Zoladex: para que serve, como aplicar e efeitos colaterais

agosto 2022

O Zoladex é um hormônio sintético indicado para o tratamento de doenças, como câncer de próstata, câncer de mama ou endometriose, pois contém acetato de gosserrelina na sua composição, que age inibindo a produção de hormônio luteinizante (LH) pela glândula hipófise no cérebro, que é responsável por estimular os ovários a produzir estrogênio ou a próstata a produzir testosterona.

Esse remédio é encontrado na forma de injeção para ser aplicada por um enfermeiro, sob a pele na barriga, vendido com receita médica em farmácias ou drogarias mediante apresentação de receita médica, em duas apresentações diferentes, o Zoladex 3,6 mg ou o Zoladex LA 10,8 mg.

O Zoladex também pode ser oferecido gratuitamente pelo SUS, ou fornecido por planos de saúde, desde que tenha indicação do oncologista ou ginecologista.

Para que serve

O Zoladex é indicado para o tratamento de:

Além disso, o Zoladex também pode ser indicado antes de cirurgias para o leiomioma uterino, para diminuir a espessura do endométrio, reduzir o sangramento durante a cirurgia e facilitar as técnicas operatórias.

O Zoladex age no cérebro inibindo a produção do hormônio luteinizante (LH), e dessa forma diminui os níveis de hormônios, como estrogênio ou testosterona, que estimulam o crescimento das células do câncer, ou o aumento da espessura da camada interna do útero.

Como aplicar

A injeção de Zoladex deve ser aplicada por um enfermeiro em hospitais, clínicas especializadas ou postos de saúde, por via subcutânea, ou seja, sob a pele na região da barriga.

A posologia do Zoladex depende da apresentação desse remédio e inclui:

  • Zoladex 3,6 mg: a posologia recomendada é de 1 aplicação, por via subcutânea, a cada 28 dias;
  • Zoladex 10,8 mg: a posologia recomendada é de 1 aplicação, por via subcutânea, a cada 12 semanas, ou seja, a cada 3 meses.

Para reduzir o desconforto da aplicação do Zoladex, o enfermeiro pode fazer aplicação de gelo sobre a pele ou injeção com anestésico sob a pele, antes da aplicação do Zoladex.

O tempo de tratamento com o Zoladex deve ser orientado pelo médico, sendo importante realizar exames regularmente, conforme orientação médica.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Zoladex em homens são diminuição do apetite sexual, ondas de calor, aumento do suor ou disfunção erétil.

Nas mulheres, os efeitos colaterais que podem ocorrer com mais frequência são diminuição do apetite sexual, ondas de calor, aumento do suor, acne, ressecamento vaginal, aumento do tamanho da mama e reações no local da injeção.

O Zoladex também pode causar efeitos colaterais que devem ser comunicados imediatamente ao médico responsável pelo tratamento, como confusão mental, náusea, vômito, aumento da sede, boca seca, aumento da frequência urinária, dificuldade para urinar, dor, vermelhidão, sangramento ou saída de líquidos no local em que foi feita a aplicação na pele.

Além disso, deve-se procurar o pronto socorro mais próximo caso surjam sintomas tontura, dificuldade para respirar, dor ou pressão no peito, dor no peito que irradia para o braço, ombro ou mandíbula, inchaço em uma perna, dormência ou fraqueza em um lado do corpo, dificuldade para falar, visão embaçada.

Quem não deve usar

O Zoladex não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao acetato de gosserrelina ou qualquer outro componente da fórmula.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em agosto de 2022. Revisão clínica por Flávia Costa - Farmacêutica, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • DRUGS.COM. Goserelin. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/goserelin.html>. Acesso em 13 jul 2022
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE, SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E INSUMOS ESTRATÉGICOS EM SAÚDE, DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E INSUMOS ESTRATÉGICOS. Relação Nacional de Medicamentos Essenciais Rename 2022. 2022. Disponível em: <https://www.conass.org.br/wp-content/uploads/2022/01/RENAME-2022.pdf>. Acesso em 13 jul 2022
Mostrar bibliografia completa
  • ASTRAZENECA DO BRASIL LTDA. Zoladex 3,6 mg e Zoladex LA 10,8mg. 2019. Disponível em: <https://buladeremedio.net/pdfs/zoladex_8284012019_11418053-repaired.pdf>. Acesso em 13 jul 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • 6 sintomas para descobrir ENDOMETRIOSE · com Dr. Mauricio Abrão

    14:03 | 12025 visualizações
  • ALIMENTOS PARA AUMENTAR A FERTILIDADE

    07:46 | 159716 visualizações
  • 4 Exames que detectam o CÂNCER DE PRÓSTATA

    04:40 | 126205 visualizações
  • Como fazer o AUTOEXAME DA MAMA

    04:12 | 155864 visualizações
  • CÂNCER DE PRÓSTATA, NUNCA! Alimentação para prevenção

    03:05 | 154655 visualizações