Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

O que fazer para desinchar rapidamente

O inchaço do corpo pode acontecer devido a doenças cardíacas ou renais, no entanto pode ser consequência de alterações hormonais, principalmente no caso das mulheres, que costumam reter mais líquidos no período menstrual. Além disso, é comum que a retenção de líquidos aconteça devido à uma alimentação rica em sódio ou ser consequência da pouca quantidade de água consumida durante o dia.

Assim, para diminuir o inchaço, é importante identificar a causa da retenção de líquidos, pois em algumas situações deve-se seguir as orientações dadas pelo médico. Porém, de forma geral, para diminuir o inchaço, é importante adotar hábitos mais saudáveis, como alimentação saudável e pobre em sal, prática de atividade física e consumo de bastante líquidos durante o dia.

Algumas dicas que podem ajudar a desinchar mais rapidamente são:

1. Beber muitos líquidos

O que fazer para desinchar rapidamente

Para diminuir o inchaço é importante beber bastante água, pois assim o corpo passa a reter menos líquido. É importante beber pelo menos 1,5 litro de água, sucos naturais ou chás durante o dia. A água, além de manter a pessoa hidratada, possui diversos outros benefícios, como por exemplo a melhora do processo digestivo, a melhora da circulação sanguínea e auxílio do processo de emagrecimento.

Alguns chás possuem propriedade diurética, como é o caso do chá de hibisco e o chá de salsinha, por exemplo, podendo ser consumidos no dia a dia, já que ajudam a aumentar a quantidade de urina produzida e eliminada, o que favorece a diminuição da concentração de sódio no corpo, combatendo a retenção de líquidos. Conheça outras opções de chás diuréticos.

Além disso, para desinchar é interessante consumir alimentos ricos em água, como melancia, pepino, abacaxi e tomate, por exemplo, pois também possuem propriedades diuréticas, ajudando a eliminar o líquido em excesso que está no organismo. Confira uma lista dos alimentos ricos em água.

2. Praticar atividade física

O que fazer para desinchar rapidamente

A prática de exercícios é fundamental para desinchar, pois favorece a circulação e impede a retenção de líquidos. Ficar muito tempo sentado ou deitado diminui o retorno venoso, fazendo com que as pernas fiquem mais inchadas e pesadas, por exemplo.

Assim, é importante praticar atividade física todo dia por pelo menos 30 minutos, como uma caminhada, por exemplo, pois assim além de desinchar aumenta a disposição, fortalece o sistema imune e promove a sensação de bem-estar.

3. Alimentação saudável

O que fazer para desinchar rapidamente

Para desinchar é importante ter uma alimentação equilibrada, dando preferência a alimentos ricos em potássio, pois esse mineral ajuda a eliminar o sódio que encontra-se em excesso no organismo. Assim, é recomendado consumir acelga, espinafre, banana, abacate, pêra, castanha do Pará, sementes de abóbora, amendoim sem sal, levedura de cerveja, ameixa seca e coco seco, por exemplo. Conheça outros alimentos ricos em potássio.

Além disso, é aconselhado diminuir o consumo de sal, dando preferência a temperar os alimentos com o sal de ervas, por exemplo, e evitar alimentos ricos em sódio, já que favorece a retenção de líquidos, como sopas e temperos prontos, salsicha, presunto, picles e azeitona, por exemplo. Confira quais são os alimentos ricos em sódio que devem ser evitados.

Veja no vídeo a seguir mais dicas sobre o que comer para combater a retenção hídrica rapidamente e como preparar o sal de ervas:

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Carregando
...