Velas aromáticas: riscos para a saúde e quais usar

Atualizado em outubro 2022

Atualmente o uso de velas aromáticas tem sido cada vez maior, pois além de servir como decoração, muitas vezes, este tipo de vela é recomendada para aliviar os sintomas de estresse e ansiedade causados pelos hábitos da vida moderna, problemas familiares, situações complicadas no trabalho e relacionamentos pessoais conflituosos.

No entanto, alguns estudos têm sido desenvolvidos para chamar atenção para o uso excessivo deste tipo de produto e para alertar quanto aos riscos à saúde, principalmente pelo fato de que são frequentemente usadas em locais fechados, sem circulação de ar, e dependendo do material em que essas velas aromáticas são produzidas, podem liberar substâncias tóxicas e nocivas ao corpo.

Imagem ilustrativa número 1

Por que as velas aromáticas podem fazer mal

Na maioria das vezes, as velas aromáticas são fabricadas de parafina, à base de petróleo, de componentes químicos com aromas artificiais e o pavio é feito de substâncias muito pequenas similares a metais tóxicos, sendo que durante a combustão, ou queima da vela, esses produtos são transformados em gases nocivos ao corpo e ao meio ambiente, como os hidrocarbonetos, formaldeído e álcool.

Na maioria das vezes, as velas aromáticas são acendidas com objetivo de promover a sensação de bem-estar e relaxamento e eliminar maus odores, porém isto muitas vezes é feito em ambientes fechados, o que faz com que esses gases tóxicos fiquem mais concentrados no ar que será inspirado pelas pessoas, levando ao surgimento a longo prazo de problemas de saúde.

O que pode causar

Alguns estudos apontam que pessoas que foram expostas a velas aromáticas acesas em lugares fechados apresentaram alguns sintomas como vertigens, dores de cabeça, garganta seca, olhos irritados e tosse. Esses sintomas foram comparados aos que ocorrem durante a exposição de uma pessoa ao cigarro.

A inalação contínua dos gases tóxicos liberados durante a queima da vela também está associado ao risco do surgimento de câncer de bexiga e câncer colorretal, pois essas substâncias são capazes de controlar o desenvolvimento e a proliferação das células cancerosas.

Além disso, a fumaça liberada pelas velas aromáticas acesas diariamente podem provocar problemas respiratórios em adultos e crianças, além de causar crises de asma em pessoas que já tem diagnóstico desta doença. Confira o que fazer em uma crise de asma.

Qual o tipo indicado

As velas aromáticas produzidas com substâncias bioativas derivadas de soja, não são prejudiciais à saúde, pois não liberam substâncias tóxicas ao serem queimadas. Recomenda-se usar velas que sejam aromatizadas com óleos essenciais, extraídos de plantas naturais e velas produzidas de cera de mel de abelha, pois essas não tem efeitos nocivos para o corpo, por isso também são indicadas para uso.

Caso uma pessoa opte por velas de parafina, é importante reduzir o uso e ao acender manter o local bem arejado e com as janelas abertas para que a fuligem produzida pela queima da vela não seja inalada pelas pessoas.