Como tomar whey protein, para que serve e tipos

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
maio 2022

O whey protein é um suplemento obtido através da proteína do soro do leite de vaca, ovelha ou cabra, que é muito usado para complementar a dieta, especialmente de quem quer ganhar massa muscular, pois aumenta a produção de músculo, além de melhorar o rendimento durante os exercícios físicos e a recuperação após os treinos. 

O whey protein pode ser encontrado em farmácias e lojas de suplementos alimentares, e a quantidade a ser tomada depende da idade, peso e estado de saúde da pessoa. No entanto, a recomendação geral do whey protein é de 20 a 40 g por dia, podendo ser tomado diluído em água, em suco de frutas ou adicionado à frutas picadas, por exemplo, sendo indicado tomar 30 minutos antes ou logo após o exercício físico.

Por ser uma proteína de ótima qualidade, o whey protein tem propriedades antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento precoce, além de efeito sacietogênico, contribuindo para o controle da fome e o emagrecimento.

Para que serve o whey protein

Por ser um suplemento de proteínas de alta qualidade, o whey protein fornece diversos benefícios para a saúde, como:

  • Aumentar a força e o rendimento durante os treinos;
  • Aumentar a massa muscular;
  • Melhorar a recuperação do músculo no pós-treino;
  • Prevenir o envelhecimento precoce;
  • Ajudar no emagrecimento;
  • Fortalecer o sistema imunológico.

É importante lembrar que para obter os benefícios com o uso do whey protein, deve-se manter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos regularmente.

Como tomar o whey protein

O whey protein pode ser consumido diluído em água, batido no liquidificador com frutas ou adicionado a preparações como panquecas, mingau ou açaí, por exemplo, e a ingestão diária varia de acordo com o objetivo, a idade, o estado de saúde e a prática de exercícios físicos.

No entanto, a recomendação geralmente indicada varia entre 20 e 40 g do whey protein por dia, que pode ser tomado 30 minutos antes do almoço, para auxiliar no emagrecimento, ou 30 minutos antes ou imediatamente após as atividades físicas, para ajudar no ganho de massa muscular. Conheça outros suplementos para aumentar a massa muscular.

Vale lembrar que o consumo excessivo de whey protein pode sobrecarregar os rins e, por isso, é recomendado consultar um nutricionista ou um nutrólogo antes de decidir usar o suplemento.

Por quanto tempo pode-se tomar whey protein

Por ser uma proteína, um nutriente que precisamos consumir todos os dias, o whey protein pode ser tomado regularmente. No entanto, é importante que o uso desse suplemento seja feito somente sob orientação de um médico, ou nutricionista, para evitar a ingestão excessiva de proteínas e possíveis lesões nos rins.

Tipos de whey protein

Existem 3 tipos de whey protein, que variam de acordo com a forma de produção e a quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras presentes no suplemento:

  • Whey concentrado: é um suplemento que passa por um processamento mais simples, e que também contém carboidratos, gordura, lactose e minerais. Em geral, a concentração de proteínas deste tipo de whey é em torno de 80%, sendo recomendado para quem não tem intolerância à lactose, problemas de digestão e não precisa restringir as calorias da dieta;
  • Whey isolado: é a forma mais pura da proteína do leite, contendo acima de 90% de proteínas e pouca, ou nenhuma, quantidade de lactose. Este tipo de whey é recomendado para quem tem intolerância à lactose, dificuldade de digestão ou quer iniciar uma dieta para perda de peso, pois contém menos carboidratos e gorduras;
  • Whey hidrolisado: este tipo de whey contém alto teor de proteína e passa por um processo em que as proteínas são quebradas, facilitando sua absorção. Este suplemento pode ser indicado para quem tem intolerância à lactose, problemas digestivos ou planeja fazer uma dieta com restrição de calorias.

O tipo de whey protein recomendado varia de acordo com os objetivos, o estado de saúde e se a pessoa possui algum problema de digestão. Por isso, para saber como escolher o melhor tipo de whey, deve-se consultar um nutricionista.

Whey protein engorda?

Cada 1 grama de proteína fornece 4 calorias, por isso, quando consumido em excesso, o whey protein pode engordar.

Da mesma forma que, quando associado a uma alimentação inadequada e sedentarismo, o consumo de whey protein também pode engordar.

Efeitos colaterais e contraindicações

O consumo excessivo de whey protein pode causar sintomas leves como gases, náuseas, cólicas, diminuição do apetite e dor de cabeça, ou, em casos mais graves, pode sobrecarregar os rins, causando insuficiência renal.

Pessoas com alergia à proteína do leite não devem consumir o whey protein. Já pessoas que possuem algum problema no fígado ou rins, devem consultar um médico antes de iniciar o uso do suplemento.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em maio de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em maio de 2022.

Bibliografia

  • SIMONSON, Mathilde et al . Protein, amino acids and obesity treatment. Reviews in Endocrine and Metabolic Disorders . Vol.21. 3.ed; 341–353, 2020
  • HAVARD HEALTH PUBLISHING. The scoop on protein powder. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/blog/the-scoop-on-protein-powder-2020030918986>. Acesso em 28 set 2021
Mostrar bibliografia completa
  • CAMPELL, Bill et al. International Society of Sports Nutrition position stand: protein and exercise. Journal of the International Society of Sports Nutrition. Vol.20. 14.ed; 1-25, 207
  • CASTRO, S, Luis Henrique et al. Comparative Meta-Analysis of the Effect of Concentrated, Hydrolyzed, and Isolated Whey Protein Supplementation on Body Composition of Physical Activity Practitioners. Nutrients. Vol.11. 9.ed; 1-29, 2019
  • Drya´kova´ Adriena; Pihlanto Anne et al. Antioxidant properties of whey protein hydrolysates as measured by three methods. European Food Research and Technology . 230. 865–874, 2010
  • GUO Mingruo. Whey protein production, chemistry, functionality and applications. 1º. USA: Wiley, 2019.
  • MINJ, Shayanti; ANAND, Sanjeev. Whey Proteins and Its Derivatives: Bioactivity, Functionality, and Current Applications. Dairy. Vol.1. 233–258, 2020
  • CORROCHANO Alberto; BUCKIN Vitaly et al. Invited review: Whey proteins as antioxidants and promoters of cellular antioxidant pathways. Journal of Dairy Science. 101. 6; 4747-4761 , 2018
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • COMO GANHAR MASSA MUSCULAR? I Tati Comenta #22

    02:21 | 33273 visualizações
  • Alimentos Ricos em Proteína para SECAR e GANHAR MASSA MUSCULAR

    04:06 | 988344 visualizações
  • Lanches para treinar | Antes durante e Depois do Treino

    11:27 | 598908 visualizações