Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benefícios do Uxi amarelo e como tomar

O uxi amarelo é uma planta medicinal, também conhecida popularmente como axuá, pururu, uxi, uxi-liso ou uxi-pucu, muito utilizada como suplemento alimentar, ou no tratamento de inflamações do útero, bexiga e artrite.

Esta planta é originada da Amazônia brasileira, e possui, dentre as suas propriedades, efeitos anti-inflamatório, antioxidante, diurético e estimulante imunológico. Acredita-se que seus principais benefícios sejam provenientes do princípio ativo chamado bergenina.

O nome científico do uxi amarelo é Endopleura uchi, e sua parte utilizada costuma ser a casca na forma de lascas, que podem ser compradas em feiras livres, mercados e lojas de produtos naturais, ou também podem ser encontradas na forma de cápsulas ou em pó. 

Benefícios do Uxi amarelo e como tomar
Benefícios do Uxi amarelo e como tomar

Para que serve

O uxi amarelo é utilizado no tratamento de diversos problemas de saúde, e as suas principais propriedades incluem a ação anti-inflamatória, principalmente relacionado a doenças uterinos e urinários, como mioma, cistos uterinos, infecções urinárias, endometriose e desregulação menstrual pela síndrome dos ovários policísticos. Como estas alterações podem aumentar o risco de infertilidade, o consumo do uxi amarelo é muito utilizado para facilitar a gravidez. Confira, também, outros remédios caseiros para inflamação no útero.

A ação anti-inflamatória e imunoestimulante do uxi amarelo também pode auxiliar no tratamento de artrite, bursite, reumatismos, além de outras doenças como problemas do coração, diabetes, asma, prostatite e úlceras gástricas. Além disso, o uxi amarelo é conhecido por ter efeitos antioxidantes, antiviral, diurético e verfmífugo.

Como tomar

A parte utilizada do uxi amarelo é a sua casca, muito úteis para fazer chás e infusões.

  • Chá de uxi amarelo: colocar 10 g de casca e 1 litro de água em uma panela e deixar ferver por cerca de 3 minutos. Depois deixar repousar por 10 minutos, coar e beber até 3 xícaras por dia.

Esta planta também pode ser encontrada em cápsulas e pó, em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, que podem ser tomados diariamente, ou conforme indicação do médico.

Além disso, muito comum associar o consumo de chá do uxi amarelo com o chá de unha de gato, tomados em horários diferentes ao longo do dia, para potencializar as propriedades imunoestimulantes e anti-inflamatórias de ambas as plantas medicinais. Saiba mais sobre as propriedades da planta medicinal unha de gato.

Possíveis efeitos colaterais

Não estão descritos efeitos colaterais do uxi amarelo.

Quem não deve utilizar 

O uxi amarelo está contraindicado para mulheres grávidas ou em fase de lactação.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...