Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

3 truques para enriquecer os alimentos com ferro

3 ótimos truques para enriquecer os alimentos com ferro, para ajudar no tratamento da anemia, são:

  1. Cozinhar os alimentos numa panela de ferro;
  2. Tomar um copo de suco de laranja ou limão sempre que consumir alimentos ricos em ferro de fonte vegetal; 
  3. Fazer sucos de frutas com vegetais como por exemplo, o suco de abacaxi com salsinha.

Estas medidas são simples e podem ajudar a curar a anemia ferropriva, mais facilmente.

3 truques para enriquecer os alimentos com ferro

Como melhorar a absorção do ferro

Uma dica muito valiosa para melhorar a absorção do ferro é nunca misturar leite ou derivados do leite, com alimentos ricos em ferro, porque o cálcio presente nestes alimentos diminui a absorção do ferro.

Ao adotar uma dieta rica em ferro, ela deve ser seguida por, no mínimo, 3 meses, para se observar sinais de recuperação. Ao fim deste período, o exame de sangue deve ser repetido.

Alimentos ricos em ferro

Os alimentos ricos em ferro podem ser de origem animal ou vegetal, mas possuem uma quantidade variável de ferro e apenas uma pequena porcentagem é realmente absorvida pelo organismo. Por isso, é importante saber como aumentar a absorção.

Os alimentos vegetais mais ricos em ferro tendem a ser os mais escuros, como a beterraba, o espinafre, ou o agrião. Mas, o ferro deles só é absorvido pelo corpo na presença da Vitamina C. Por isso, o truque para enriquecer os alimentos em ferro é adicionar uma fruta fresca na salada, como o abacaxi, por exemplo, ou acompanhar a salada ou uma sopa de legumes com um copinho de suco de laranja.

O ferro presente nas carnes é naturalmente absorvido, sem necessitar de vitamina C ou outro alimento, e está mais concentrado nos miúdos, como o fígado. Porém, aumentar muito a quantidade de carne da dieta pode também elevar sua quantidade de colesterol, por isso, o truque é usar uma panela de ferro para cozinhar, especialmente alguns alimentos pobres em ferro, como o arroz ou o macarrão.

Essas dicas são especialmente importantes para os vegetarianos.

Consequências da falta de ferro na alimentação

A falta de ferro no sangue pode causar anemia, que leva a pessoa a ficar muito cansada e sonolenta, além de, nos casos mais avançados, produzir dores musculares pelo corpo.

Um fato muito importante a se ter em consideração é que, algumas vezes, a dificuldade na absorção do ferro pode ser devido à carência da Vitamina B12, conhecida como anemia perniciosa, e não devido à oferta correta de ferro. Nestes casos, é importante corrigir esta deficiência antes de aumentar a oferta de ferro na alimentação.

Quando tomar suplemento de ferro

O uso de suplementos medicamentosos de ferro é uma alternativa muito utilizada pelos médicos em casos de anemia, mas que deve ser acompanhada de uma reeducação alimentar, para que a anemia não volte a se instalar.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...