O xarope de beterraba é um xarope xarope natural que pode ser feito a partir da beterraba crua e que é muito usado para ajudar no tratamento da tosse, pressão alta ou anemia, por conter na sua composição betalaínas, nitratos, compostos fenólicos, carotenóides e ácido ascórbico, além de ferro e vitamina C, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a diminuir a inflamação, promover o relaxamento dos vasos sanguíneos e a melhorar o funcionamento do sistema imunológico.
Este xarope é simples de preparar e pode ser feito em casa usando apenas a beterraba ou adicionando gengibre, mel ou canela, para melhorar suas propriedades.
O xarope de beterraba não deve ser usado por diabéticos porque pode aumentar a quantidade de açúcar no sangue. Além disso, esse xarope não substitui o tratamento médico e, por isso, é importante sempre consultar um médico para realizar o tratamento mais adequado para cada caso.

Para que serve
O xarope de beterraba tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antianêmicas, anti hipertensivas, e por isso, pode ser usado em para auxiliar no tratamento de diversas situações, como:
- Tosse, asma ou bronquite, pois ajuda a reduzir a inflamação das vias respiratórias;
- Gripes e resfriados, por conter vitamina C que ajuda a melhorar o funcionamento do sistema imunológico;
- Pressão alta, pois contém nitratos que ajudam relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação sanguínea;
- Anemia, por conter ferro e vitaminas do complexo B e vitamina C;
- Diminuição da função mental e raciocínio, por promover a dilatação de vasos sanguíneos, aumentando o fluxo de sangue para o cérebro.
O xarope de beterraba também pode ser usado para ajudar a melhorar o desempenho de atletas, por ser rico em nitratos, potássio e cálcio, que ajudam a melhorar a oxigenação dos músculos e a manter a saúde das fibras musculares.
Além disso, alguns estudos feitos em laboratório com ratos ou usando células do câncer de mama, próstata, esôfago e fígado mostram que as betalaínas da beterraba podem ajudar a reduzir os danos causados nas células pelos radicais livres e, assim, diminuir a proliferação das células desses tipos de câncer. Entretanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.
Como fazer
O xarope de beterraba é simples e fácil de preparar e pode ser feito adicionando gengibre ou canela, por exemplo.
1. Xarope de beterraba simples
Este xarope deve ser preparado com a beterraba crua, e pode ser usado para auxiliar no tratamento de tosse, anemia ou pressão alta.
Ingredientes
- 1 beterraba crua;
- 2 colheres (de sopa) de açúcar.
Modo de preparo
Lavar e cortar a beterraba em fatias finas e colocar em um recipiente de vidro limpo e seco. Adicionar o açúcar e misturar. Deixar descansar durante 24 horas e após esse tempo recolher a parte líquida que se formou que é o xarope. É recomendado tomar 2 colheres de sopa do xarope de beterraba, 3 vezes ao dia. Para crianças, é recomendado tomar metade dessa dose.
2. Xarope de beterraba com mel
O xarope de beterraba com mel pode ser usado para auxiliar no tratamento de gripes, resfriados e tosse, devido suas propriedades anti-inflamatórias das vias respiratórias e por ajudar a melhorar o sistema imunológico. Além disso, o mel também ajuda a lubrificar a garganta e a reduzir a inflamação, aliviando a tosse.
Esse xarope não deve ser usado por pessoas alérgicas ao mel, própolis ou pólen.
Ingredientes
- 1 beterraba crua;
- 2 colheres (de sopa) de mel.
Modo de preparo
Lavar e cortar a beterraba em fatias finas e colocar em um recipiente de vidro limpo e seco. Adicionar o mel, misturar e deixar descansar por 24 horas. Após esse tempo, recolher a parte líquida que se formou que é o xarope e transferir para outro recipiente de vidro esterilizado e tampar. Pode-se tomar 1 colher de sopa 3 vezes ao dia até ao desaparecimento dos sintomas. As crianças com mais de 1 ano podem tomar 1 colher de chá do xarope de beterraba até 3 vezes ao dia.
3. Xarope de beterraba com gengibre
Uma boa opção para fazer o xarope de beterraba é adicionar gengibre e canela pois possuem efeito anti-inflamatório, analgésico e expectorante natural, que ajuda a combater os sintomas de tosse, gripes e resfriados.
O gengibre não deve ser consumido por pessoas que usam remédios anticoagulantes, pois possui propriedades anticoagulantes que podem causar ou aumentar o risco de sangramento e hemorragia, e por isso deve ser retirado do xarope nesses casos.
Ingredientes
- 1 beterraba crua;
- 1 pau de canela ou 1 colher de chá de canela em pó;
- 1 xícara da raiz de gengibre sem casca fatiado;
- 85 g de açúcar;
- 100 mL de água.
Modo de preparo
Ferver a água com o açúcar, mexendo até dissolver completamente o açúcar. Desligar o fogo, adicionar a beterraba, o gengibre e a canela, e mexer. Guardar o xarope em um frasco de vidro limpo e seco. Tomar 1 colher de chá do xarope de beterraba com gengibre 3 vezes ao dia.
Quem não deve usar
O xarope de beterraba não deve ser usado por pessoas com diabetes, pois por conter açúcar ou mel para o seu preparo, pode aumentar a quantidade de açúcar no sangue e dificultar o controle da glicemia.
Além disso, o xarope de beterraba feito com mel não deve ser usado por grávidas ou por crianças com menos de 1 ano.