Vesícula preguiçosa: o que é, sintomas, causas e tratamento

Vesícula preguiçosa é uma expressão popular geralmente usada quando a pessoa tem problemas relacionados com a digestão, especialmente após ingerir alimentos ricos em gordura, como embutidos, carne vermelha ou manteiga, por exemplo.

Isso normalmente acontece por alterações no funcionamento da vesícula, que deixa de produzir ou liberar bile suficiente para digerir as gorduras, podendo causar sintomas como estômago cheio, excesso de gases, azia e até mal estar geral. No entanto, esses sintomas também podem indicar outras situações comuns, como refluxo ou má digestão.

Assim, é sempre importante consultar o gastroenterologista para identificar a causa e indicar o melhor tratamento. Porém, ter cuidado com a alimentação também é muito importante, não apenas para a saúde em geral, mas também para aliviar a maior parte dos sintomas.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de vesícula preguiçosa são:

  • Dor tipo cólica no lado direito do abdômen, por baixo das costelas, após a ingestão de alimentos ricos em gorduras;
  • Náuseas e vômitos;
  • Má digestão;
  • Sensação de estômago cheio;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Perda de peso.

A dor na vesícula também pode irradiar para o umbigo, ombro direito ou costas. Além disso, pode não acontecer todos os dias, porém quando acontece, é forte e dura cerca de 30 minutos, obrigando a pessoa a acordar, parar suas atividades ou deixar de comer, por exemplo.

Leia também: Dor na vesícula: 6 causas, sintomas (e como aliviar) tuasaude.com/dor-na-vesicula

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da vesícula preguiçosa deve ser feito pelo gastroenterologista através da avaliação dos sintomas, exame físico e histórico clínico.

Além disso, o médico também deve indicar a realização de exames de sangue para avaliar a função do fígado e exames de imagem, como ecografia abdominal ou ressonância magnética.

Leia também: 13 exames para avaliar o fígado (e como é o preparo) tuasaude.com/exames-para-o-figado

Marque uma consulta com o gastroenterologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para investigar a possibilidade de vesícula preguiçosa:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Possíveis causas

As causas da vesícula preguiçosa ainda não são bem conhecidas. O mau funcionamento da vesícula pode ser causado pelo depósito de cristais na bile ou distúrbios dos hormônios que controlam o esvaziamento da bile, e também pela contração da vesícula biliar ou do esfíncter de Oddi, que controla a saída de bile para o intestino.

Leia também: Vesícula inflamada: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/vesicula-inflamada

Como é feito o tratamento

O tratamento da vesícula preguiçosa varia de acordo com os sintomas e a causa, podendo ser recomendado pelo médico:

1. Mudanças na alimentação

De fora geral, o tratamento tem início com a modificação nos hábitos alimentares, sendo recomendado diminuir o consumo de gorduras, evitar comidas pesadas e gordurosas e controlar o tamanho das porções.

Isso ajuda a aliviar os sintomas e permite avaliar se a condição melhora com a mudança no estilo de vida.

Leia também: Dieta na crise de vesícula: o que comer, o que evitar (e cardápio) tuasaude.com/dieta-na-crise-de-vesicula

2. Medicamentos

Caso seja identificada alguma alteração na vesícula biliar, como disfunção na capacidade para liberar bile, o médico pode recomendar o uso de medicamentos que ajudem a melhorar seu funcionamento, como o ácido ursodesoxicólico, por exemplo.

Esse medicamento pode ajudar a dissolver alguns tipos de cálculos biliares e melhorar a secreção de bile, o que facilita a digestão das gorduras.

3. Cirurgia

A cirurgia para retirar a vesícula, conhecida como colecistectomia, pode ser indicada quando os medicamentos e a mudança na alimentação não são suficientes para aliviar os sintomas da vesícula preguiçosa.

Leia também: Cirurgia de vesícula: como é feita e como é a recuperação tuasaude.com/cirurgia-de-vesicula

Após a cirurgia, é importante ajustar a dieta, pois a ausência da vesícula biliar pode dificultar a digestão de gorduras, sendo recomendado evitar alimentos gordurosos e ricos em colesterol. Saiba como deve ser a dieta para quem retirou a vesícula.