Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda se o nevo azul pode virar câncer

Na maior parte dos casos, o nevo azul é uma alteração benigna da pele que não coloca em risco a vida e que, por isso, não precisa ser retirado. No entanto, existem alguns casos em que surge o desenvolvimento de células malignas no local, mas isso só é mais comum quando o nevo azul é muito grande ou aumenta de tamanho rapidamente.

O nevo azul é semelhante a uma verruga e se desenvolve devido ao acúmulo, no mesmo local, de vários melanócitos, que são as células da pele responsáveis pela cor mais escura. Como essas células estão presentes numa camada mais profunda da pele, sua cor não aparece totalmente e, por isso, parecem ter uma coloração azul, que pode variar até cinza-escuro.

Este tipo de alteração na pele é mais frequente na cabeça, pescoço, fundo das costas, nas mãos ou pés, sendo facilmente avaliada pelo dermatologista.

Entenda se o nevo azul pode virar câncer

Quando é necessário fazer tratamento

Uma vez que a maioria dos nevos azuis são benignos, o tratamento raramente é necessário. Porém, a cirurgia pode ser recomendada pelo dermatologista quando surgem sintomas de alarme como:

  • Aumento rápido do tamanho;
  • Desenvolvimento para forma com bordos irregulares;
  • Alterações na cor ou surgimento de várias cores;
  • Mancha assimétrica.

Dessa forma, sempre que o nevo se altera depois do diagnóstico é aconselhável consultar novamente o dermatologista para fazer novos exames e, se necessário, realizar uma pequena cirurgia para retirar o nevo.

Esta cirurgia pode ser feita no consultório do dermatologista sob anestesia local, não sendo necessário fazer qualquer tipo de preparação. Normalmente, o nevo azul é retirado em cerca de 20 minutos e depois é enviado para laboratório para avaliar a presença de células malignas.

O que acontece se forem detectadas células malignas

Quando são encontradas células malignas após retirar o nevo azul, o médico avalia o seu grau de desenvolvimento e, se for elevado, pode recomendar repetir a cirurgia para retirar algum do tecido que estava à volta do nevo, para retirar todas as células cancerígenas.

Veja quais as alterações na pele que podem indicar câncer.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...