra-abdominal, como apendicite aguda, colecistite aguda, diverticulite, pancreatite aguda e doença inflamatória pélvica;
  • Obstrução intestinal, devido a situações como aderência, neoplasia, íleo biliar e áscaris, por exemplo;
  • Perfuração de vísceras, relacionado a condições como úlcera duodenal, diverticulite, câncer gastrointestinal e perfuração uterina;
  • Interrupção de sangue para porções do intestino, devido a isquemia mesentérica, infarto esplênico, ruptura ou dissecção de aneurisma da aorta abdominal, por exemplo;
  • Sangramento significativo na região abdominal, como em condições como gravidez ectópica, cisto hemorrágico de ovário e baço ou fígado lacerado;

O abdome agudo também pode ser causado por condições ginecológicas e urológicas, como torção do ovário, dismonorreia, cistite, pielonefrite e litíase urinária.

Como é feito o tratamento

O tratamento do abdome agudo pode incluir:

1. Remédios

O uso de remédios analgésicos, como acetaminofeno, cetorolaco parental e opioides, pode ser indicado pelo médico para aliviar as dores.

O médico também pode administrar antibióticos de amplo espectro, em casos de infecção, contaminação do peritônio ou sepse.

2. Cirurgia

A cirurgia imediata é geralmente necessária para tratar condições como perfuração de órgãos, isquemia mesentérica aguda, gravidez ectópica rota e torção ovariana ou tubária.

A cirurgia também pode ser indicada em casos de diverticulite complicada, aneurisma da aorta abdominal e cálculo renal infectado ou obstrutivo.

Vídeos relacionados

Sintomas, causas e tratamento para a BARRIGA DURA e INCHADA

05:22 | 35.094 visualizações

Os sinais de CÂNCER DE INTESTINO que você não pode ignorar

05:02 | 37.845 visualizações