Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tomar Whey protein para Ganhar Massa Muscular

O whey protein pode ser tomado cerca de 20 minutos antes do treino ou até 30 minutos depois do treino, sendo utilizado principalmente após a atividade física, para melhorar a recuperação dos músculos e aumentar a concentração de proteínas no corpo.

O whey protein é um suplemento de proteínas isoladas do leite que pode ser encontrado em farmácias e lojas de suplementos alimentares, e o preço varia entre 60 e 200 reais. A quantidade a ser tomada depende de fatores como idade e peso, mas normalmente recomenda-se consumir de 20 a 40 g do suplemento por dia.

Para que serve o whey protein

Por ser um suplemente de proteínas completo, o whey protein traz benefícios como:

  • Aumentar a força muscular e o rendimento do treino;
  • Reduzir a queima de proteínas no corpo;
  • Melhorar a recuperação do músculo no pós-treino;
  • Aumentar a produção de proteínas e de músculos.
Como tomar Whey protein para Ganhar Massa Muscular

É importante lembrar que para obter o máximo desses benefícios e a melhora do rendimento do treino, o suplemento proteico deve fazer parte de uma alimentação saudável. Veja o que é Doping no Esporte e saiba quais substâncias são proibidas.

Quantidade recomendada

A quantidade recomendada de whey protein varia de acordo com a idade, o gênero, o peso e a intensidade da atividade física praticada, pois quanto mais intenso o treino, mais proteínas são necessárias para recuperar os músculos. Dessa forma é muito importante consultar um nutricionista o um médico para adaptar a dose, antes de tomar qualquer suplemento.

Em geral, recomendam-se de 20 a 40 g do suplemento por dia, que podem podem ser divididos em duas tomas diárias. Também é importante lembrar que homens precisam de uma maior quantidade de proteínas que as mulheres, pois têm uma maior quantidade de músculos no corpo.

Whey protein engorda?

O whey protein pode fazer engordar quando tomado em excesso ou quando não é recomendado por um nutricionista, pois o excesso de proteínas juntamente com uma alimentação não balanceada aumenta a quantidade de calorias da dieta, o que leva ao aumento do peso.

Tipos de suplementos whey protein

Existem 3 tipos de whey protein, que variam de acordo com a forma de produção e a quantidade de proteínas presentes no suplemento:

  • Concentrado: passa por um processamento mais simples, e por isso também contém carboidratos, gordura, lactose e minerais. Em geral, a concentração de proteínas varia entre 70 e 80%. Ex: 100% Whey Protein Gold Standard da marca Optimum e Designer Whey Protein da marca Designer.
  • Isolado: é a forma mais pura da proteína, não havendo carboidratos ou gorduras na formulação do suplemento. Ex: Iso Whey Extreme Black da marca Probiótica e Whey Protein VP2 Isolate da marca AST.
  • Hidrolisado: além de ser uma proteína pura, este tipo de suplemento também passa por um processo em que as proteínas são quebradas, fazendo com que a absorção no intestino seja mais rápida. Ex: ISO 100 Whey Protein Isolado 100% Hidrolisado da marca Dymatize e Pepto Fuel, Whey 100% Hidrolisado da marca Permance.

O whey protein hidrolisado é o com preço mais elevado, enquanto o tipo concentrado é o mais barato, e por isso também é recomendado para consumir ao acordar ou antes de dormir, quando necessário. Veja o que é Doping no Esporte e saiba quais substâncias são proibidas.

Como tomar Whey protein para Ganhar Massa Muscular

Efeitos colaterais e contraindicações

Os suplementos proteicos provocam efeitos colaterais principalmente quando consumidos em excesso, podendo causar gases, náuseas, cólicas, diminuição do apetite e dor de cabeça.

Além disso, esse tipo de suplemento está contraindicado para menores de 18 anos, mulheres grávidas ou que amamentam, e em casos de doenças renais, gota e alergia à proteína do leite.

O que é o whey protein

O whey protein é um suplemento obtido a partir da proteína do soro do leite, que é obtido durante a produção do queijo.

Esta é uma proteína de elevada qualidade que é muito bem utilizada pelo corpo, e por isso além de ser recomendada para pessoas que praticam atividade física, ela também pode ser usada em casos de feridas na pele, úlceras, escaras ou para recuperar o peso de pacientes em tratamento de câncer ou com AIDS, mas sempre de acordo com a orientação do médico ou do nutricionista.

Além do whey, veja também como utilizar BCAA para melhorar o rendimento do treino.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...