Upadacitinibe é um medicamento indicado para o tratamento de doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide moderada a grave, dermatite atópica e retocolite ulcerativa, principalmente quando o tratamento com outros medicamentos para essas condições não tiverem efeito ou não foram bem tolerados.
Esse medicamento pertence à classe dos inibidores da Janus quinase, sendo comercializada com o nome Rinvoq e disponível em comprimidos de liberação prolongada na dose de 15 mg.
O Upadacitinibe deve ser usado somente com indicação do reumatologista, dermatologista ou gastroenterologista, após avaliar as indicações e monitorar os possíveis efeitos colaterais, como tosse, náusea e febre.
Para que serve
O Upadacitinibe (Rinvoq) pode ser indicado para:
- Artrite reumatoide;
- Dermatite atópica;
- Retocolite ulcerativa;
- Artrite psoriática;
- Espondilite anquilosante;
- Espondiloartrite axial não radiográfica;
- Doença de Crohn.
Esse medicamento costuma ser recomendado pelo médico quando outros tratamentos não funcionaram, causaram efeitos indesejados ou não foram bem tolerados.
O Upadacitinibe ajuda a reduzir sintomas como dor, inchaço ou coceira, permitindo melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas.
Upadacitinibe engorda?
O uso de Upadacitinibe pode causar ganho de peso, sendo esse efeito considerado comum. Apesar disso, nem todas as pessoas apresentam esse efeito, e o acompanhamento médico regular ajuda a identificar e controlar possíveis alterações no peso ao longo do tratamento.
Como tomar
O Upadacitinibe deve ser tomado por via oral, com um copo de água, uma vez ao dia, sempre no mesmo horário, conforme orientação médica.
O comprimido de Upadacitinibe pode ser tomado com ou sem alimentos, e não deve ser partido, mastigado ou esmagado, para não alterar sua ação no organismo.
É importante seguir a dose e o tempo de uso recomendados pelo médico, mesmo que os sintomas melhorem antes do fim do tratamento.
Para entender melhor como tomar o Upadacitinibe (Rinvoq), fale com um profissional Rede D'Or especializado no uso de imunobiológicos.
Posologia do Upadacitinibe
A dose do Upadacitinibe (Rinvoq) varia de acordo com a condição a ser tratada e a idade, podendo ser:
Em casos de esquecimento da dose, se faltarem mais de 10 horas para a próxima dose, a pessoa pode tomar a dose assim que lembrar. Se faltarem menos de 10 horas, deve-se pular a dose e continuar o tratamento no dia seguinte.
Cuidados no uso
Alguns cuidados antes e durante o uso de Upadacitinibe são:
- Realizar triagem para infecções antes de iniciar o tratamento, especialmente para tuberculose, hepatites virais e herpes zoster;
- Manter a vacinação atualizada, pois vacinas com vírus vivos atenuados não devem ser administradas durante o uso do medicamento;
- Evitar o uso com outros imunossupressores potentes, como ciclosporina ou azatioprina, devido ao risco aumentado de efeitos adversos graves;
Além disso, é importante monitorar exames de sangue, incluindo hemograma, colesterol e enzimas hepáticas, para detectar alterações que possam requerer ajuste ou interrupção no uso de Upadacitinibe.
Possíveis efeitos colaterais
O uso do Upadacitinibe pode ter como efeito colateral tosse, náuseas e febres. Além disso, o uso prolongado pode aumentar as chances de infecção respiratória e aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos.
Entre os possíveis efeitos graves do uso do Rinvoq (Upadacitinibe) estão risco aumentado de reativação da tuberculose e da herpes, alterações imunológicas, trombose ou embolia pulmonar.
Leia também: Embolia pulmonar: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sintomas-da-embolia-pulmonarO uso de Upadacitinibe pode levar a reação alérgica grave (anafilaxia) em pessoas com sensibilidade a algum componente do medicamento, podendo ser notada coceira, inchaço na língua, boca ou garganta e dificuldade para respirar. Nesse caso, é fundamental procurar atendimento médico de emergência imediatamente. Entenda melhor o que é anafilaxia.
Quem não deve usar
O uso de Upadacitinibe é contraindicado em casos de:
- Gravidez ou em mulheres com intenção de engravidar;
- Infecções graves ativas, incluindo tuberculose e herpes;
- Insuficiência hepática grave;
- Alergia ao princípio ativo ou a qualquer outro componente da fórmula.
O Upadacitinibe também não é recomendado para crianças menores de 12 anos ou adolescentes com peso inferior a 40 kg, pois a segurança e a eficácia nesta idade ainda não foram estabelecidas.