Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

6 dicas para vencer a candidíase

A candidíase é uma infecção fúngica causada pela Cândida Albicans, que afeta principalmente a boca e os órgãos genitais, causando coceira, ardência, dor e corrimento branco grumoso, com textura de nata ou leite talhado.

Essa doença se manifesta quando o sistema imune está enfraquecido ou quando ocorrem alterações no pH da região genital e pode ser tratada com pomada ou medicamentos antifúngicos, de acordo com orientação do médico.

A seguir estão dicas que ajudam a curar e prevenir uma nova candidíase:

1. Se lavar só 1 vez por dia

Deve-se lavar a região íntima apenas durante os banhos, evitando as lavagens com duchas sempre que usar o banheiro, pois isso altera o pH local e favorece a proliferação do fungo causador da candidíase. As mulheres também devem limpar a região de frente para trás, evitando contaminações pelas fezes, utilizar sabonetes neutros e evitar o uso de absorventes internos.

2. Usar roupa folgada

Roupas leves e de algodão permitem que a pele respire e fazem com que o fungo da candidíase não se desenvolva tanto como acontece quando se usa roupa apertada, porque o calor da região favorece a proliferação do fungo.

3. Não ficar com roupa molhada

Depois da praia ou da piscina, deve-se secar a região íntima e trocar de roupa o mais rápido possível, pois a umidade ajuda os fungos a se desenvolverem mais.

Usar camisinha nas relações íntimasUsar camisinha nas relações íntimas
Trocar as roupas molhadas por roupas secas logo que possívelTrocar as roupas molhadas por roupas secas logo que possível

4. Usar sempre camisinha

O preservativo deve ser utilizado durante relações entre pessoas que estão em tratamento de candidíase ou que apresentarem os sintomas, para evitar a contaminação do parceiro.

5. Não comer açúcar e carboidratos

Alimentos como pão, queijo, chocolate, bolos e doces aumentam a quantidade de açúcar no sangue e favorecem o desenvolvimento de fungos. Deve-se dar preferência a alimentos que fortaleçam o sistema imune, como frutas, legumes, peixes e castanhas. Veja no vídeo a seguir o que se deve comer:

6. Beber chá de equinácea

Deve-se beber o chá de equinácea pelo menos 3 vezes por semana, pois fortalece o sistema imune e reduz o desenvolvimento da candidíase. Veja mais em Equinácea.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...