Drenagem postural: o que é, para que serve e como fazer

Atualizado em setembro 2023

Drenagem postural é uma técnica indicada para desobstruir as vias aéreas, pois ajuda a eliminar o catarro do pulmão através da ação da gravidade, sendo útil principalmente em doenças com grande quantidade de secreção, como fibrose cística, bronquiectasia, pneumopatia ou atelectasia.

No entanto, essa técnica também pode ser feita em casa para ajudar a eliminar o catarro dos pulmões em caso de gripe ou bronquite, por exemplo.

Além disso, fazendo a drenagem postural modificada é possível usar esta mesma estratégia para remover o excesso de líquidos em qualquer parte do corpo, como pernas, pés, braços, mãos, joelho, e inclusive na região genital, de acordo com a necessidade da pessoa e orientação do fisioterapeuta. 

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A drenagem postural é indicada para:

  • Fibrose cística;
  • Bronquiectasia;
  • Atelectasia;
  • Pneumonia;
  • Gripe ou resfriado;
  • Bronquite.

A drenagem postural ajuda a eliminar o catarro dos pulmões através da ação da gravidade, desobstruindo os pulmões e melhorando as trocas gasosas, sendo uma das técnicas utilizadas na fisioterapia respiratória. Saiba mais sobre a fisioterapia respiratória

Além disso, a drenagem postural pode ser indicada sempre que é preciso mover líquidos do corpo, podendo ajudar também a desinchar qualquer outra área do corpo, como pernas, pés, braços, mãos ou região genital, por exemplo.

A drenagem postural deve ser feita com orientação do fisioterapeuta e fazer parte do tratamento recomendado pelo pneumologista.

Como fazer a drenagem postural 

Para fazer a drenagem postural para eliminar as secreções do pulmão, deve-se:

  1. Deitar na cama ou no chão de barriga para cima, sem travesseiro sob a cabeça e com o corpo inclinado entre 15 a 30 graus, mantendo a cabeça mais baixa que o resto do corpo;
  2. Colocar 2 travesseiros por baixo dos quadris, de forma a ajudar a eliminar o catarro da parte frontal inferior dos pulmões; 
  3. Deitar do lado esquerdo, mantendo os travesseiros sob os quadris, para eliminar o catarro do lado inferior do pulmão direito. Depois virar para o lado direito para limpar o pulmão esquerdo;
  4. Virar de barriga para baixo, colocando os travesseiros sob a barriga, e posicionando os braços próximos à cabeça.

Além dessas posições, também pode-se utilizar uma rampa inclinada, mantendo a cabeça mais baixa que o restante do corpo.

Não existe um tempo pré-determinado para se manter na posição de drenagem postural, por isso, deve-se ter a orientação do fisioterapeuta. Desta forma, pode ser indicado de 1 a 5 minutos na posição de drenagem postural, ou mais, o que varia se outros tratamentos estão associados a essa técnica.

A drenagem postural pode ser feita de 3 a 4 vezes por dia ou à critério do fisioterapeuta, sempre que houver necessidade. 

Drenagem postural para desinchar

Para fazer a drenagem postural para desinchar deve seguir o princípio de que a parte inchada deve estar mais elevada que a altura do coração.

Dessa forma, se o objetivo é desinchar os pés, deve-se permanecer deitado de barriga para cima, com a perna mais elevada que o restante do corpo. Já no caso das mãos, deve-se manter todo braço mais elevado que o restante do corpo. 

Além disso, para facilitar ainda mais o retorno venoso pode-se realizar a drenagem linfática enquanto fica na posição de drenagem postural. Veja o passo a passo de como fazer a drenagem linfática

No caso da drenagem postural no joelho, é recomendado deitar-se na cama ou sofá, e colocar almofadas ou travesseiros por baixo do pé, de forma que a perna fique mais elevada do que o tronco do corpo. Isto ajuda a reduzir o inchaço e a dor no joelho, além de melhorar a circulação sanguínea.

Quem não deve fazer 

A drenagem postural não pode ser realizada quando existe alguma das seguintes situações:

  • Lesão na cabeça ou pescoço;
  • Pressão intracraniana > 20 mmHg;
  • Cirurgia recente na medula espinhal ou lesão aguda na medula espinhal;
  • Edema pulmonar com insuficiência cardíaca congestiva;
  • Tosse com sangue;
  • Fístula broncopleural;
  • Fratura de costela;
  • Embolia pulmonar ou derrame pleural;
  • Dificuldade em se manter nessa posição, por algum desconforto. 

Nestes casos a drenagem postural pode ser prejudicial à saúde dificultando a respiração, aumentando os batimentos cardíacos ou causando aumento da pressão intracraniana. 

Sinais de alerta 

Deve-se buscar ajuda médica caso surjam sintomas como falta de ar, dificuldade para respirar, confusão mental, pele azulada, tosse com sangue ou dor no peito. 

Vídeos relacionados