Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

7 mitos populares sobre alimentação explicados

Na crença popular existem muitos mitos relacionados com a alimentação que foram surgindo ao londo dos tempos e mantidos por várias geração.

Alguns exemplos incluem o medo de comer manga com leite ou de comer comida vegetariana para emagrecer e perder peso, por exemplo.

No entanto, é importante se informar antes de acreditar em mitos populares, pois a alimentação deve ser usada para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar. A seguir estão explicados 7 dos mitos mais populares sobre alimentação:

1. Comida vegetariana emagrece

7 mitos populares sobre alimentação explicados

A comida vegetaria não emagrece, pois a perda de peso só acontece se houver uma redução das calorias consumidas. Apesar de conter mais fibras, legumes e vegetais, a alimentação vegetariana também pode conter excesso de gorduras, frituras e molhos calóricos, o que, se não for bem regulado, favorece o ganho de peso.

2. Chá causa impotência

7 mitos populares sobre alimentação explicados

Os chás não causam impotência, mas essa crença existe porque as bebidas quentes dão uma sensação de relaxamento e ajudam a acalmar. No entanto, alguns chás podem até ser afrodisíacos, como o chá preto e o chá de catuaba, aumentando a libido, melhorando a circulação e ajudando a combater a impotência.

3. Manga com leite faz mal

7 mitos populares sobre alimentação explicados

É frequente ouvir falar que tomar leite com manga faz mal, mas essa mistura é rica em nutrientes e faz muito bem à saúde.

O leite é um alimento completo, com diversos nutrientes e só é contraindicado em casos de intolerância à lactose, enquanto a manga é uma fruta rica em fibras e enzimas que facilitam a digestão, ajudando a regular o intestino.

Tire sua dúvida e saiba se comer manga e banana à noite faz mal.

4. Alimentos integrais não engordam

7 mitos populares sobre alimentação explicados

Alimentos integrais, como cereais integrais, pão, arroz e macarrão integral, quando consumidos em excesso também engordam.

Apesar de serem ricos em fibras, esses alimentos também contêm calorias que favorecem o aumento de peso, se não consumidos de maneira equilibrada.

5. O gás do refrigerante causa celulite

7 mitos populares sobre alimentação explicados

Na verdade, o que pode aumentar a celulite é o açúcar que os refrigerantes têm, não o gás das bebidas. As bolhas que se formam devido ao gás nos refrigerantes não se relacionam com a celulite, pois não contêm calorias e são eliminados do intestino.

6. Gorduras sempre fazem mal à saúde

7 mitos populares sobre alimentação explicados

As gorduras nem sempre fazem mal à saúde, pois o benefício ou malefício dependem do tipo e da quantidade de gordura que se ingere. As gorduras trans e saturadas, presentes nas carnes vermelhas e nas frituras, prejudicam a saúde, mas as gorduras insaturadas, que estão no azeite, em peixes e frutas secas, ajudam a combater o colesterol e melhoram a saúde, especialmente do coração.

7. Laranja é a fruta mais rica em vitamina C

7 mitos populares sobre alimentação explicados

Apesar de a laranja ser uma fruta muito conhecida por ter vitamina C, existem outras frutas com maior quantidade dessa vitamina, como o morango, a acerola, o kiwi e a goiaba.

Assista também ao vídeo seguinte e saiba quais os erros alimentares mais comuns e o que fazer para corrigi-los:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem