Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 vantagens de correr na esteira

Correr na esteira da academia ou em casa é uma forma fácil e eficaz de fazer exercício físico porque requer pouca preparação física e mantém os benefícios da corrida, como aumento da resistência física, queima de gordura e desenvolvimento de vários grupos musculares, como pernas, costas, abdominais e glúteos.

Embora a corrida possa ser feita no exterior sem qualquer aparelho, correr na esteira tem outros benefícios, como permitir a prática de atividade física em dias de chuva, por exemplo.

Veja aqui um exemplo de treino para correr 15 km na esteira ou na rua.

5 vantagens de correr na esteira

Outras vantagens de correr na esteira incluem:

  1. Maior segurança: correr no interior com uma esteira reduz o risco de acidentes, como colocar o pé num buraco ou acidentes de trânsito, aumentando a segurança;
  2. Correr a qualquer hora do dia: pode-se utilizar a esteira a qualquer hora do dia e, por isso, é possível queimar gorduras mesmo depois de terminar as tarefas diárias, mesmo que de noite;
  3. Manter o ritmo: na esteira é possível regular uma velocidade constante de corrida, impedindo que a corrida se torne muito lenta ao longo do tempo;
  4. Regular o tipo de piso: a esteira, além regular a velocidade, também permite dificultar a corrida, possibilitando correr em pisos mais acentuados, como se estivesse correndo em uma montanha;
  5. Controlar o ritmo cardíaco: geralmente as esteiras possuem aparelhos que ajudam a medir a frequência cardíaca através do contato da mãos com a barra de segurança, por exemplo, e assim é mais possível evitar problemas cardíacos, como taquicardia.

Além disso, correr na esteira por 30 minutos, 3 a 4 vezes por semana, melhora os hábitos de sono, aumenta os níveis de energia e previne contra problemas cardiovasculares, como pressão alta ou infarto, porque reduz os níveis de colesterol no sangue e diminui a pressão arterial.

Dicas para correr na esteira

Para correr na esteira sem se machucar ou desistir, por causa de dores ou lesões musculares, algumas dicas simples incluem:

  • Iniciar com um aquecimento de 10 minutos, alongando os braços e as pernas;
  • Começar a correr numa velocidade mais baixa, aumentando a cada 10 minutos, por exemplo;
  • Colocar o tronco reto e manter o olhar direcionado para a frente;
  • Não segurar na barra lateral de segurança;
  • Evitar inclinar a esteira em excesso, especialmente nos primeiros dias.

Correr na esteira é uma atividade fácil e, normalmente, sem perigo, no entanto, é recomendado utilizar o aparelho sob orientação de um professor de educação física ou fisioterapeuta, evitando agravar problemas de saúde, como artrite ou sobrecarga cardíaca.

Além disso, quando a pessoa está com peso acima do normal, deve ter cuidados especiais, como calcular as batidas cardíacas ou fortalecer a musculatura, por exemplo, para prevenir complicações cardíacas ou desgaste das articulações. Saiba mais em: 7 dicas para correr quando se está acima do peso.

Se gostou desta informação veja outros artigos semelhantes em:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...