TDAH: o que é, sintomas, teste online e tratamento

TDAH, ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, é caracterizado por sintomas de desatenção e/ou hiperatividade, como se distrair com frequência, não conseguir completar tarefas no tempo determinado, dificuldade para manter o foco e agitação constante.

Embora não se conheça a causa exata do TDAH, sabe-se que essa neurodivergência é mais comum em casos de histórico de TDAH na família, baixo peso ao nascer, prematuridade e deficiências de nutrientes, como zinco e ferro.

Leia também: Neurodivergente: o que é, tipos, sintomas (e como saber) tuasaude.com/neurodivergente

Em caso de suspeita de TDAH, é importante consultar um neurologista ou psiquiatra e, para crianças, um neuropediatra ou psiquiatra infantil. O tratamento normalmente é feito com medicamentos, como o metilfenidato, para controlar os sintomas e sessões de psicoterapia.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas do TDAH

Os principais sintomas de TDAH são:

  • Dificuldade para prestar atenção em detalhes, podendo cometer erros por descuido em atividades escolares ou trabalho, por exemplo;
  • Distrair-se com frequência, não percebendo quando é chamado;
  • Deixar tarefas incompletas, normalmente não conseguindo finalizar tarefas que deveriam ser feitas na escola ou deveres no local de trabalho;
  • Dificuldade para manter o foco em tarefas ou atividades que exigem concentração, como assistir aulas, participar de conversas demoradas e fazer leituras grandes;
  • Perder objetos que usa com frequência, como chaves, carteira, material escolar ou óculos, por exemplo; 
  • Dificuldade para gerenciar tarefas e o tempo, podendo se esquecer de compromissos e ser interpretado como falta de organização, desleixo e irresponsabilidade;
  • Mexer-se com frequência, torcendo as mãos, remexendo-se na cadeira ou batendo o pé, por exemplo, aparentando estar inquieto;
  • Não conseguir permanecer sentado em situações em que é necessário, como na sala de aula ou local de trabalho;
  • Parecer estar sempre agitado ou “ligado na tomada”, podendo ser difícil de ser acompanhado por outras pessoas; 
  • Falar excessivamente, dando respostas precipitadas antes das perguntas serem concluídas, interrompendo a fala de outras pessoas ou se intrometendo em conversas, por exemplo;
  • Dificuldade para esperar a sua vez, como ao ter de aguardar em filas;
  • Dificuldade para se envolver em atividades de lazer calmamente devido à agitação.

Os sintomas do TDAH começam na infância e, embora normalmente diminuam na medida em que a criança cresce, tendem a persistir na vida adulta, especialmente a dificuldade para prestar atenção.  

Além disso, os sintomas do TDAH tendem a se manifestar em mais de um ambiente, como na escola, em casa ou na igreja, e, principalmente em caso de crianças, podem ser desgastantes para os pais, cuidadores ou professores devido à hiperatividade. Saiba mais sobre os principais sintomas do TDAH.

Sintomas de TDAH em adultos

Os sintomas mais comuns do TDAH em adultos incluem esquecimento de compromissos, dificuldade para prestar atenção em detalhes e falta de precaução antes de realizar tarefas ou atividades específicas, por exemplo.

Além disso, o TDAH em adultos também pode causar uma sensação interna de inquietação, impaciência e, algumas vezes, levar a pessoa a tomar decisões sem pensar o suficiente. Confira todos os sintomas do TDAH em adultos.

Teste online de TDAH

Para saber quais as chances de ter TDAH, por favor, indique no teste abaixo os sintomas que apresenta:

Este teste é apenas uma ferramenta de orientação, não tendo o objetivo de dar um diagnóstico nem substituir a consulta com o neuropediatra, neurologista ou psiquiatra.

Como saber se é TDAH

Para saber se é TDAH é importante consultar neurologista ou psiquiatra e, em caso de crianças, um neuropediatra ou psiquiatra infantil. O diagnóstico normalmente é feito levando em consideração os sintomas, suas características e impacto nas tarefas diárias.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o médico mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Marcar consulta Parceria com Rede D'Or disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O médico também pode pedir relatórios de professores e outros profissionais que acompanham a pessoa para auxiliar no diagnóstico. 

Além disso, nos casos em que os sintomas não são característicos, pode ser indicado fazer uma avaliação neuropsicológica, um exame que consiste em realizar tarefas específicas e analisar seu desempenho.

Como é feito o tratamento

O tratamento para TDAH é feito com medicamentos, como o metilfenidato e lisdexanfetamina, que ajudam a controlar os sintomas de desatenção e hiperatividade, e psicoterapia para desenvolver estratégias para lidar com as dificuldades. Entenda melhor como é feito o tratamento para TDAH.

Além disso, também são recomendadas medidas, como organizar o ambiente de trabalho e/ou estudo, criar rotinas e escolher um espaço tranquilo para realizar tarefas que exigem concentração, para evitar distrações e o esquecimento de tarefas ou compromissos.

Diferença entre TDAH e autismo

Enquanto o TDAH provoca sintomas de desatenção e/ou hiperatividade, os sintomas mais comuns do autismo são as dificuldades de comunicação e comportamento. Pessoas com autismo tendem a ter dificuldade em usar e compreender gestos, iniciar conversas e preferem estar sozinhas, por exemplo.

No autismo também são comuns sintomas como interesse excessivo por assuntos e objetos específicos, estereotipias, que são movimentos anormais com o corpo, como abanar as mãos ou balançar o tronco, e insistência nas mesmas coisas, que não estão presentes no TDAH. Conheça os principais sintomas de autismo.