Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benefícios do Uxi amarelo e como tomar

O uxi amarelo é uma planta medicinal, também conhecida popularmente como axuá, pururu, uxi, uxi-liso ou uxi-pucu, muito utilizada como suplemento alimentar, ou no tratamento de inflamações do útero, bexiga e artrite.

Esta planta é originada da Amazônia brasileira, e possui, dentre as suas propriedades, efeitos anti-inflamatório, antioxidante, diurético e estimulante imunológico. Acredita-se que seus principais benefícios sejam provenientes do princípio ativo chamado bergenina.

O nome científico do uxi amarelo é Endopleura uchi, e sua parte utilizada costuma ser a casca na forma de lascas, que podem ser compradas em feiras livres, mercados e lojas de produtos naturais, ou também podem ser encontradas na forma de cápsulas ou em pó. 

Benefícios do Uxi amarelo e como tomar
Benefícios do Uxi amarelo e como tomar

Para que serve

O uxi amarelo é utilizado no tratamento de diversos problemas de saúde, e as suas principais propriedades incluem a ação anti-inflamatória, podendo ser utilizada para:

  • Auxiliar no tratamento de miomas;
  • Ajudar no tratamento de cistos no ovário ou no útero;
  • Auxiliar no combate a infecções urinárias;
  • Promover a regulação do ciclo menstrual causada pela Síndrome dos Ovário Policísticos;
  • Ajudar no tratamento endometriose.

A ação anti-inflamatória e imunoestimulante do uxi amarelo também pode auxiliar no tratamento de artrite, bursite, reumatismos, além de outras doenças como problemas do coração, diabetes, asma, prostatite e úlceras gástricas. Além disso, o uxi amarelo é conhecido por ter efeitos antioxidantes, antiviral, diurético e vermífugo.

Chá de uxi amarelo

Benefícios do Uxi amarelo e como tomar

O chá de uxi amarelo é muito utilizado pelas mulheres com o objetivo de aliviar os sintomas e ajudar no tratamento de inflamações do útero, miomas e infecções urinárias, por exemplo, no entanto deve ser utilizado como complemento ao tratamento recomendado pelo médico.

Para fazer o chá, basta colocar 10 g de casca de uxi amarelo em 1 litro de água fervente e deixar por cerca de 3 minutos. Depois, deixar repousar por 10 minutos, coar e beber pelo menos 3 xícaras por dia.

Esta planta também pode ser encontrada em cápsulas e pó, em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, que podem ser tomados diariamente, ou conforme indicação do médico.

Além disso, muito comum associar o consumo de chá do uxi amarelo com o chá de unha de gato, tomados em horários diferentes ao longo do dia, para potencializar as propriedades imunoestimulantes e anti-inflamatórias de ambas as plantas medicinais. Saiba mais sobre as propriedades da planta medicinal unha de gato.

Possíveis efeitos colaterais e contraindicações

Não estão descritos efeitos colaterais do uxi amarelo, no entanto não é recomendado consumir o uxi amarelo sem orientação do médico ou do fitoterapeuta. O uso dessa planta não é recomendado para mulheres em fase de lactação e gestantes, uma vez que pode interferir no processo de formação do feto.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem