Venvanse: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
julho 2022

O Venvanse é uma anfetamina, estimulante do sistema nervoso central, indicado para o tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou transtorno da compulsão alimentar (TCA), pois possui dimesilato de lisdexanfetamina na sua composição que age no cérebro, ajudando a melhorar a atenção e a impulsividade, ou a compulsão por alimentos. 

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de cápsulas duras, contendo 30, 50 e 70 mg de dimesilato de lisdexanfetamina, com o nome de referência Venvanse ou com o nome similar Juneve, vendido somente com apresentação de prescrição médica e retenção da receita pela farmácia.

O Venvanse pode ser indicado para uso adulto ou pediátrico, e deve ser usado somente com orientação médica, com doses e pelo tempo de tratamento orientado pelo médico, de acordo com a idade e a condição a ser tratada.

Para que serve

O Venvanse é indicado para o tratamento de:

  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), em crianças com mais de 6 anos, adolescentes ou adultos;  
  • Transtorno de compulsão alimentar (TCA), em adultos com mais de 18 anos.  

Esse remédio age no cérebro melhorando o estado de alerta e concentração, e diminuindo a impulsividade, em pessoas com TDAH, ou reduzindo os episódios de compulsão alimentar nos casos de TCA.

O Venvanse aumenta a concentração?

O Venvanse ajuda a aumentar a concentração e a atenção relacionados ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, que é uma condição que causa falta ou dificuldade de atenção nas atividades do dia a dia, podendo muitas vezes prejudicar o rendimento escolar em crianças com mais de 6 anos. 

No entanto, o Venvanse não tem indicação para outras condições de saúde que podem causar diminuição da concentração, da atenção ou da memória, como estresse, ansiedade, depressão, hipotireoidismo ou deficiência de vitaminas, por exemplo. Veja as principais causas de perda de memória e como tratar.  

Desta forma, é importante que o clínico geral ou neurologista seja consultado para diagnosticar a causa da falta de concentração e indicar o tratamento mais adequado. 

Como tomar e posologia

A cápsula de Venvanse deve ser tomada por via oral, pela manhã, com ou sem alimentos, inteiro ou dissolvida em um alimento pastoso, como um iogurte, ou em um líquido, como água ou suco de laranja, devendo ser consumidos imediatamente após o preparo. Esse remédio não deve ser tomado à tarde, nem à noite porque pode prejudicar o sono, causando insônia.

A posologia do Venvanse para o tratamento do TDAH em crianças com mais de 6 anos ou TCA em adultos com mais de 18 anos, depende da necessidade terapêutica e da resposta de cada pessoa ao tratamento, mas geralmente a dose inicial recomendada é de 30 mg, 1 vez por dia. 

A dose do Venvanse pode ser aumentada pelo médico, até um máximo de 70 mg por dia. Em pessoas com insuficiência renal grave, a dose máxima não deve exceder 50 mg por dia.

É importante seguir as orientações médicas quanto às doses e o tempo de tratamento, não devendo-se interromper o tratamento por conta própria.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Venvanse são boca seca, perda do apetite, insônia, dor de cabeça, dor no estômago, náusea, vômito, diarréia, prisão de ventre, ou sensação de nervosismo.

Além disso, o Venvanse pode causar efeitos colaterais graves, como agitação, alucinações, paranóia, suor excessivo, febre, calafrios, rigidez ou espasmos muscular, falta de coordenação motora, batimentos cardíacos acelerados, falta de ar, unhas ou dedos arroxeados, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto. Nesses casos, deve-se procurar ajuda médica ou o pronto atendimento mais próximo imediatamente.

Venvanse emagrece?

Um dos efeitos colaterais mais comuns deste medicamento é a perda de peso e a diminuição do apetite, por isso é muito provável que algumas pessoas que fazem tratamento com Venvanse emagreçam, por sentirem menos apetite e acabarem comendo menos que antes.

Além disso, o Venvanse pode levar a uma redução do peso em pessoas com transtorno de compulsão alimentar, uma vez que diminui os episódios de compulsão, o que faz a pessoa ingerir menos calorias durante o dia. 

Quem não deve usar

O Venvanse não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham arteriosclerose avançada, doença cardiovascular sintomática, pressão alta moderada a grave, hipertireoidismo, glaucoma, estados de agitação e pessoas com histórico de abuso de drogas.

Além disso, o Venvanse não deve ser usado por crianças com menos de 6 anos para o tratamento do do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), ou por menores de 18 anos para o tratamento do transtorno da compulsão alimentar (TCA).

O Venvanse também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia á pessoas que estejam ao dimesilato de lisdexanfetamina, ou que estejam em tratamento com remédios  inibidores da monoamina oxidase (IMAO), como isocarboxazida, fenelzina, moclobemida, iproniazida ou tranilcipromina, por exemplo, ou que tenham feito tratamento com estes medicamentos nos últimos 14 dias.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em julho de 2022.

Bibliografia

  • COMIRAN, E.; et al. Lisdexamfetamine: A pharmacokinetic review. Eur J Pharm Sci. 89. 172-9, 2016
  • HEO, Y. A.; DUGGAN, S. T. Lisdexamfetamine: A Review in Binge Eating Disorder. CNS Drugs. 31. 11; 1015-1022, 2017
Mostrar bibliografia completa
  • FRAMPTON, J. E. Lisdexamfetamine Dimesylate: A Review in Paediatric ADHD. Drugs. 78. 10; 1025-1036, 2018
  • COGHILL, D. R.; et al. A systematic review of the safety of lisdexamfetamine dimesylate. CNS Drugs. 28. 6; 497-511, 2014
  • HUDSON, J. I.; et al. Efficacy of Lisdexamfetamine in Adults With Moderate to Severe Binge-Eating Disorder: A Randomized Clinical Trial. JAMA Psychiatry. 74. 9; 903-910, 2017
  • FRAMPTON, J. E. Lisdexamfetamine: A Review in ADHD in Adults. CNS Drugs. 30. 4; 343-54, 2016
  • TAKEDA PHARMA LTDA. Venvanse (dimesilato de lisdexanfetamina) cápsulas duras 30 mg, 50 mg e 70 mg. 2021. Disponível em: <https://www.takeda.com/4ad1bb/siteassets/pt-br/home/what-we-do/produtos/venvanse_bula_paciente.pdf>. Acesso em 18 jul 2022
  • DRUGS.COM. Lisdexamfetamine. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/lisdexamfetamine.html>. Acesso em 18 jul 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.