Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas e tratamento do verme do cachorro

O verme do cachorro é um tipo de parasita que pode entrar no corpo humano através de pequenas feridas na pele, causando uma irritação na pele conhecida como bicho geográfico. Normalmente, esta infecção é mais comum após estar descalço na praia ou em jardins que possam ter fezes de animais.

Este verme vive dentro do intestino de animais domésticos como o cachorro e o gato, e suas larvas são liberadas nas fezes, contaminando o solo e podendo grudar na pele, quando alguém pisa nesses locais, por exemplo.

O tratamento é feito com o uso de remédios vermífugos em forma de pomada, que devem ser aplicados no local durante cerca de 7 dias, de forma a eliminar de vez o verme.

Sintomas e tratamento do verme do cachorro

Principais sintomas

Os sintomas provocados pelo verme do cachorro na pele incluem:

  • Sensação de algo se movendo por baixo da pele;
  • Ferida vermelha, em forma de caminho, que vai aumentando aproximadamente 1 cm por dia;
  • Coceira intensa na pele, que piora durante a noite;
  • Inchaço na pele em volta da ferida.

Estes sintomas são mais comuns na pele do pé ou da pernas, uma vez que o verme normalmente entra no corpo devido ao contato com o solo contaminado.

Como é feito o tratamento

Embora a infecção com o verme do cachorro possa se resolver sozinha, também pode causar muito incomodo, especialmente durante a noite, quando a coceira pode até impedir de pegar no sono.

Dessa forma, é recomendado iniciar o tratamento com pomadas antiparasitárias, como Tiabendazol, Albendazol ou Ivermectina, por exemplo, que permitem acelerar o processo de eliminação do verme, evitando que os sintomas se continuam agravando.

Saiba mais sobre como é feito o tratamento do verme de cachorro.

Como evitar pegar o verme do cachorro

A melhor forma de evitar pegar o verme do cachorro é não andar descalço em locais que possam estar contaminados com fezes de animais, como praias, jardins ou na rua, por exemplo.

Além disso, quem tem um animal doméstico deve recolher sempre o cocô quando levar o animal na rua, por exemplo, assim como fazer a desparasitação regular.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...