Trulicity é uma injeção indicada para o tratamento da diabetes tipo 2, pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue em adultos ou crianças com mais de 10 anos.
Isso porque esse remédio contém dulaglutida na sua composição, que estimula a produção de insulina pelo pâncreas, podendo ser usado sozinho ou em combinação com outros remédios para diabetes.
Leia também: Principais medicamentos para diabetes (tipo 1 e tipo 2) tuasaude.com/remedio-para-diabetesO Trulicity é encontrado na forma de caneta injetável nas doses de 0,75 mg/0,5 mL e 1,5 mg/0,5 mL, e deve ser usado somente com indicação do endocrinologista.
Para que serve
O Trulicity é indicado para o tratamento da diabetes tipo 2, tendo como benefícios:
- Controlar os níveis de açúcar no sangue;
- Reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como infarto ou AVC.
O Trulicity pode ser indicado quando a pessoa tem contraindicações ou não tolera o uso da metformina ou, em alguns casos, pode ser usada junto com antidiabéticos orais ou insulina.
O uso do Trulicity deve ser feito com orientação do endocrinologista, junto com uma dieta saudável e a prática regular de exercícios físicos. Veja como fazer uma dieta para diabetes.
Trulicity emagrece?
O Trulicity pode levar à perda de peso em pessoas com diabetes que fazem uso dessa caneta injetável.
Isso porque a dulaglutida, um agonista dos receptores GLP-1, aumenta a saciedade, reduz o esvaziamento gástrico e reduz o apetite, o que faz com que a pessoa consuma menos calorias durante o dia, resultando no emagrecimento.
Além disso, como os níveis de açúcar no sangue ficam melhor regulados e se deposita menos na forma de gordura, o Trulicity pode ajudar na perda de peso.
No entanto, o Trulicity não é aprovado pela Anvisa para perda de peso.
Leia também: 8 canetas para emagrecer: quais são, como funcionam (e qual a melhor) tuasaude.com/caneta-para-emagrecerComo usar
O Trulicity deve ser usado através de aplicação da injeção subcutânea, ou seja, sob a pele da barriga, da coxa ou da parte superior do braço. Veja como aplicar injeção sob a pele corretamente.
A posologia do Trulicity para diabetes tipo 2 varia com a idade, que inclui:
A dose máxima do Trulicity é de 1,5 mg, 1 vez por semana, devendo ser utilizada somente com indicação e acompanhamento médico regular com o endocrinologista.
O Trulicity pode ser aplicado a qualquer hora do dia, independente das refeições, sendo recomendado ter um dia da semana específico para sua aplicação, para evitar esquecimentos.
O que fazer em caso de esquecimento
No caso de esquecer de aplicar a dose semanal do Trulicity no dia e na hora corretos, pode-se aplicá-la imediatamente até no máximo 3 dias (72 horas) de esquecimento.
Após 3 dias de esquecimento, deve-se pular a dose esquecida e continuar o esquema semanal conforme programado.
Trulicity precisa de receita?
O Trulicity precisa de receita para ser comprado em farmácias e drogarias.
Desta forma, é necessário apresentar duas vias da receita do Trulicity, sendo que uma via fica retida na farmácia.
O tempo de validade da receita do Trulicity é de 90 dias a partir da data da prescrição assinada pelo médico.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do Trulicity são náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, dor no estômago, diminuição do apetite, má digestão, prisão de ventre, gases ou cansaço.
Além disso, o Trulicity pode reduzir muito a quantidade de açúcar no sangue e causar hipoglicemia, principalmente quando usado com outros antidiabéticos. Saiba identificar os sintomas de hipoglicemia.
O Trulicity também pode causar reações no local da injeção, como vermelhidão, inchaço, dor ou coceira.
Esse remédio também pode causar reações mais graves, como inflamação da vesícula biliar (colecistite), inflamação no pâncreas (pancreatite aguda) ou anafilaxia. Nesses casos, deve-se ir ao pronto-socorro imediatamente.
Leia também: Anafilaxia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-anafilaxiaQuem não deve usar
O Trulicity é contraindicado para:
- Crianças com menos de 10 anos ou que pesem menos de 50 kg;
- Alergia à dulaglutida ou a qualquer um dos componentes da injeção;
- Histórico pessoal ou familiar de câncer de tireoide;
- Neoplasia endócrina múltipla tipo 2;
- Diabetes tipo 1 ou cetoacidose diabética;
- Doença intestinal ou gastroparesia graves.
Mulheres grávidas ou amamentando também não devem usar o Trulicity, a não ser que seja indicado pelo médico após avaliar os benefícios do tratamento para mulher e possíveis riscos para o bebê.