O que fazer para desinchar rapidamente

Atualizado em fevereiro 2024

Algumas formas para desinchar rapidamente são ter alimentação saudável e pobre em sal, praticar atividades físicas regularmente e beber bastante líquidos durante o dia, ou ainda tomar chás diuréticos ou fazer uma massagem manual.

O inchaço do corpo pode acontecer devido a doenças cardíacas ou renais, no entanto pode ser consequência de alimentação rica em sódio ou alterações hormonais, principalmente no caso das mulheres, que costumam reter mais líquidos no período menstrual.

Assim, para diminuir o inchaço, é recomendado consultar o cardiologista que pode indicar o tratamento mais adequado, após identificar a causa da retenção de líquidos. Confira as principais causas de retenção de líquidos.

Imagem ilustrativa número 1

Como desinchar rapidamente

Algumas dicas que podem ajudar a desinchar mais rapidamente são:

1. Beber bastante líquido ao longo do dia

Beber bastante líquido ao longo do dia é importante para melhorar o processo digestivo e a circulação sanguínea, além de evitar a retenção de líquidos que pode ocorrer quando se bebe pouca água durante o dia.

Isto porque quando o corpo está bem hidratado, retém menos líquidos, além de que beber mais líquidos estimula a produção de urina, o que acaba eliminando o excesso de água e toxinas do organismo.

Desta forma é recomendado beber pelo menos 1,5 a 2 litros de água por dia. No entanto, essa quantidade pode variar de uma pessoa para outra. Veja como calcular a quantidade de líquidos que deve ser ingerida por dia.  

Não ignore os seus sintomas!

Priorize sua saúde. Descubra a causa dos seus sintomas e receba o cuidado que precisa.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Comer alimentos ricos em água

Para desinchar, também é recomendado consumir alimentos ricos em água, como melancia, pepino, abacaxi e tomate, por exemplo, pois também possuem propriedades diuréticas, ajudando a eliminar o líquido em excesso que está no organismo. Confira uma lista dos alimentos ricos em água.

3. Praticar atividade física

A prática de exercícios é fundamental para desinchar, pois favorece a circulação e o retorno do sangue em direção ao coração, e impede a retenção de líquidos. 

Ficar muito tempo sentado ou deitado diminui o retorno venoso, fazendo com que as pernas fiquem mais inchadas e pesadas, por exemplo. Confira todos os benefícios de praticar atividade física para a saúde.

Assim, é importante praticar atividade física todos os dias por pelo menos 30 minutos, como uma caminhada, por exemplo, pois assim além de desinchar aumenta a disposição, fortalece o sistema imune e promove a sensação de bem-estar. 

4. Ter uma alimentação saudável

Para desinchar é importante ter uma alimentação equilibrada, dando preferência a alimentos ricos em potássio, pois esse mineral ajuda a eliminar o sódio que encontra-se em excesso no organismo.

Assim, é recomendado consumir acelga, espinafre, banana, abacate, pêra, castanha do Pará, sementes de abóbora, amendoim sem sal, levedura de cerveja, ameixa seca e coco seco, por exemplo. Conheça outros alimentos ricos em potássio.

5. Diminuir o consumo de sal

Diminuir o consumo de sal, é importante para desinchar o corpo, pois o sódio presente no sal, favorece a retenção de água e, por isso, se tiver em grandes quantidades no corpo, aumenta a retenção de líquidos.

Assim, é recomendado evitar alimentos ricos em sódio, já que favorece a retenção de líquidos, como sopas e temperos prontos, salsicha, presunto, picles e azeitona, por exemplo. Confira quais são os alimentos ricos em sódio que devem ser evitados.

Além disso, deve-se dar preferência para usar sal com baixo teor de sódio ou usar ervas aromáticas para reduzir o consumo do sal ou evitar adicionar sal às refeições, evitando o inchaço no corpo. 

Veja no vídeo a seguir mais dicas sobre o que comer para combater a retenção hídrica rapidamente e como preparar o sal de ervas:

youtube image - Como acabar com a RETENÇÃO DE LÍQUIDOS em 3 dias

6. Tomar chás diuréticos

Alguns chás possuem propriedade diurética, como é o caso do chá de hibisco e o chá de salsinha, por exemplo, podendo ser consumidos no dia a dia, já que ajudam a aumentar a quantidade de urina produzida e eliminada, o que favorece a diminuição da concentração de sódio no corpo, combatendo a retenção de líquidos. Conheça outras opções de chás diuréticos.

7. Massagem

A massagem é uma boa forma de desinchar rapidamente e evitar a retenção de líquidos, pois estimula a circulação sanguínea e linfática, favorecendo a eliminação de líquidos através da urina. 

Para fazer a massagem deve-se aplicar movimentos suaves na perna no sentido dos pés para o coração. Pode-se passar um creme hidratante ou um óleo de amêndoas doce, por exemplo, para facilitar a massagem, além de promover um relaxamento do corpo.

Outra opção para reduzir os pés e tornozelos inchados desinchar rapidamente é a drenagem linfática manual que pode ser feita por um profissional especializado ou pela própria pessoa em casa. Veja como fazer drenagem linfática em casa.